Gestão de Empresas Sage Enterprise Management

Criar métricas relevantes em 5 etapas

Não é possível construir um negócio de sucesso se apenas se guiarem pela esperança de que tudo corra de feição. A base de um negócio são factos que vos levam a tirar conclusões. À medida que se forem focando cada vez mais nas informações que recolhem, a trajetória de crescimento do negócio vai continuar a elevar-se: mas primeiro vão precisar de ferramentas e de métricas que vos permitam avaliar a rentabilidade e produtividade.

Por outras palavras, se não puderem medir o desempenho da vossa empresa, não é possível melhorarem. E o que é hoje diferente é como a evolução da tecnologia permite, agora, agregar milhares de dados e oferecer aos gestores uma visão em tempo real do estado do negócio. Por onde começar?

  • Agrupar os dados no mesmo lugar. É fundamental compreender que as empresas que não analisam os dados e informações oferecidos pelas novas tecnologias estão a perder oportunidades para melhorar e perceber quais os indicadores que sustentam o sucesso dos seus departamentos. Com uma solução de gestão integrada – como Sage 100cloud -, podem reunir e consolidar dados de várias áreas da empresa e elaborar relatórios de qualidade.
  • Encontrar uma equipa de análise. Organizem um grupo de colaboradores que saiba trabalhar com Business Intelligence e que possam fazer uma análise cuidada dos dados em mãos, para que sejam tomadas decisões cada vez mais certeiras e vantajosas para o negócio.
  • Descobrir a solução. As soluções de business intelligence permitem-vos estar conectados aos dados, que estão agrupados num único repositório, sendo possível fazer a consulta dos mesmo filtrando com base nas necessidades de cada departamento. Encontrem uma solução que vos facilite todo este processo e que disponibilize internamente os dados de vendas, financeiros, de produto e do website.
  • Definir o que é “sucesso” para cada departamento. Para cada “meta” definidora de sucesso, determinem os indicadores principais que vos digam se a vossa equipa está a atingir os objetivos diários, semanais e mensais. Medir e construir painéis em torno das métricas que vos podem ajudar a prever o sucesso em cada departamento vai contribuir para a gestão mais eficiente do vosso negócio.
  • Dar sentido aos dados. Claro que podem contratar consultores, que farão este trabalho por vocês. Mas as empresas mais bem sucedidas são as que já olham para os dados e de lá retiram conclusões de forma automática, tornando esta medida num hábito corporativo.

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário