Gestão de Pessoas

Mitos sobre a motivação dos colaboradores

Os dias são frios e curtos e as férias já terminaram. A terceira segunda-feira de cada janeiro foi classificada como o dia mais triste do ano e consequentemente um dia menos produtivo e criativo a nível profissional. Mas, em janeiro, podemos fugir ao desespero e encará-lo como uma tábua rasa inspiradora!

O início do ano civil pode ser um momento de reagrupar esforços e ideias para motivar os vossos colaboradores, com um ambiente de trabalho mais atrativo, e trazer mais empenho. Vamos primeiro desmistificar algumas lendas sobre aquilo que traz motivação aos vossos colaboradores.

  1. Com oito letras apenas se agradece um trabalho bem feito

Mais de dois terços dos inquiridos pela Sage, no estudo “Qual é a razão para os seus colaboradores não trabalharem?”, pretendem sentir valorização e reconhecimento no seu local de trabalho. Dizer “obrigado” é um primeiro passo ideal mas considerem implementar outros sistemas de reconhecimento. Como, por exemplo, e-mails aos colaboradores destacando o desempenho conjunto, juntamente com o envio dos resultados do trimestre, ou incorporando o elogio do trabalho nas vossas reuniões.

  1. A flexibilidade do trabalho remoto desencaminha o trabalhador

Horários flexíveis ou trabalho fora do escritório são opções equacionadas num esquema de trabalho moderno e, por isso, nem sempre bem-encaradas. No entanto, os vossos colaboradores concordarão com a maioria: 81% dos nossos inquiridos afirmam que um local de trabalho maleável traz muita produtividade e empenho. Havendo margem de manobra no vosso negócio para estas alterações, os vossos colaboradores podem adaptar os seus horários às suas necessidades e até às suas próprias horas de maior produtividade.

  1. Janeiro é o único mês para se implementar resoluções de melhoria

O Ano Novo é uma excelente razão para equacionarmos mudanças pessoais na nossa vida, para aumentar o nosso bem-estar. Este entusiasmo pode transferir-se de uma forma saudável para o local de trabalho mas não permitam que estas iniciativas percam balanço enquanto o ano se desenrola.

As vossas equipas de Recursos Humanos devem estar sempre atualizadas e em contato consistente com os vossos colaboradores. A resposta para uma maior produtividade não está em pressentimentos mas na análise do feedback dos vossos empregados. As soluções de Gestão de Recursos Humanos da Sage oferecem as ferramentas ideais para o desenvolvimento e implementação de alterações nas condições de trabalho das vossas equipas. Criem o melhor ambiente de trabalho possível com a contribuição dos vossos colaboradores!

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário