Recursos Humanos

Conhecer os colaboradores: empresas conhecedoras do seu potencial humano

Um dos elementos mais importantes para o sucesso das empresas são os seus recursos humanos e para aproveitar plenamente este recurso, há que o conhecer plenamente com base em dados objetivos.

Para tal é essencial contar com uma sistematização da informação recolhida sobre os colaboradores. Quantificar elementos como o envolvimento dos empregados, o seu grau de cultura empresarial, e a sua eficiência a nível operativo.

É importante analisar a qualidade da informação prestada pelos colaboradores, uma vez que esta afeta diretamente a tomada de decisão.

Software de Recursos Humanos.

Um software permite simplificar os processos de avaliação, identificando competências e necessidades de formação. A informação concreta é recolhida, sistematizada, simplificando o trabalho de análise.

Desta forma é possível dirigir os recursos humanos para atividades que sejam convenientes e em que os colaboradores consigam desenvolver o seu pleno potencial, enriquecendo a empresa com o seu contributo.

Melhorar a execução.

Conseguindo reunir informação concreta sobre as dificuldades dos colaboradores torna-se mais fácil fazer um diagnostico das suas necessidades de formação e desta forma superar as suas dificuldades.

Sistemas de incentivos.

Se conseguirem perceber quais as principais necessidades e expetativas dos vossos colaboradores, será mais fácil colocar objetivos e desenhar um programa de incentivos adequado. Os incentivos só funcionam se forem de encontro aos desejos dos funcionários.

Ter acesso a informação sistematizada simplifica a análise da informação e possibilita que em períodos críticos, em que seja necessário comunicar decisões que afetam os colaboradores, se possa justificar decisões com dados concretos.

As novas tecnologias com nuvem trouxeram melhoramentos incríveis a nível de partilha de informação nas empresas e recolha de informação de colaboradores situados em diferentes locais. Este conjunto de transformações que colaboram para uma melhor gestão, facilitam o trabalho e incrementam a produtividade, graças ao aproveitamento pleno dos recursos humanos.

 

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário