Faturação

Estratégias para aumentar a taxa de conversão

Em início de novo ano, deixamos-vos 5 estratégias poderosas que podem ter um efeito imediato na vossa taxa de conversão.

Quais são as estratégias?

  • Acordo prévio. Esta estratégia consiste em acordar com um parceiro – de forma formal ou informal -, que darão os mesmo passos no que diz respeito ao processo de vendas. Ou seja, definem previamente quem vão ser os fornecedores e parceiros em todo o processo, alcançando benefícios para todas as partes. Neste caso, estão a afirmar a vossa confiança nos parceiros de negócio e na sua capacidade de tomarem decisões de compra.
  • Sentimento de perda. Nada tem mais influência nas vendas – e na taxa de conversão – como o sentimento de medo ou de perda. Como é que podem criar, de forma ética, este sentimento? Podem fazer promoções e ofertas com datas de expiração, alguma gratificação imediata para quem compra o produto ou serviço na hora, baixas de preço imediatas no caso de compra na hora, entre outros.
  • Dilema. Ao criarem dilemas nos vossos consumidores, eles vão estar dispostos a pagar mais para garantirem um benefício futuro para si próprios. Tudo o que disserem para fazer valer a vossa perspetiva em relação aos benefícios de que podem usufruir – financeiramente e emocionalmente – aumentará a sua motivação para procurarem uma solução sólida e que traga garantias.
  • Prova social. Em circunstâncias incertas, tendemos a fazer o que outras pessoas com quem nos identifcamos fizeram. Como é que se pode transportar isto para o processo de vendas? Ao utilizarem de forma eficaz histórias e testemunhos de clientes, partilharem fotografias e vídeos de clientes satisfeitos com o vosso serviço, procurando formas de por os clientes a interagir com potenciais consumidores. Outra estratégia mais comum é partilhar estatísticas e dados de vendas que destaquem o vosso produto/serviço em relação à concorrência.
  • Inversão do risco. A última das estratégias é tirar o risco de compra dos ombros dos clientes e passá-lo para os vossos. Como? Oferecendo uma boa garantia, dependente do tipo de serviço em questão. Deixando os clientes experimentarem de forma gratuita o vosso produto, por exemplo através de um trial.  Ou permitindo uma pequena compra inicial, para poderem adaptar-se e testar o produto ou serviço à sua vontade.

Estas cinco estratégias de vendas foram pensadas e projetadas para vos ajudar legitimamente a aumentar as vendas, tornando a oferta mais atrativa. Para além destas, é importante que utilizem um software de faturação que vos ajudem a gerir o negócio de forma tranquila e simples e que seja ajustável a cada tipo de empresa.

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