Faturação Sage Faturação

Dicas sobre como evitar um esgotamento

O ritmo de trabalho intenso, combinado com um grau de exigência elevado, conduz a que muitos trabalhadores se sintam à beira de um burnout.

Semanas de trabalho longas, que se podem estender até às 60h semanais, tornam comuns as situações de esgotamento. Os empregadores, conscientes desta situação, reagiram ao longo do tempo de três formas distintas

As reações dos empregadores.

As reações dos empregadores foram mudando no decorrer da última década. A primeira medida passou por compensar financeiramente os colaboradores pelas suas horas extras.

Uma segunda estratégia foi a incorporação de espaços de diversão no local de trabalho. Cafés, ginásios, máquinas de jogos e serviços como lavandarias, numa réplica da vida privada no local de trabalho.

A terceira opção, a mais recente, pautou-se por uma aplicação de programas de saúde mental, nomeadamente programas de mindfulness.

Ir ao centro do problema.

Por muito válidas que sejam estas estratégias, nenhuma delas procurou realmente solucionar a questão relativa ao excesso de trabalho. Não porque não seja possível, mas porque implicaria uma diminuição nos ganhos das empresas.

Analisar a produtividade mantendo uma postura estratégica.

É muito frequente limitarmo-nos a repetir hábitos de trabalho herdados de colaboradores anteriores, sem uma análise dos passos realizados em cada tarefa. As empresas dedicam bastante tempo a desenvolver estratégias para os seus clientes e marcas, esquecendo que esse trabalho também deve ser aplicado à realidade interna.

Definir métricas de produtividade.

Devem-se definir objetivos e planos para atingir essas metas, acompanhando o progresso. Uma das métricas utilizadas passa pela análise do número médio de horas trabalhado. Coloquem como objetivo o melhoramento dessa métrica e analisem os elementos que a afetam positivamente.

Um software de faturação em cloud permite ter acesso à informação guardada e trabalhar à distância a partir de qualquer dispositivo, contribuindo para um aumento da produtividade. São pequenos gestos que transformam o trabalho.

Uma mudança de cada vez.

Porque é difícil mudar hábitos enraizados. Invistam numa mudança de cada vez, dando prioridade ao elemento que mais afeta a vossa produtividade. Procurem o apoio de algum colega que também esteja empenhado em alterar as suas rotinas de trabalho. Com o apoio de outra pessoa, torna-se mais fácil triunfar.

Por fim, podemos afirmar que conseguir uma maior produtividade, diminuindo o número de horas de trabalho, significa que terão sempre de despender algum tempo a planear. Enfrentar mais uma tarefa pode parecer insuportável, mas é a única forma de lidar com a questão de forma satisfatória.

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário