Contabilidade

O crescimento rápido da empresa: novos desafios

Muitos empresários anseiam pelo momento de crescimento em que finalmente a empresa alcança os seus objetivos tão desejados e gera lucros apreciáveis. É um período de relativa satisfação, em que os sacrifícios realizados ganham sentido.

Este período de crescimento rápido, comporta novos desafios para as empresas e neste artigo vamos analisar alguns cuidados que devem ter.

Compreender as causas do sucesso.

Se o vosso pequeno negócio começou a ter um súbito crescimento, é essencial analisar as causas. Compreender o que vos distingue da restante competição e assegurar que esses aspetos permanecem fortes dentro dos vossos modelos de negócio. É bastante fácil perder de vista valores fundamentais durante um crescimento rápido.

Há que analisar vendas, bens e stocks. Depois de conhecerem bem a vossa situação financeira, percebam o impacto do crescimento e a que nível irão necessitar de recapitalizar.

Nestas tarefas um software de contabilidade ser um grande auxílio no acompanhamento de todos estes elementos. Devem tentar conhecer a evolução da situação financeira das vossas empresas em todos os momentos.

Dar prioridade à experiência do cliente.

Independentemente do nível de crescimento das vossas empresas, não alterem a forma de funcionamento que tanto agradava aos clientes. Se os clientes estão habituados a um bom serviço de apoio, continuem a privilegiar esse serviço.

As redes sociais são uma forma eficaz de avaliar o grau de satisfação dos clientes. Na era digital as más experiências espalham-se rapidamente, e há que saber lidar com incidentes de forma a minimizá-los.

Selecionar cuidadosamente a equipa.

Os colaboradores têm um impacto enorme no futuro da empresa. Independentemente da qualidade do vosso serviço ou produto, sem a equipa certa o vosso negócio não poderá triunfar. Não temam contratar pessoas que possam parecer mais preparadas que vós, a inovação é uma parte importante do progresso de uma empresa. Contar com elementos criativos é sempre uma boa aposta.

Ao contrataram avaliem cuidadosamente as necessidades de mais pessoal na empresa, ou recorram a trabalho de freelancers antes de enveredarem por contratações que impliquem outras obrigações para a empresa.

Tentem analisar se é possível através da automatização de tarefas evitar realizar novas contratações. A reorganização do trabalho permite maximizar o trabalho dos colaboradores.

Mantenham abertura às novidades.

Adaptação é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, aproveitar as tendências, testar novas estratégias sem acomodação.

Os negócios que teimam em resistir à mudança, acabam mais cedo ou mais tarde por definhar. Um bom líder deve estar preparado nas suas decisões para acolher a mudança na sua empresa em todos os momentos.

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário