Faturação

Começar uma carreira de freelancer: Alguns passos essenciais para o sucesso

Os primeiros tempos como freelancer podem ser frustrantes e difíceis, mesmo quando é algo planeado e desejado há algum tempo. A alegria de finalmente desenvolver um projeto independente pode ser obscurecida pela incerteza de rendimentos.

Alguns freelancers tornaram-se trabalhadores independentes por necessidade, perante a falta de oferta de empregos tradicionais na sua área. Para estes acaba por ser mais fácil, não têm de se recordar constantemente de como era trabalhar com um rendimento certo e com os benefícios.

Divulgar junto dos amigos.

A primeira coisa a fazer quando se inicia a atividade como freelancer é divulgar junto de amigos e familiares. Por vezes existe alguma timidez e confunde-se divulgar com uma atitude auto-promoção. Enviar alguns e-mails e sms quando se está a começar pode ser fundamental para se angariar algum trabalho.

Plataformas de trabalho digital.

Existe a ideia feita que locais como Linkedin não merecem o investimento mas tudo depende da forma como são utilizados. É importante saber quem é o cliente ideal e tomar o tempo para colocar propostas novas todos os dias ou todas as semanas.

Conferências e eventos.

Assistam a conferências que sejam importantes para a vossa atividade e aproveitem para mostrar o vosso portfólio, entregar cartões e divulgarem o vosso trabalho junto de potenciais clientes.

A importância do portfólio.

Quando se está a iniciar atividade como independente é relevante ganhar experiência e trabalhar com marcas reconhecidas, mesmo que seja um trabalho não remunerado. Se trabalhar para grandes empresas de forma gratuita vos deixar desconfortáveis, podem sempre desenvolver trabalho para uma ONG reconhecida.

Não há nada mais desinteressante que um currículo cheio de ideias mas vazio de experiência prática. Também devem procurar reunir testemunhos de clientes sobre a experiência de colaboração comum.

Software de faturação.

Qualquer empresa na sua relação com os clientes necessita de um software de faturação eficiente e rápido que permita poupar tempo. A gestão de tempo é valiosa para um freelancer, que depende exclusivamente de si.

De nada serve numa fase muito inicial, gastar tempo e dinheiro em publicidade, é preferível esperar por um momento propício em que já tenham reunido trabalhos suficientemente chamativos.

Na primeira fase é prioritário conseguir pagar as despesas e dar consistência ao negócio, recordando sempre os motivos que levaram a esta opção, nem sempre fácil mas com recompensas a longo prazo.

 

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário