Sage Enterprise Management

Sete razões para promover o trabalho flexível na vossa empresa – Parte I

A flexibilidade do horário de trabalho veio para ficar. No Reino Unido, apenas 6% dos colaboradores cumprem um horário tradicional de trabalho. As novas tecnologias permitem-nos trabalhar a diferentes horas e em diferentes locais, ou até em diferentes fusos horários. Muitos colaboradores encaram a flexibilidade de horário como uma prioridade que facilita a gestão da vida laboral e pessoal.

Sage conduzir um inquérito feito a 3 500 colaboradores a nível mundial e apresenta as principais razões que levam os líderes de mercado a promoverem o trabalho flexível na sua empresa.

Mais de 80% dos inquiridos admitem valorizar a possibilidade de um trabalho flexível e remoto. As vantagens para os empregadores desdobram-se entre potenciar a retenção de talento, criar experiências de trabalho positivas e outros benefícios a curto e longo prazo. Vejamos sete razões para os líderes empresariais oferecerem flexibilidade laboral.

  1. O mundo laboral mudou

A separação da vida pessoal e laboral não é tão definida como antigamente. É prática comum, em várias áreas de trabalho, reuniões virtuais, trabalho a partir de casa e a flexibilidade das folgas não programadas. Da mesma forma, a globalização trouxe muita interação com pessoas em fusos horários diferentes. O paradigma do trabalho mudou e as empresas devem acompanhar a mudança para contar com colaboradores motivados e satisfeitos.

  1. A luta pelo talento

Muitas indústrias deparam-se com escassez de mão-de-obra qualificada, o que leva a uma verdadeira disputa por captação e retenção de talento. A flexibilidade pode ser um fator decisivo no momento de recrutamento. De acordo com um estudo recente, 54% dos participantes considerariam mudar de emprego com a promessa de maior flexibilidade.

  1. Aumento de produtividade

Quem trabalha 40 horas semanais reporta sentir-se produtivo em apenas 30 horas de trabalho, ou seja, 3,75 dias em 5. Um terço dos colaboradores admite ser produtivo durante ainda menos tempo ao longo da semana. Para aumentar a produtividade, devem apostar em experiências de trabalho positivas, de acordo com 78% dos inquiridos.

  1. Flexibilidade como símbolo de confiança

Uma sensação de reconhecimento e valorização no local de trabalho tem muito impacto para qualquer um. Dois terços dos inquiridos pela Sage indicam que é o aspeto mais importante do seu dia-a-dia no trabalho, mais do que regalias que possam receber. A liberdade de poder organizar o trabalho de forma ideal é uma insígnia de confiança, algo que tende a trazer ainda maior produtividade.

Na segunda parte deste artigo, vamos explorar os restantes benefícios de promover trabalho flexível na vossa empresa.

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário