Gestão Financeira

5 erros que os contabilistas não podem cometer

O papel da contabilidade é essencial para a saúde financeira de uma empresa: as capacidades de um contabilista, quando colocadas em prática com maestria, são muitos úteis nos mais variados aspetos. Por outro lado, existem falhas que, quando cometidas, podem comprometer a análise da contabilidade e as decisões tomadas pela gestão das empresas.

Listamos os 5 errros fatais que um contabilista não pode cometer:

  • Lançar valores errados. A pressa – já sabemos – é inimiga da perfeição e pode resultar no lançamento de valores errados. Isto tem impacto em diversos processos e relatórios importantes para o funcionamento de qualquer negócio, como o relatório de demonstração de resultados e balanços. Uma das funcionalidades do software Sage Contabilidade é a Contabilidade Geral, que fornece o registo flexível e automatizado dos lançamentos e de movimentos de apuramento de resultados.
  • Estar desatualizado. A desatualização é outro dos fatores que pode resultar em erros de contabilidade. A legislação e o mercado são dinâmicos e estão em constante evolução e muitos contabilistas acabam por se desatualizar das leis tributárias em vigor. É comum que as empresas percam isenções ou facilidades por este tipo de desatenção.
  • Lançar valores em duplicado. É essencial verificar diariamente os lançamentos, pois fazê-lo em duplicado é mais comum do que à partida imaginamos. Comparar os lançamentos com as contas do negócio é uma boa maneira de evitar que o erro aconteça.
  • Não promover a reserva de capital. O papel do contabilistas vai para além de analisar e gerir números. Passa também por indicar o caminho mais seguro para assegurar a saúde financeira da empresa: para tal, é preciso certificarem-se de que existe alguma reserva de capital para que a gestão da empresa não seja surpreendida com despesas extra. Com Sage Contabilidade, podem armazenar toda a informação de forma segura e ajudar a reduzir o erro, sendo mais fácil apontar o caminho a seguir.
  • Errar no cálculo dos impostos. O cálculo de impostos é uma das áreas mais complexas da contabilidade e, por isso, mais susceptível ao erro do contabilista. Enganarem-se no preenchimento de impostos pode ser um desastre para a empresa.O sistema Sage Contabilidade integra o preenchimento e subsmissão automática das declarações fiscais.

Estes são os erros mais comuns dos contabilistas e que podem ser evitados.

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário