Faturação Sage Faturação

Como avaliar se uma ideia é suficientemente boa para criar um negócio

Chegado o momento em que se sentem tentados com a ideia de criar um negócio próprio, é natural que se questionem quanto à qualidade da ideia que tiveram.

No artigo de hoje, vamos sugerir alguns pontos de reflexão que irão ajudar a perceber se a ideia de negócio merece o investimento e o risco.

É um modelo de negócio que pode ser protegido através de uma patente?

Se vão basear o vosso negócio numa ideia inovadora, é aconselhável que exista uma forma de a proteger dos vossos concorrentes. Se for possível proteger a ideia por meio de uma patente estarão numa situação privilegiada.

Este fator de proteção não é determinante se a vossa ideia cumprir com os restantes pontos deste artigo.

O negócio teria de operar numa indústria com regulamentação exigente?

A regulação é importante e muito benéfica para o consumidor mas, quando se inicia um negócio, resulta num aumento dos custos que podem ser proibitivos e afetar financeiramente o plano de negócios. Estes setores muito regulados tendem a afastar os empreendedores e a inovação.

A melhor forma de se informarem sobre a regulamentação da área é contar com o apoio de um advogado e procurar pessoas que já trabalham no setor.

Já foram criadas empresas baseadas em ideias semelhantes?

Mesmo que a ideia inicial seja ligeiramente diferente, é importante conhecer como correram negócios baseados em projectos semelhantes. Esta análise permite antecipar dificuldades e perceber o grau de competição que irão encontrar no mercado.

A ideia exige um investimento inicial avultado?

É normal que um negócio que começa a dar os primeiros passos necessite de um investimento inicial avultado. O mais importante é ter conhecimento destes custos antes de tomar uma decisão, de forma a que possam decidir em consciência.

Têm uma preparação específica que dará uma vantagem ao negócio?

Será muito útil se contarem com uma preparação específica que vos auxilie no desenvolvimento do vosso negócio. Não significa que, à medida que trabalham o vosso negócio, não se dediquem a complementar o vosso conhecimento com novas formações. Na verdade, aumentam as possibilidades de sucesso, sempre que baseiam o vosso negócio numa área que é um ponto forte.

Aumentem as hipóteses de sucesso.

Um software de faturação pode aumentar as vossas possibilidades de sucesso. Analisem as necessidades do vosso negócio. A Sage tem várias soluções de faturação que respeitam as especificidades de cada empresa. Se decidirem que têm uma boa ideia, contem com Sage Faturação para transformar o sonho em realidade.

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário