Gestão de Empresas

Impacto das propostas do Orçamento do Estado nos colaboradores

No artigo de ontem, discutimos as propostas do Orçamento do Estado e possíveis efeitos na vossa empresa. Também existem alterações e benefícios a serem discutidas atualmente para os colaboradores da vossa empresa.

Incentivos à migração para interior

No nosso artigo de ontem, apontámos os benefícios para as empresas que queiram estabelecer-se no interior do país, com as propostas deste Orçamento do Estado. No entanto, as vantagens não favorecem apenas os empregadores. As famílias que se mudem para o interior, durante os primeiros três anos, beneficiarão de uma dedução à coleta de IRS fortalecida, podendo deduzir até 1000€ nas rendas. Os estudantes poderão também deduzir 40% das despesas de educação até um limite de 1000€, solidificando as vantagens de uma mudança para o interior de Portugal.

Horas extra com taxa de retenção autónoma

As horas extra serão “objeto de retenção autónoma”, aplicando-se a mesma taxa utilizada com rendimentos de trabalho. Assim, as horas de trabalho extra deixam de fazer subir a carga fiscal de um colaborador, passando a ser taxadas de forma não cumulativa. O trabalhador levará mais dinheiro para casa mensalmente, apesar de o IRS a pagar se manter e ser acertado na liquidação.

Passe social único para famílias

Já a partir de janeiro do próximo ano, a conta dos transportes das famílias, das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, terá um novo teto. Cada família deve pagar, no máximo, o valor de dois passes (entre 60 e 80 euros totais), para incentivar a utilização dos transportes públicos.

Alterações no IRS

O IRS deve voltar a descer, uma diminuição ainda resultante da diferença entre as mudanças nos escalões em 2018 e as tabelas de retenção na fonte.

Alongamento do prazo de entrega do IRS online

O prazo de entrega da declaração de IRS por via eletrónica será alongado até ao fim do mês de junho, avançando mais 30 dias sobre o prazo máximo atual, 31 de maio.

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário