BMS

Melhorar a capacidade de liderança: equipas mais coesas

Algumas pessoas que nascem com características que as tornam naturalmente lideres, mas todos podemos melhorar as nossas capacidades de liderança se tomarmos atenção a alguns pontos.

Neste artigo vamos dar algumas sugestões sobre como melhorar de forma significativa a capacidade de liderança.

Um exemplo modelo.

Como líder todas as vossas ações serão escrutinadas pelos vossos colaboradores, e como tal devem tentar demonstrar as mesmas atitudes que gostariam de ver na vossa equipa. A importância do exemplo é bastante mais eficaz que qualquer código de conduta.

Manter uma atitude humilde e de constante reconhecimento do valor dos vossos colaboradores, não tenham receio de assumir responsabilidade por aquilo que corre menos bem, e de pedirem desculpa caso seja necessário. É assim que se cria um ambiente colaborativo, admitindo que existem falhas e que todos podemos cometer erros.

Uma boa comunicação.

Mantenham uma atitude de proximidade, de forma a que os funcionários sintam que podem discutir qualquer assunto convosco. Dediquem algum tempo em exclusivo para estas conversas e sejam discretos quanto ao seu teor. A confiança leva tempo a ser estabelecida e qualquer incidente pode destruir o bom entendimento alcançado.

Reconhecer as emoções.

Todos os negócios giram em torno de pessoas e as emoções e diferentes sensibilidades devem ser encaradas como parte essencial. Um bom líder reconhece as diferenças de personalidade e o historial de cada colaborador.

Incentivar a criatividade.

Expressem às vossas equipas que estão abertos a novas ideias, e quando confrontados com elas, ofereçam feedback e conselhos construtivos. Ao sentirem que participam de forma criativa, gera-se um envolvimento emocional e uma sensação de compromisso.

Da mesma forma que criar novos desafios é essencial para manter o trabalho dinâmico. Propor mudanças de funções a nível interno e combater de todas as formas o instalar de rotinas.

Conheçam a vossa equipa.

Saibam os nomes dos vossos colaboradores, mas também quem são as suas famílias ou atividades recreativas a que dedicam tempo. Mostrar interesse e recordar algumas informações chave, são elementos que no decorrer de um dialogo estabelecem uma conexão. É natural que não se recordem de tudo, por isso criar algumas notas com estas informações será muito útil a longo prazo.

Liderar a equipa e gerir de forma eficaz a sua empresa.

Empresas com alguma dimensão necessitam de poder contar com um ERP  que permita uma gestão financeira. Com Sage X3 as empresas passam a contar com uma estrutura de contabilidade financeira flexível e abrangente que inclui, desde gestão de pessoal, contabilidade, custos e orçamento, compromissos e ativos fixos.

O sucesso das empresas e o seu futuro dependem de uma boa liderança, capaz de criar equipas coesas, e de uma boa gestão com um software que permita agilidade e controlo de todos os processos.

 

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário