Faturação

Encorajar a inovação na empresa: 4 passos transformadores

É normal existir uma resistência à mudança no seio das organizações: com frequência existe algum receio em integrar modificações.

Resistência à inovação.

No entanto, esta resistência quase irracional é algo que as empresas devem combater: a inovação é essencial ao crescimento das empresas e repetir fórmulas que no passado foram bem sucedidas é um caminho certo para a estagnação.

Conseguir esta transformação a nível de atitude interna nem sempre é fácil e neste artigo vamos dar algumas sugestões de como abordarem este tema de forma bem sucedida.

Existe a tentação de aplicar as mesmas soluções inovadoras de outras organizações mas devem ter em conta que deve existir uma reflexão e adaptação à vossa empresa. Aprender com casos bem sucedidos é fundamental mas sem os reproduzir cegamente, pois é importante analisar e adaptar as soluções à vossa realidade.

Reservar tempo para a inovação.

Cabe aos gestores criar tempo para a criatividade e inovação, uma vez que os colaboradores sobrecarregados com outras tarefas não terão essa iniciativa.

Entre 15% a 20% do tempo dos colaboradores deve ser dedicado a um trabalho de pensamento criativo: com algum tempo e menos pressão é possível ultrapassar problemas e chegar a novas soluções.

Uma das formas de poupar tempo passa pela utilização de um software de faturação, para que se torne mais fácil gerir o negócio com software sempre atualizado e certificado.

Aceitar os fracassos.

Apesar de poderem ter uma equipa focada na inovação, nem todas as ideias produzidas equipa serão vencedoras. É necessário acumular um capital de ideias e é desse trabalho que irá emergir uma ideia vencedora.

Tratar os fracassos de forma negativa apenas tem como resultado a inibição dos vossos colaboradores. Importa reconhecer que nem todas as ideias poderão ter sucesso.

Criar um caminho para inovação.

É necessário que exista uma hierarquia atenta ao acompanhamento das ideias que são produzidas ou os colaboradores ficarão frustrados por não receberem resposta. Esse vazio de resposta resulta numa baixa da produção e da qualidade de ideias, com o resultado de toda a inovação ficar comprometida.

Encorajar a criatividade.

Existem estudos que indicam que a criatividade aumenta com a atividade, exercício físico e envolvimento em interesses variados. Potenciar a inovação passa por encorajar os funcionários a serem pessoas ativas, seja através de reuniões no exterior, reuniões durante caminhadas ou, simplesmente, incentivando o hábito de dar pequenos passeios ou criando áreas na empresa que se prestem a um momento de exercício físico.

A conjugação de todos estes elementos irá favorecer a inovação e transformar as vossas empresas de forma radical.

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário