Gestão de Empresas

5 Dicas para alcançarem o sucesso

Muitas vezes quando lemos histórias de sucesso ficamos com uma ideia de sucesso imediato, que não corresponde à história completa. Por detrás de um projeto bem sucedido, existem muitas vezes tentativas frustradas e muito anos de preparação académica.

O sucesso como resultado de um processo.

É importante pensar o sucesso como um resultado de tudo o que se fez até aquela data, são muito raros os casos de sucesso imediato de pessoas que não conhecem bem a área em questão.

Tomar decisões de forma independente.

Muitas vezes um empreendedor depara-se com um conjunto de pessoas amigas e familiares que desejam ajudar com conselhos vários. É um bom principio escutar e avaliar o que outros têm para partilhar connosco, mas no final a decisão tem de ser tomada pelos próprios. Aceitar que se irá sempre cometer erros e que mesmo assim é necessário fazer escolhas difíceis.

Continuar a ser exigente.

Quando uma empresa alcança algum sucesso é comum que se continue a operar da mesma forma, garantindo bons resultados ainda que ligeiramente mais baixos. Em nenhuma altura se deve ter uma visão acomodada do projeto, para voltar a repetir um sucesso semelhante, há que fazer mais e melhor.

Recusar o conforto das soluções conhecidas e continuar a experimentar , e a correr riscos, é essencial para que a empresa continue a crescer e não entre em estagnação.

Assumir responsabilidade.

É frequente ouvirmos empreendedores a responsabilizarem o insucesso do seu projeto em investidores ou na equipa. Sonhar um projeto significa também assumir responsabilidade pelo que não correu bem e apreender com essa experiência menos positiva.

Ninguém atinge os seus sonhos sozinho mas se eles não se realizaram é importante aceitar responsabilidade por não ter conseguido solucionar o problemas.

Apreciar a viagem.

Ter objetivos é importante mas depois de atingidos é comum surgir uma sensação de vazio. A questão que se coloca é que trabalhar para objetivos e alcança-los é ótimo mas o percurso que se faz até ao sucesso deve ser agradável. As pessoas com quem se constrói o projeto são parte da equação, e a única forma de atingir plenamente os sonhos, é conseguir apreciar a viagem até aos vossos sonhos.

Para tornar os sonhos dos empreendedores realizáveis, a Sage criou um ERP intuitivo para pequenas e médias empresas, o Sage 100c. Ideal para empresas com necessidade de automatização e de uma visão transversal do negócio.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário