Faturação

5 Erros financeiros que podem acabar em crise

Todos os negócios têm alguns gastos inesperados e erros.

Esta situação pode parecer pouco grave, mas à medida que os erros se somam é importante dedicar algum tempo a perceber se há algo que se possa fazer para corrigir de forma definitiva a causa destes erros.

Como estas perdas não são significativas, é frequente darem prioridade a atividades que parecem mais produtivas ou que originam mais riqueza. Seguem 5 sugestões sobre como evitar erros financeiros que podem conduzir a uma crise.

Contar com todas as despesas.

Dediquem tempo ao planeamento financeiro, evitando situações que gerem angústia. Registem no vosso orçamento todas as despesas presentes (e futuras), assim conseguirão ter uma visão geral das despesas e planear as vossas finanças para o futuro.

Cuidar do crédito.

Recorrer ao crédito é inevitável mas deve ser feito de forma consciente, de maneira a não se tornar uma fonte de ansiedade. Depois de recorrer ao crédito, evitem ultrapassar limites ou desviar poupanças criadas para outros efeitos.

Pagar as contas a horas. 

Por vezes, a falta de liquidez leva a que se adie o pagamento de contas, o que apenas vai originar mais problemas. A falha de um pagamento a crédito pode prejudicar o histórico bancário e dificultar o acesso a crédito no futuro. Em vez de acumularem contas, tentem pagar o mais brevemente possível e evitar problemas.

O acesso a um software de faturação permite-vos um controlo dos gastos, com um acompanhamento diário dos movimentos de caixa, entradas e saídas, cheques e créditos.

Gerir o tempo.

Não passem demasiado tempo em comunicações ou em reuniões sem objetivos claros e que pouco contribuem para criação de riqueza para o vosso negócio. Depois de identificarem as ações que são geradoras de riqueza, é essencial que estas ocupem 80% do tempo e que contem com a vossa completa dedicação.

É necessária disciplina para mudar hábitos enraizados, separar tarefas e concentrarem-se naquilo que traz um real benefício ao vosso projeto. Pode ser difícil inicialmente mas, com algum treino mental, é possível.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário