Recursos Humanos

Como encorajar a criatividade dentro da empresa

As empresas têm de se manter inovadoras para continuarem a ser competitivas no mercado. Esta ideia conduziu a que se começasse a questionar quais os elementos decisivos na criação de um ambiente inovador.

Como se caraterizam os inovadores?

Normalmente associa-se a criatividade a pessoas enérgicas e comunicativas mas a investigação veio demonstrar que a ideia do criativo com uma personalidade expansiva não corresponde na maioria dos casos à realidade. Muitos dos criativos podem ser descritos como pessoas introvertidas.

Um bom recrutamento

É importante recrutar colaboradores com interesse por resolver problemas específicos das funções que irão assumir no seio da empresa. E que, de preferência, sintam um envolvimento pessoal com os temas que irão trabalhar.

Promover um ambiente são

A liberdade de expressão de opiniões, sem receio de represálias, parece ser um dos factores favoráveis que é possível identificar. Um ambiente saudável promove a capacidade de aprendizagem e a descoberta de soluções criativas.

As equipas em que todos os elementos participam em grau semelhante alcançam em geral melhores resultados que as dominadas apenas por um ou dois elementos criativos.

Valorizar o trabalho de equipa

Para valorizarmos o trabalho de equipa, é importante conseguir realizar um bom acompanhamento. O software da Sage Recursos Humanos auxilia as empresas no acompanhamento de equipas, seja através de uma política de formação, seja melhorando a gestão de talentos ou identificando o colaborador certo para cada função.

Em resumo

Nestes termos, pode-se afirmar que as melhores equipas não dependem de um único elemento brilhante mas da boa colaboração entre elementos diversos.

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário