Crescimento de Negócio e Clientes

4 maneiras de manter os trabalhadores motivados – Parte I

Colegas fazem plano juntos numa fábrica

Quer sejam donos de um pequeno negócio ou administradores de uma grande empresa, os desafios a enfrentar na contratação são os mesmos. Há muitas coisas que podem contribuir para fazer da vossa empresa um empregador de eleição: do departamento de Recursos Humanos à missão do vosso negócio, da remuneração aos benefícios, sem esquecer os incentivos adicionais que são dados aos trabalhadores. Aqui estão quatro maneiras de manter os vossos trabalhadores incentivados.

Revejam a folha de pagamentos

O primeiro passo a tomar é rever a fórmula de remuneração que usam na vossa empresa. Existem várias formas de remunerar os vossos trabalhadores e algumas delas podem ser bastante benéficas ao nível fiscal. São exemplos disso os pacotes salariais, reembolso de despesas de representação mediante a apresentação de recibos e até a forma como os bónus ou prémios são atribuídos.

Um conselho: se estiverem a considerar alterar a forma como pagam aos vossos trabalhadores – a inclusão ou remoção de esquemas de benefícios, por exemplo -, certifiquem-se que calcularam o impacto desta mudança nas suas vidas e que todos estão a par das mudanças. Por fim, recorram a um software que vos permita manter a folha de pagamentos atualizada e a par da lei vigente.

Revejam regularmente os esquemas de benefícios

Caso ofereçam esquemas de benefícios – como por exemplo, um seguro de saúde que abranja um cônjuge – ou outros incentivos aos vossos trabalhadores, garantam que os revêem com regularidade. As leis fiscais mudam todos os anos, e um incentivo considerado vantajoso pode subitamente ficar mais caro para todos.

Um bom exemplo são os carros de serviço. A maior parte das vezes um trabalhador nem se apercebe que o uso do carro encareceu devido às alterações nas taxas fiscais. Neste caso em particular, será mais vantajoso disponibilizar aos vossos trabalhadores um subsídio tributável destinado apenas a cobrir as despesas inerentes ao uso de um veículo.

Tenham também em atenção às alterações fiscais relacionadas com o agregado familiar. Se os vossos colaboradores tiverem filhos, certifiquem-se que têm ao seu dispor um esquema de benefícios adequado à sua situação.

Sage Recursos Humanos

Como motivar os seus colaboradores e otimizar o processamento de salários.

Download Gratuito
Grupo reunido numa mesa