Crescimento de Negócio e Clientes

O caminho a seguir na construção de uma equipa – Parte I

Sabemos que o sucesso de uma empresa não depende apenas de uma boa ideia. Para potenciar e concretizar o vosso negócio, precisam de uma equipa feliz, sólida e… escolhida a dedo. Como nem sempre é fácil encontrar o colaborador ideal para a vossa empresa, deixamos um conjunto de conselhos para construírem e gerirem uma equipa de trabalho. Definir uma equipa à imagem do vosso negócio Sempre que decidirem contratar um colaborador, tomem a vossa decisão tanto com base na atitude, mentalidade e valor pessoal, como nas suas competências e aptidões técnicas. Um colaborador pode adquirir novas competências em qualquer altura, mas o perfil pessoal é imutável. Encorajem toda a gente a partilhar as suas ideias. Os vossos colaboradores vão-se sentir mais alinhados com o espírito da empresa e sentir que podem ajudar a mudar e melhorar o ambiente laboral. Uma comunicação clara e contínua entre todos os elementos da equipa também ajuda a manter um ambiente positivo no local de trabalho. Além disso, é uma forma eficaz de exponenciar o sentimento de pertença dos trabalhadores. A diversidade é sempre uma alavanca para o vosso negócio. Uma equipa diversa está mais bem preparada para trabalhar com uma base de clientes alargada. …

Trabalhadores numa fábrica

Sabemos que o sucesso de uma empresa não depende apenas de uma boa ideia. Para potenciar e concretizar o vosso negócio, precisam de uma equipa feliz, sólida e… escolhida a dedo. Como nem sempre é fácil encontrar o colaborador ideal para a vossa empresa, deixamos um conjunto de conselhos para construírem e gerirem uma equipa de trabalho.

Definir uma equipa à imagem do vosso negócio

Sempre que decidirem contratar um colaborador, tomem a vossa decisão tanto com base na atitude, mentalidade e valor pessoal, como nas suas competências e aptidões técnicas. Um colaborador pode adquirir novas competências em qualquer altura, mas o perfil pessoal é imutável. Encorajem toda a gente a partilhar as suas ideias. Os vossos colaboradores vão-se sentir mais alinhados com o espírito da empresa e sentir que podem ajudar a mudar e melhorar o ambiente laboral.

Uma comunicação clara e contínua entre todos os elementos da equipa também ajuda a manter um ambiente positivo no local de trabalho. Além disso, é uma forma eficaz de exponenciar o sentimento de pertença dos trabalhadores. A diversidade é sempre uma alavanca para o vosso negócio. Uma equipa diversa está mais bem preparada para trabalhar com uma base de clientes alargada. E lembrem-se: a diversidade vai muito além da idade, raça ou crença – o contexto socioeconómico e a forma de pensar também são importantes.

Encontrar a pessoa certa

Sejam corajosos. Não se limitem a apostar na escolha mais segura e estejam preparados para pensar olhar para lá do óbvio. A diferença deve ser bem-vinda e não temida. O software Sage pode ajudar-vos a encontrar o candidato ideal para a vossa equipa, gerir carreiras prometedoras e fidelizar colaboradores.

Tenham em conta que é impossível saber de onde vem a próxima grande ideia. Algumas das maiores inovações na indústria automóvel, por exemplo, surgiram de ideias dadas pelos trabalhadores das fábricas e não pelas chefias. O networking também é muito importante. Aproveitem estes contextos para conhecer pessoas novas através de contactos antigos, que estejam conscientes dos vossos valores e ideias.