Recursos Humanos

Descubram como aproveitar plenamente os talentos seniores

Embora as empresas procurem sempre atrair jovens talentos para o seu âmago, a verdade é que não devem alienar os seus colaboradores seniores. À medida que a pirâmide demográfica se inverte no mundo desenvolvido, há um crescente número de trabalhadores seniores.

Este trabalhadores observaram as grandes mudanças nas empresas e na forma de trabalhar e podem dar um bom contributo.

Qualidades dos trabalhadores seniores.

Estes trabalhadores por via da sua experiência valorizam o caminho percorrido pela empresa, são uma forma de memória viva dela. O fato de terem observado diversas fases, tornam-nos mais críticos e capazes de analisar os motivos pelos quais alguns procedimentos não são bem sucedidos.

Ao longo do tempo, ganharam uma destreza profissional apenas possível com um largo tempo de aprendizagem.

Tarefas mais adequadas.

Para aproveitar realmente o talento destes trabalhadores devem ser encaminhados para tarefas relacionadas com aconselhamento, em tarefas de análise em que emitam recomendações. Na área de formação também podem ser determinantes, ajudando a preparar os jovens talentos na empresa, ocupando o lugar de formadores ou mentores, realizando uma passagem do testemunho.

Um software de recursos humanos possibilita um melhor acompanhamento de todos os colaboradores, e das suas necessidades de formação. Desta forma cria-se uma relação de acompanhamento do trabalho de formação e das necessidades dos formandos.

Também são muitas vezes as pessoas adequadas para serem os interlocutores entre outras empresas, devido aos muitos laços criados ao longo do seu percurso profissional.

Trabalho direcionado.

O trabalho relacionado com contas mais antigas e clientes da mesma faixa etária obtêm geralmente melhores resultados. Em situações em que é necessário estabelecer uma relação de confiança, na procura de investimento ou na resolução de conflitos.

Todas as empresas devem tentar aproveitar a diversidade dos seus recursos humanos e aproveitar os distintos contributos trazidos à organização, existem alem das caraterísticas individuais, pontos fortes em cada grupo geracional.

 

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário