Gestão de Empresas Sage Enterprise Management

Efeitos do Brexit: várias empresas abandonam Londres

Londres tem sido uma das principais capitais europeias da inovação, com milhares de empresas a escolherem esta cidade para se constituir e crescer. Os motivos apontados são vários: ambiente multicultural, acesso a investimento e os casos de sucesso de empresas que deram aqui os seus primeiros passos antes da internacionalização.

Brexit, o começo do fim de uma era.

A votação favorável à saída do Reino Unido da União Europeia criou algum pânico junto das empresas. Existe incerteza em relação ao processo de saída. Na cimeira de 18 de outubro, foi possível chegar a acordo quanto a prazos e procedimentos, embora ainda seja necessário acertar vários aspetos.

Apesar de a economia ter retomado o ritmo de crescimento anterior ao Brexit, e das tentativas do governo britânico em tranquilizar as empresas com sede no Reino Unido, várias já se deslocaram para outras cidades europeias.

Um ambiente hostil à imigração.

A cidade de Londres como capital multicultural, dinâmica e polo de startups, transformou-se pós-Brexit. A imprensa sensacionalista, grupos de extrema-direita e mesmo os partidos do centro parecem ter aderido a um discurso hostil à imigração. O resultado é um ambiente de insegurança, com ataques de natureza racista a imigrantes.

Europeus escolhem novos destinos.

São várias as empresas que se deslocaram para outros países europeus, onde estão a surgir novos hubs de inovação. Segurança, incentivos governamentais e um ambiente multicultural tornaram Berlim, Amesterdão ou Lisboa as cidades do momento. Lisboa tem vindo a acolher nómadas criativos digitais oriundos de todo o mundo, atraídos por boas condições, pela beleza da cidade e um clima ameno.

Um mundo em mudança.

As mudanças são cada vez mais rápidas, as cidades são destronadas e surgem novos centros de inovação, enquanto as empresas estão sujeitas a uma intensa competição entre si. É fundamental decidir com rapidez, com base em dados obtidos em tempo real.

A Sage tem soluções de ERP de rápida implementação que permitem uma visão da empresa a 360°. Com Sage Enterprise Management, acompanhe as mudanças e torne a sua empresa mais competitiva.

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário