Faturação

E-commerce: o que leva os consumidores a comprar?

As vendas em e-commerce não param de crescer, no ano passado ultrapassaram os 2 triliões de dólares e pensa-se que este valor irá duplicar em 2021.

Apesar deste crescimento impressionante, as taxas de conversão continuam relativamente baixas, rondam menos 4% dos utilizadores enquanto a compras por retalho atingem taxas entre 20% a 40%.

O que leva os utilizadores a não comprar?

Pesquizas na área do comportamento dos consumidores, dão especial importância à sensação de confiança numa relação de compra. Num ambiente de comercio tradicional, o contacto com outras pessoas gera a confiança necessária para realizar a compra.

Confiança: elemento chave no processo de compra.

A resposta a esta questão não é simples. Parece existir uma tendência natural, maior ou menor em cada individuo para confiar. Sabemos que o consumidor parece ser afetado mais por fontes de letras e cores, que por informações sobre privacidade e segurança. Esta observação levou investigadores a acreditarem que a confiança que conduz a uma compra, pertença aos processos instintivos.

Dois sistemas paralelos na tomada de decisão.

Steven Sloman, psicólogo cognitivo defende que as pessoas têm dois sistemas de decisão em paralelo. O sistema deliberativo assenta em regras e padrões de lógica, enquanto o associativo toma decisões baseadas na experiência pessoal e intuição.

Por estranho que pareça, quanto maior o risco ( preço mais elevado, distância), maior é dependência da sensação de confiança, e a decisão é realizada tendo por base o sistema associativo.

Apostar no sistema associativo.

Quanto melhor for a estética do site, o profissionalismo e outros valores implícitos, maior a confiança. Perante uma situação de risco, não bastam garantias escritas, politicas de devolução e outros dados concretos.

Simplificar toda a experiência do consumidor, com pagamentos mais simples e uma estética atraente, são elementos mais importante do que pensámos inicialmente.

Um software intuitivo.

É importante que tecnologia seja simples de adotar, e um software de faturação como Sage One permite emitir faturas, enviar orçamentos ou aceder a documentos de venda, em qualquer lugar. Um software completamente online, vocacionado para pequenas empresas  com os olhos postos no futuro. Saibam mais sobre este software aqui.

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário