Recursos Humanos

A arte de dar: como construir melhores relações de negócios

Estabelecer relações nos negócios é vital, criar uma rede de relações de trabalho, não tem de excluir a afetividade. Neste campo a melhor forma será provavelmente através de uma atitude generosa, de um presente ou da oferta de um serviço.

Criar uma network baseada na boa vontade e generosidade está ao alcance de todos os empresários. Se as empresas maiores têm a capacidade financeira que lhes possibilita gestos grandiosos, uma pequena empresa pode ter o simples gesto de oferecer um jantar.

Ofertas estratégicas.

Importa perceber que o gesto de dar, não deve esperar reciprocidade ou pelo menos um retorno imediato. Trata-se criar um movimento de boa vontade e os efeitos serão notados em pouco tempo.

Seja a oferta de serviços da empresa gratuitos por um período de tempo, um jantar ou uma dádiva mais simples, importa lembrarem-se que a gentileza gera gentileza.

Praticar a generosidade.

Vários estudos indicam que os empresários que praticam a generosidade sofrem de menos stress e que a prática de voluntariado está diretamente ligada com benefícios para a saúde mental. O mundo empresarial pode ser um mundo duro e são bastantes os casos de empreendedores levados ao esgotamento.

Faz parte da arte de cuidar de si, praticar a generosidade e criar relações de negócios onde a afetividade não tem de estar apartada.

Bilionários como Bill gates e Warren Buffett criaram a The Giving Pledge em que encorajam outros bilionários a doarem metade da sua riqueza. De certa forma gestos como estes fizeram com que estas figuras fossem recebidas com carinho onde quer que se deslocam e um exemplo de como o sucesso pode ser generoso.

Personalizar as ofertas.

Ao escolher as ofertas procurem ter em mente que devem agradar ao destinatário e tente personalizar o mais possível, demonstrando que tomou tempo para pensar no objeto ou serviço oferecido. Por vezes a simples colocação do nome pode ser motivo de contentamento para quem recebe.

Recordem também sempre que possível as famílias dos empresários, são gestos que reconhecem o outro como um ser humano com relações afetivas e não apenas um parceiro de negócios.

Seja qual for a forma encontrada o mais importante é praticar a generosidade e tal aplica-se também em relação aos colaboradores, que devem sentir-se apreciados. Para acompanhar as necessidades e informações sobre os vossos colaboradores é essencial ter em mente a utilização de um software de gestão de recursos humanos. 

Se seguir estes conselhos verão em pouco tempo a vossa network crescer de forma orgânica e as relações com os vossos colaboradores melhorarem exponencialmente. Sejam generosos e descubram tudo o que pode acontecer de positivo quando se espalha boa vontade em redor da comunidade.

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário