Sage Enterprise Management

Implementar mudanças na empresa com sucesso

Perante as rápidas mudanças na economia, são cada vez mais as empresas a passarem por situações de reestruturação através de fusões e aquisições. Estas mudanças criam uma sensação de instabilidade na força de trabalho.

Quando os colaboradores não compreendem as mudanças em curso, facilmente se tornam resistentes e a sua falta de empenho e alinhamento na estratégia da empresa pode provocar falhas na implementação do projeto.

Explicar os projetos aos colaboradores

Os executivos e responsáveis das empresas não devem partir do princípio de que os colaboradores sabem e entendem os motivos que estão por detrás das transformações. É importante que dediquem algum tempo a explicar os motivos da mudança, aumentando a sua motivação e contributo para essa transformação.

Apresentar uma visão do futuro

Em momentos de incerteza, torna-se ainda mais importante ter uma visão clara do futuro. Os líderes devem partilhar informação sobre as mudanças que estão prestes a acontecer e de que forma irão ter impacto na vida dos seus colaboradores.

Igualmente importante é articular essa informação com uma narrativa que permita entender os desafios que se colocam no presente. Explicar porque a mudança é importante e como irá afetar positivamente a organização. Procurem inserir nesta explicação a missão central da empresa, oferecendo uma visão inspiradora para o futuro.

Manter os colaboradores informados regularmente

Deve existir um esforço permanente da parte das empresas para manter os seus colaboradores informados das transformações em curso. Existem estudos que indicam que uma comunicação contínua é fundamental para tornar a transformação num sucesso.

A comunicação deve ser clara e consistente com a narrativa geral apresentada. Não é necessário que tenham todas as respostas. O mais importante é mostrarem-se focados nos pontos a que sabem dar resposta.

Encontrar formas criativas para envolver os colaboradores na mudança

Devem pedir feedback aos colaboradores à medida que os projetos de transformação se desenrolam, procurando envolvê-los nas decisões. Desta forma, terão a sensação de fazer parte do processo, apoiando e até defendendo a mudança.

Uma outra forma de envolver os colaboradores é reconhecer aqueles que estão mais empenhados na mudança, premiando a sua atitude e criando um exemplo para o grupo de colaboradores.

Implementar a mudança de forma bem-sucedida

Introduzir alterações na empresa decorrentes de processos de fusão ou de aquisições implica contar com um software de ERP. A Sage tem opções em software de Enterprise Management que permitem uma visão a 360º de toda a empresa, assim como a utilização do Cloud. Tenham acesso e partilhem informação em tempo real, trabalhando com mais flexibilidade, onde quer que estejam.

Em conclusão

As empresas que gerem a mudança de forma competente têm mais hipóteses de conseguirem ultrapassar os seus competidores. Insiram sempre nos projetos uma estratégia de comunicação.

 

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