Recursos Humanos

O desafio de realizar boas contratações

Os departamentos de Recursos Humanos são cada vez mais desafiados para reduzir e manter os custos baixos ao mesmo tempo que procuram atrair os talentos certos para que as empresas alcancem o sucesso.

É um enorme desafio conseguir encontrar um equilíbrio na contratação na medida em que angariar os colaboradores errados também tem custos para a empresa.

Menos tempo em tarefas administrativas.

Muitas vezes os departamentos de recursos humanos estão sobrecarregados com tarefas rotineiras e ficam com pouco tempo para o processo de recrutamento. Pagamentos, férias, cálculos e estar a par das mudanças legais ocupam muito tempo.

Os softwares de Recursos Humanos Sage permitem poupar tempo nas tarefas administrativas, para que se possam dedicar aos processos de recrutamento e tenham acesso a informação sistematizada sobre as necessidades de contratação.

Melhorar a pesquisa.

Investir tempo na procura dos candidatos certos faz toda a diferença. Existem no mercado ferramentas que permitem uma segmentação, tornando mais fácil encontrar os candidatos adequados.

A tarefa é mais exigente quanto mais invulgar é o perfil de colaborador que procuram. O recrutamento através do LinkedIn pode ser uma ajuda preciosa, quando se procura alguém com uma formação específica.

Promovam a marca da empresa.

Desenvolvam a imagem pública da empresa e trabalhem para que a cultura de empresa seja divulgada de forma abrangente. O potencial desta ação está em chegar não só a novos clientes, mas também a futuros colaboradores.

Ter uma presença nas redes sociais é um dos primeiros passos. É também muito importante recorrer a profissionais de marketing de forma a ampliarem as histórias de sucesso, com conteúdo relevante e útil.

Em conclusão:

Antes de qualquer procedimento de recrutamento, é importante que as empresas tenham uma imagem pública, passando assim a ser consideradas com uma opção na área em que trabalham.

Garantido este aspeto, importa que os processos de recrutamento não sejam apressados, uma vez que encontrar as pessoas adequadas para os lugares pode levar tempo. Apoiem-se em empresas especializadas, em ferramentas de recrutamento ou em redes sociais. É importante acompanhar as tendências se querem encontrar os candidatos certos

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário