Gestão de Empresas

Estratégias para evitar dores de crescimento na vossa empresa – Parte I

Entre lançar novos produtos, assegurar acordos e ganhar novos investimentos, fazer crescer uma empresa deixa-vos com as mãos cheias. Devem aceitar este crescimento de braços abertos mas também devem assegurar-vos de que acontece da forma certa. O vosso objetivo deve ser desenvolvimento estratégico.

O tempo das aventuras chegou ao fim

O improviso não é amigo do crescimento de uma empresa. Adotem uma aproximação pensada e com consciência de escala. No caso de surgir uma procura maior pelo vosso produto principal, um aventureiro aceleraria a produção para conseguir cumprir objetivos em menos tempo. Decisões deste tipo podem trazer ganhos a curto prazo. No entanto, como sobreviverá o vosso negócio, sem respeito por protocolos e sem respeito pelos vossos colaboradores?

Assim que surja uma oportunidade para escalar a dimensão das vossas operações, consultem quem vos rodeia sobre as vantagens e desvantagens desta situação. Existem elementos da vossa organização que podem ser melhorados com este crescimento?

Se os objetivos requeridos não são realistas, considerem que acomodações poderiam fazer para aceitar este tipo de encomendas. Software atualizado pode simplificar processos e torná-los mais eficientes. Mais mão de obra pode fortalecer a vossa cadeia de produção, mas considerem se têm as instalações para lhes dar as boas-vindas. Perspetivas de crescimento podem ser o fator chave para uma nova oportunidade de investimento.

A inovação deve ser inteligente

Nem sempre os sinais da expansão possível são fáceis de apanhar. Um cliente descontente pode apresentar uma oportunidade para melhorar relações de vendas. Talvez os vossos funcionários precisem das ferramentas necessárias para dispensarem a intervenção de chefes de equipa em interações difíceis, por exemplo. Não descurem nunca de tentar inovar formas de trabalho e encorajem as vossas equipas a fazê-lo convosco.

Encarem o vosso negócio como um laboratório, em oposição a uma fábrica. Deixem que os vossos colaboradores experienciem um processo de compra, para compreenderem o que pode ser mudado. Assim, podem complementar inovação com uma variedade de perspetivas, que a vão fortalecer.

Na segunda parte deste artigo, vamos continuar a explorar como crescer de uma forma estratégica.

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário