Contabilidade

Contabilidade: porque não nos podemos esquecer dela

As principais preocupações de um empresário são a faturação e o desempenho da empresa em geral, esquecendo muitas vezes a importância da contabilidade.

A contabilidade é imprescindível para uma boa gestão do negócio. Só assim é possível acompanhar os gastos e evitar perdas por erros.

Saber qual a situação do negócio e em que estado se encontra é fundamental bem como, desta forma, prever dificuldades e encontrar soluções a tempo. Um gestor deve ter conhecimentos de contabilidade – mesmo que rudimentares -,  de modo a compreender a informação.

Acompanhar os números.

Sugerimos que acompanhem os dados produzidos pela contabilidade sobre o vosso negócio. Assim, podem confirmar que estão a atingir as metas propostas e que o plano negócio não precisa de ser alterado.

Registos atualizados.

É muito importante manter todos os registos atualizados para que não falte informação à contabilidade. Só assim o trabalho contabilístico poderá ser de alguma ajuda ao planeamento e à tesouraria.

Planificar o final de ano.

Preparem a empresa para entregar os impostos e apercebam-se como podem ganhar algum espaço para fazer ajustes que considerem necessários.

Recorrer ao software de contabilidade.

Um software de contabilidade torna mais simples o acompanhamento do fluxo de caixa: têm à disposição um sistema de alertas, para manter todas as tarefas empresariais em dia.

Gestão de tempo.

Com toda a contabilidade em dia passam a dispor de tempo para uma tomada de decisão mais consciente baseada em dados concretos.

A contabilidade pode ser um poderosos aliado, fornecendo dados, melhorando a analise do estado da empresa e  não deve ser descuidada.

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário