Faturação

5 Dicas para pequenas empresas: aprender com as micro empresas

Ter um orçamento razoável para começar um projeto não é razão para fazer gastos excessivos. Optar por uma gestão razoável dos recursos e quase frugal, é um bom princípio em qualquer empresa e esta atitude irá revelar-se muito importante em momentos de constrangimento financeiro.

Neste artigo vamos referir 5 lições importantes que podemos aprender com as micro empresas e que são hábitos saudáveis de contenção e de boa gestão de recursos.

Atitude de contenção financeira.

Desde o inicio tentar reduzir os custos ao máximo, constantemente questionar se é possível encontrar o mesmo produto ou serviço por um valor mais baixo e tornar esta atitude como parte dos hábitos de gestão.

Acompanhar os indicadores de gestão.

Pode ser difícil acompanhar todos os indicadores ao mesmo tempo, sugerimos que selecionem apenas um, o mais relevante para o vosso negócio e acompanhem-no diariamente.

Um software de faturação é fundamental ao permitir acompanhar estes indicadores, através de relatórios de gestão.

Criar pressão sobre si mesmo.

Uma vez por dia obriguem-se a dedicarem-se totalmente a uma tarefa com perfeição e assumindo o compromisso de a realizarem em menos tempo que habitualmente.

Este esforço de concentração e exigência pode ser muito benéfico no prosseguir dos objetivos do negócio.

Acompanhe a competição.

Reservem tempo para acompanhar as noticias sobre  empresas em competição direta, um melhor conhecimento dos intervenientes na área é um excelente contributo para uma melhor estratégia.

Deleguem tarefas.

Por melhor que seja a organização o tempo continua a ser limitado e como tal é importante conseguir delegar tarefas. As enormes paixões que muitos empreendedores sentem, levam-nos a atingir níveis de cansaço muito prejudiciais para a tomada de decisão e eficácia.

Se necessário coloquem alguma forma de aviso para se recordarem desta necessidade, até que se torne algo de natural. O resultado é uma poupança de tempo e energia, e valor para a empresa.

 

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário