BMS

5 Qualidades essenciais para um bom líder

O que marca e define um grande líder, que qualidades o tornam especialmente preparado para gerir os destinos de uma empresa e motivar, orientar os colaboradores dessa empresa. Neste artigo vamos refletir sobre algumas das características principais para ser um bom líder.

Manter uma atitude focada.

Uma das características principais está relacionada com uma atitude de concentração. É importante manter o foco conseguindo selecionar o que é realmente importante do trivial. Parece simples, mas é bastante difícil no ambiente de trabalho em que estamos rodeados de solicitações e pedidos de todo o género.

Inspirar confiança.

É necessário que um líder uma visão clara dos seus objetivos e que a consiga transmitir, gerando empatia entre os funcionários. Uma atitude assertiva e ao mesmo tempo educada apenas pode ajudar a inspirar respeito e cooperação.

Transparência em todos os momentos.

A única forma de gerar e manter a confiança dos colaboradores passa por ter uma atitude de transparência. Admitir quando existem falhas, comunicando de forma verdadeira e evitando mal entendidos.

Integridade como lema.

Os colaboradores refletem os valores que os líderes inspiram, um comportamento menos ético só pode conduzir a longo prazo, à perda de talentos. A autenticidade em todas as interações, é algo que transporta valor para o negócio e cultura de empresa, com resultados muito benéficos.

Inspiração que contagia.

Ser um líder implica ter uma força motriz, mas a verdade é que ninguém se torna num líder se estiver só. Pelo caminho existiu sempre alguém, que ofereceu  conselhos úteis e  inspiração. Reconhecendo este facto, é também importante ajudar aqueles que se aproximam em busca de conselhos, devolvendo a ajuda recebida no passado.

Reunir estas características é fundamental quando se gere uma organização complexa, e é também  fundamental poder contar com um software de ERP quando se deseja gerir uma grande empresa.

Grandes líderes, grandes empresas.

Um software como Sage X3 foi pensado para a gestão integrada de grandes empresas, acelerando os principais processos empresarias e integrando das compras à produção, controlo de stocks, vendas ou assistência ao cliente numa única solução. As tarefas de liderança são simplificadas quando se pode basear decisões numa analise realizada em tempo real, com relatórios e informações detalhadas sobre custos e desempenho operacional de toda a empresa. Sejam líderes melhores com o apoio de Sage X3, e conduzam a vossa empresa ao seu máximo potencial.

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário