Sage Enterprise Management

Como motivar a equipa após o período de férias?

O regresso ao trabalho depois de um período de férias pode ser difícil, afetando o ritmo de trabalho. Existem medidas que podem ser adotadas pelos gestores e que ajudam a que esta transição seja mais suave, com menos impacto na produtividade da empresa.

Efeitos do regresso pós-férias

Se os colaboradores parecem demonstrar falta de concentração, stress e irritação, quando não estão a enfrentar uma situação de cansaço extremo, é possível que estejam a reagir ao regresso de férias.

Uma deficiente adaptação à ordem e rotina da empresa no regresso do período de férias pode suscitar aqueles sintomas. Trabalhadores menos resistentes ao stress e com menor tolerância à frustração são mais suscetíveis de passar por esta fase.

Alguns passos para prevenir estas reações dos colaboradores

  •  Criar um ambiente acolhedor, com luz e conforto, no qual a equipa se sinta bem.
  • Os primeiros dias devem ser um tempo de revisão das tarefas mais urgentes.
  • Criar momentos de coaching individual ou de grupo, com dinâmicas motivacionais.
  • Criar um sistema de incentivos ou prémios pelo cumprimento de metas estabelecidas.
  • Um software de ERP para uma gestão de equipas.

Gerir o fluxo de trabalho de forma mais eficiente através de um software de ERP  permite uma visão mais equilibrada da empresa. E assegura uma melhor gestão da colaboração entre equipas e um aumento da produtividade.

O resultado destas medidas é uma empresa com colaboradores mais felizes, com uma maior produtividade e com clientes mais satisfeitos com os produtos ou serviços proporcionados.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário