Sage Enterprise Management

A Inteligência Artificial está a transformar o trabalho na Banca

No último ano a Banca ganhou um verdadeiro entusiasmo com a Inteligência Artificial. Os consultores têm-se dedicado a escrever sobre o impacto esperado neste setor com a introdução progressiva da I.A. e sobre o tipo de investimento que será realizado em relação ao desenvolvimento de soluções inovadoras.

De par com a excitação pela I.A., existe também a preocupação natural com a redução da necessidade de trabalhadores.

A Inteligência Artificial vai diminuir a necessidade de trabalhadores?

Se um banco pode automatizar alguns dos seus processos, então deixará de necessitar de trabalhadores a realizarem essas funções. Na última década, assistimos a um declínio do número de pessoas em atendimento nos serviços de frente em loja ou balcão. No caso dos bancos, assistimos a uma diminuição do número de dependências. As primeiras aplicações da I.A. foram concretizadas nos serviços de apoio ao cliente.

A digitalização dos serviços de apoio ao cliente

Chatbots e assistentes virtuais foram ganhando terreno no quotidiano das instituições bancárias. No banco J.P. Morgan, a I.A. é utilizada para responder às questões dos clientes e para antecipar as suas necessidades futuras. O seu assistente virtual utiliza a tecnologia proporcionada pela Amazon, a Alexa.

Este tipo de produtos parecem ser os mais ameaçadores pois aprendem e melhoram a sua capacidade para atender clientes sem necessitarem do envolvimento humano.

Prioridades no uso de I.A. na atividade bancária

Além do apoio ao cliente, a principal forma de utilização da I.A. não é ameaçadora para a criação de trabalho. A I.A. é utilizada para detetar fraudes, nomeadamente atividades de lavagem de dinheiro.

O enorme sucesso desta aplicação permite aliviar a pressão sobre investigadores, dando-lhe mais tempo para estudar cada caso em pormenor. A I.A. faz uma espécie de triagem perante alguns indícios.

A inovação tecnológica ao serviço das empresas

Seja qual for a área de negócio, a inovação tem sempre um peso importante na conquista de melhores resultados. A tecnologia permite às empresas ganharem vantagem competitiva e nenhuma área deve ser descuidada.

Transportem as vossas empresas para um ERP em Cloud. Acedam e atualizem informações, sempre em tempo real. Com o nosso ERP Cloud, poderão trabalhar de forma flexível e sem restrições onde quer que estejam, bastando ter conexão à internet.

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário