Faturação

Aprender com os erros: como os pequenos negócios exigem uma constante adaptação

Um empreendedor tem de ter uma capacidade de resiliência elevada de forma a conseguirem superar todas as adversidades que encontram no seu caminho, e muito importante, conseguir aprender com estes erros e inverter o rumo.

Neste artigo vamos passar em revista alguns erros comuns a empresas que estão a dar os seus primeiros passos.

Sobrevalorizar o resultado de ser alvo de referencia.

Embora seja importante para um negócio ser alvo de referencia por influencers, não devem esperar que estas menções modifiquem de forma extrema o panorama das vendas. O Facebook ou Instagram são importantes para a divulgação mas só por si não mudam completamente o panorama.

Expandir antes de ter situação consolidada.

A economia incentiva os negócios e a expansão dos negócios, incentiva assegurando que uma presença maior no mercado permite uma maior probabilidade de sucesso.

Delegar funções importantes na fase inicial.

Outro erro comum passa por delegar funções fundamentais numa fase muito inicial do projeto. É preferível que algumas tarefas sejam  asseguradas pelos próprios empreendedores quando se trata de pequenas empresas. Ninguém tem a mesma motivação, e se for uma area fundamental para o sucesso, será preferível continuar a assegurar a tarefa.

Um alternativa passa por se apoiarem num sistema de faturação que permita uma poupança de tempo real, mais tempo para gerir o negócio.

Compreender que todos os produtos têm limitações.

Uma atitude de honestidade, compreendendo que nem todos os produtos podem agradar a todo o público e que é contraproducente tentar passar uma imagem que não seja fiel ao produto.

Há que pensar os negócio com uma abordagem prática, recordando sempre os motivos que levaram a empreender uma startup e o orgulho nesse projeto.Ter uma uma reflexão constante sobre a empresa, sendo capaz de corrigir erros e mudar rumos.

 

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário