Inovação e Tecnologia

3 inovações surpreendentes

As finanças são uma área complexa e desafiante para as pequenas empresas. As empresas avaliam constantemente as novas tecnologias para atingirem os seus objetivos financeiros e continuarem à frente da concorrência.

Seja na contabilidade, na folha de pagamentos ou em e-commerce, aplicar a tecnologia adequada à situação em causa pode implicar resultados enormes em termos de proveitos e de eficácia custo-benefício. A Tecnologia Financeira (Fintech, como abreviação) é uma área que emergiu para permitir às PME otimizarem as suas operações financeiras e tornar a vida mais fácil aos seus clientes.

Eis três inovações Fintech recentes que as PME podem usar como financiamento para fazer crescer o seu negócio e manter-se na crista da onda:

  1. Tecnologia Bitcoin

Permanecendo a Bitcoin como que um mistério para muitos donos de empresas, as coisas estão a mudar rapidamente para a primeira e maior moeda digital do mundo. Frequentemente apodada pela comunicação social como um meio de transacionar dinheiro sem provas dadas, têm vindo a emergir aplicações e plataformas Bitcoin seguras, talhadas para prover as necessidades de pequenas e médias empresas.

As PME podem beneficiar deste ecossistema sem fronteiras, puramente digital e de maturação rápida, integrando Bitcoin na sua estratégia de e-commerce.

As empresas podem chegar a novos consumidores que preferem comprar online com Bitcoin ou que o fazem por não terem acesso a crédito bancário. Serviços como BitPay oferecem planos grátis apropriados para pequenas empresas, que processarão pagamentos Bitcoin, convertendo-os para uma moeda local e depositando o dinheiro numa conta bancária. Goodgame Studios, por exemplo, é uma companhia de videojogos europeia que agora usa Bitpay para aceitar pagamentos pelos seus clientes.Ao fazer isto, a Goodgame dá aos seus clientes acesso a uma experiência de pagamento imaculada e segura, sem o incómodo da conversão numa moeda local.

Compras Bitcoin também evitam as taxas tipicamente associadas com as transações online por cartão de crédito, as quais se tornam significativas ao longo do tempo para muitas pequenas empresas.

  1. Transações de faturas

Ser pago a tempo e na totalidade por quaisquer fatura ou contrato não liquidados podem ser uma dor de cabeça das grandes para muitas PME. Permanecer no topo dos vendedores, dos fornecedores ou dos clientes que devem ou a quem se deve dinheiro pode ser uma enorme perda de tempo, para não mencionar a incapacidade de dar bom uso a esse capital.

As Fintech apareceram a fim de proporcionar uma solução, através do surgimento inesperado de serviços online que permitem às empresas vender ou leiloar as suas faturas e receber numerário imediatamente. Por exemplo, uma companhia como a ApexPeak, em Singapura, comprará uma fatura não liquidada, dando à empresa que a possui 80% do valor. Os restantes 20% serão dados logo que a fatura seja paga na totalidade. Serviços como a ApexPeak cobram uma taxa em qualquer destas transações, mas o benefício para as pequenas empresas é a eliminação do incómodo associado com a cobrança de conta devedora e a possibilidade de usar o dinheiro de imediato para pagar dívidas ou para reinvestir para o crescimento.

  1. Plataformas de concessão de crédito

Fazer crescer uma empresa, qualquer que seja, requer dinheiro e fundo de maneio, e muitas PME são incapazes de assegurar os fundos de que precisam para se expandir. Em alguns casos, é preciso um acréscimo de capital apenas para a folha de pagamentos e para manter as luzes acesas. O setor Fintech está agora a intervir para fornecer algumas fortes alternativas aos empréstimos bancários tradicionais, se uma empresa estiver aflita para cumprir os seus objetivos de financiamento através de métodos tradicionais.

Companhias como a Kabbage, por exemplo, concedem empréstimos a pequenas empresas baseados em critérios distintos da pontuação de crédito (credit score), ao analisar índices-chave em logística, finanças e e-commerce para determinar a saúde de uma empresa.

As PME passíveis de crédito que não têm um registo curricular significativo ficam assim passíveis de obter financiamento, dos emprestadores que quiserem assumir o risco, num período mais curto. Financiamentos coletivos, seja com dívida seja com capital como contrapartida, são alternativas Fintech aos empréstimos tradicionais recentemente criadas. Empresas em lançamento e PME podem utilizar plataformas como Symbid para lançar campanhas de financiamento coletivo com o fim de angariar um montante de capital especificado.

Podem apontar não apenas a investidores-anjos (angel investors) ou a capitalistas que investem no risco (venture capitalists) mas a recursos externos como amigos, família ou investidores individuais.

Isto desenvolve-se como corolário de uma das inovações Fintech em empréstimos para consumo mais usadas, as aplicações de indivíduo para indivíduo (peer-to-peer), como o Lending Club (clube de empréstimos), que põe em contacto quem pede emprestado e emprestadores, por uma pequena taxa.

Apontando para o futuro

As inovações Fintech no espaço de empréstimo às PME devem continuar a crescer no futuro próximo, dado que não só as empresas procuram acesso ao capital como os investidores se viram para meios não convencionais para obter uma maior remuneração do seu capital. Enquanto estar a par das inovações é muitas vezes um processo desafiante para muitas PME, a descoberta e a potencialização de nova tecnologia não têm de ser difíceis ou dolorosas.

As companhias Fintech estão a esforçar-se por criar soluções simples e eficazes em termos de custos para responder às questões-chave de finanças e de pagamentos que as pequenas empresas experimentam. Sendo das primeiras a adotar algumas das inovações emergentes Fintech aqui abordadas, as PME podem ficar na linha da frente em termos do que há de mais avançado em finanças, assim se diferenciando da concorrência e, no fim de contas, alimentando o seu crescimento futuro.

Artigos Relacionados

1 Comentário

  • Responder
    Mirko
    21 Abril, 2016 at 10:59

    SUA SOLUÇÃO FINANCEIRA EM 72 HORAS.
    Incrível, mas verdadeiro Deus é sempre grande. Estou à procura de empréstimo de dinheiro por vários meses, depois de várias versões do meu pedido pelo banco, j fez um suicídio tentar porque eu tinha dívidas e contas para pagar. Eu pensei que estava acabado para mim, mas felizmente eu já vi o testemunho feito por muitas pessoas em MS. SIMONA SANMARTINO, então entrei em contato com ele e tenho o meu empréstimo sem dificuldade. Gostei muito deste empréstimo através desta senhora bem honesto. Para saber mais, basta fazer contato com ela por e-mail para o: [email protected]

  • Deixe um comentário