Gestão Financeira

Contabilidade 2025: O dinheiro

  1. EVOLUÇÃO DO DINHEIRO, PAGAMENTOS E MONITORIZAÇÃO

À medida que o dinheiro se torna cada vez mais eletrónico, torna-se também mais rastreável, à exceção de algumas moedas estilo bitcoin, que se manterão anónimas e usarão cadeias de bloqueio para garantir a integridade. É provável que venha a existir uma pressão constante para eliminar cheques, notas e moedas, e quase todos os pagamentos serão feitos através de cartões de pagamento, cartões de crédito/débito ou PayPal e outros sistemas semelhantes – um mercado que deverá estar bastante desenvolvido em 2025.

Os governos tentarão aumentar a monitorização ao máximo, para garantir uma tributação integral, reduzir a criminalidade, a lavagem de dinheiro e os mercados negros, mas muitas pessoas preferirão o anonimato sempre que este for legal. Haverá batalhas ferozes em torno do anonimato do dinheiro.

Contudo, a monitorização também trará diversas vantagens, como a possibilidade de manter registos automáticos, e potencial para novos desenvolvimentos, tais como impostos variáveis no ponto de venda, dinheiro de valor variável, cupões e vouchers.

Estes podem também desenvolver-se em outras formas de pagamentos condicionais que só têm valor quando cumprem certos requisitos previamente acordados, o que poderá ser uma ferramenta de controlo muito útil, sobretudo em organizações na nuvem que funcionam em diferentes fusos horários. Por exemplo, os pagamentos podem ser programados para serem executados ao longo de uma cadeia de distribuição de forma simultânea, para evitar problemas de tesouraria.

Também em 2025 a mediação de confiança pode vir a ser um grande negócio e os profissionais de contabilidade poderão ver isso como apenas mais uma forma de valor da contabilidade.

Conheçam aqui a solução Sage Contabilidade.

* Este artigo faz parte de uma série de 10, subordinados ao tema Contabilidade 2025 – 10 formas como a profissão vai evoluir

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário