BMS

Cultura de inovação

Na era em que vivemos atualmente, em que a informação circula livremente por todo o mundo, difundida pelas redes sociais, nunca se falou tanto sobre inovação. As empresas devem estar cada vez mais abertas a adotar ideias inovadoras para se diferenciarem da concorrência, ou correm o risco de serem ofuscadas por outros competidores.

Cultura de inovação: o que é?

A vossa empresa pode funcionar perfeitamente durante anos a fio, sem que detetem qualquer problema de desempenho. Todavia, se não se atualizarem podem ser ultrapassados por outros atores do mercado. As máquinas estão cada vez mais desenvolvidas, muito por causa do desenvolvimento da tecnologia, e fazem já grande parte das funções de forma mais eficiente.

Como implementar uma cultura de inovação?

  • Procura pelo conhecimento.

    Sejam informados. Pesquisem, leiam, procurem: o saber não ocupa lugar. E as novas tendências do mercado estão em todos os meios, disponíveis para quem quiser aceder. Podem, inclusivamente, ser criativos na forma de encontrar a informação que procuram: aprender através de filmes, assistir a seminários, contactar com outros profissionais da área.

  • Paixão pelo trabalho.

    Será muito difícil tornarem-se bem sucedidos se não tiverem paixão pelo trabalho que desenvolvem. Podem ser bons profissionais e até investir em melhorar as vossas capacidades na vossa área profissional, mas não há dúvida que é mais fácil obter melhores resultados se gostarem do que fazem.

  • Conhecer os clientes.

    Atenções viradas para quem consome os vossos produtos! Os comportamentos alteram-se todos os dias e há novas tendências a emergir constantemente. Conheçam o vosso público, ouçam o feedback que têm a dar-vos e pensem em soluções inovadores que agreguem tudo isto.

  • Proporcionar um ambiente criativo.

    Se forem os únicos a procurar a inovação, não vão incutir esta vertente mais criativa na cultura da empresa. Incentivem a vossa equipa a ter ideias, ao criarem um ambiente onde o pensamento livre é estimulado. Valorizem quem colabora convosco e ouçam as suas ideias: a produtividade sairá, definitivamente, a ganhar.

  • Mente aberta.

    Eduquem o vosso olhar e mente para não deixarem escapar boas oportunidades para inovar. Sobretudo, procurem que a inovação faça parte do vosso plano estratégico anual. Recorram aos softwares de gestão integrada, que vos podem ajudar a fazer uma gestão transversal de todo o negócio com simplificação dos processos integrados de gestão.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário