Gestão de Empresas Sage Enterprise Management

Efeitos da Internacionalização nas empresas Portuguesas

A internacionalização tem efeitos importantes nas empresas funcionando como uma alavanca fundamental para o seu crescimento.

Perante um período de contração do mercado interno, a internacionalização surgiu como uma alternativa com vista a assegurar o desejável crescimento.

Motivos para apostarem na internacionalização.

Um inquérito realizado pela Câmara do Comércio e Industria, indica que quase metade dos inquiridos procurou a internacionalização como um complemento à sua atividade no mercado interno.

30% das empresas admitem terem apostado na internacionalização no seguimento de um contexto de saturação e declínio no mercado nacional. Cerca de 20% das empresas afirmam ter procurado compensar quebras elevadas no mercado interno.

Internacionalização: caminho para o crescimento.

Em 25% dos casos, as atividades de internacionalização representam cerca de 80% do volume de negócios, o que significa que estas empresas não estão expostas a alterações no mercado nacional, dando ao mesmo tempo um forte impulso ao equilíbrio da balança comercial nacional.

A maturação da internacionalização.

O tempo já decorrido desde que as empresas iniciaram os seus processos de internacionalização traz alterações e tem reflexos na performance das empresas.

Nota-se que as empresas mais expostas aos mercados estrangeiros passam por um processo de consolidação, de ganho de novos mercados de forma progressiva e que a relação com clientes chave se vai consolidando.

As empresas inquiridas, nas quais as atividades de internacionalização atingem cerca de 80% do volume de negócios, iniciaram este processo há 20 anos. Enquanto as empresas em que a internacionalização representa menos de 10% começaram este percurso há menos de um ano.

Expansão para novos mercados.

A expansão para novos mercados aparece sempre associada a uma melhoria dos resultados. As empresas presentes em mais de 5 mercados têm o seu core business na exportação.

Um software preparado para a Internacionalização.

Avançar para os mercados externos significa preparar a empresa com um ERP que consiga suportar o crescimento do negócio à escala global. As soluções de Sage Enterprise Management permitem a colaboração entre diferentes divisões da empresa, em várias línguas e respeitando as legislações em cada país.

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário