BMS

Empresas familiares: os desafios

Empresas familiares: pontos fortes, desafios principais e o papel do software ERP no desenvolvimento do seu pleno potencial.

As empresas familiares têm características próprias e estima-se que sejam cerca de 70% do tecido empresarial português, marcando a economia com as suas particularidades.

Entre os seus pontos fortes conta-se a tomada rápida de decisões – permitida por hierarquias flexíveis e de proximidade, o que empresta alguma plasticidade a estas empresas. A partilha de um quadro comum de interesses e valores também facilita a gestão, eliminando conflitos e divergências de opinião. Em períodos de crise e dificuldade, existe uma elevada entreajuda e investimento pessoal na empresa.

As principais dificuldades situam-se ao nível de uma profissionalização ainda débil, bem como problemas na sucessão – que por vezes colocam a continuidade da empresa em causa -, e um uso ainda insuficiente de ferramentas tecnológicas.

Um dos benefícios da utilização de sistemas de gestão pode ser a superação do elemento emocional na gestão, muito presente neste contexto de empresas familiares.

Soluções integradas com ERP: gerir a emoção com tomadas de decisão equilibradas.

Criar toda uma base de conhecimento objetivo e atualizado sobre o negócio vai conduzir a uma tomada de decisões mais racionais e ponderadas: a emoção deixa de ser uma desvantagem.

O software de gestão integrado simplifica parte do seu negócio, deixando para trás os antigos sistemas de ERP complexos e de difícil aplicação. Torna-se possível acelerar processos de compras, produção, controlo de stocks e vendas, sobrando mais tempo para um apoio eficiente ao cliente.

O tempo é essencial para fortalecer laços, quer entre os clientes e a empresa, quer entre a empresa e os seus fornecedores, transformando a emotividade das empresas familiares num ponto de diferenciação positiva face à concorrência.

Integrando tanto o backoffice como o frontoffice, o software de gestão integrado oferece uma concentração de informação sobre a empresa em apenas um local, o que facilita a sua consulta, transformação em relatórios e utilização na tomada de decisões.

As soluções são adaptadas tanto ao utilizador como às regras e especificidades de cada empresa, com uma visão consolidada do negócio. Assim, torna-se possível uma maior competitividade e capacidade de adaptação a um mercado em constante mudança, o que corresponde a um salto qualitativo em direção a um crescimento seguro.

Consultem as diferentes funcionalidades dos inovadores softwares em ERP que a Sage tem para vos oferecer, aqui.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário