Sage Faturação

Devem optar por outsourcing na vossa pequena empresa – Parte I

Outsourcing, o anglicismo que já pertence ao dicionário do empreendedorismo português. Falamos de contratação de funcionário externos, de acordo com necessidades pontuais. O outsourcing de atividades no vosso negócio pode permitir que se foquem no que realmente interessa e pode ajudar a reduzir custos e aumentar rentabilidade. Considerem algumas indicações para tirarem maior proveito desta opção.

Analisem as atividades que podem ser entregues a outsourcing

A aplicação de contratações externas ao vosso negócio principal não é aconselhável, apesar de levar a redução de encargos e tributações que acompanham um colaborador. O que acontece por vezes é que, com vista a menores gastos, contratam profissionais sem o perfil indicado para a vossa empresa. Assegurem-se que mantém os níveis de qualidade do vosso serviço.

No entanto, caso se deparem com um volume crescente de vendas, o outsourcing pode estar em cima da mesa. Prevejam picos de venda com análises informadas e estudem todas as vantagens e desvantagens de cada passo de outsourcing, sem se focarem apenas nos custos.

Comecem pelos serviços pontuais

Nas vossas primeiras experiências com outsourcing, optem por testar serviços pontuais, que não impliquem envolvimento no dia a dia do vosso negócio. Considerem todos os serviços regulares necessários ao funcionamento da vossa empresa que não exijam trabalho a tempo inteiro, desde a manutenção de equipamentos à medicina no trabalho ou à limpeza do vosso espaço de trabalho. Façam uma análise comparativa entre contratação e outsourcing, para fundamentar a vossa decisão com dados reais.

Tracem o vosso objetivo

Pretendem reduzir custos ou aumentar produtividade? Raramente conseguimos atingir estes dois objetivos simultaneamente. Por isso, procurem antes uma redução de custos que assegure também os níveis de qualidade do vosso produto ou serviço. As consequências do outsourcing devem ser sempre positivas!

Na segunda parte deste artigo, vamos estudar as áreas do vosso negócio que mais se prestam ao outsourcing.

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário