Recursos Humanos

Estratégias para manter alta a moral da equipa

É fundamental para sucesso de uma empresa que a equipa esteja motivada e que o trabalho não seja encarado como um sacrifício.

Vamos dar algumas sugestões sobre como evitar que isto aconteça e como construir um ambiente de trabalho que seja convidativo e, desta forma, atrativo para formar bons profissionais.

Comunicação.

A melhor forma de evitar um mau ambiente é evitar a circulação de boatos dentro de uma empresa. Para isso não acontecer, procurem abordar os assuntos que podem causar incómodo entre a equipa, em reuniões.

Convidando a colocação de questões, e de dúvidas, resolvendo inseguranças e voltando a colocar o foco de atenção no trabalho.

Reconhecer valor.

Procurem reconhecer e apreciar o trabalho dos colaboradores. Alguns colaboradores têm dificuldades em reconhecer se fizeram um bom trabalho e cabe aos gestores elaborar programas que reconheçam a evolução dos funcionários.

Um software de gestão de Recursos Humanos ocupa um papel significativo na melhoria da gestão do desempenho e competências das vossas equipas.

Valorizar o tempo livre.

Compreender que, após períodos de trabalho muito intenso, pode ser necessária uma pausa. É sempre uma boa ideia celebrar o sucesso de projetos premiando colaboradores com mais tempo livre ou deslocando reuniões para ambientes fora do escritório.

Quebrar a rotina e fomentar o espírito de equipa, através de jogos que encorajem a resolução de problemas, também estimula o empenho conjunto em objetivos comuns.

Ambiente de trabalho positivo.

Existem várias formas de criar um ambiente com energia positiva, apenas com pequenos investimentos que transformam o local de trabalho. Podem passar por criar um espaço de relaxamento na empresa, adquirir alguns equipamentos como uma máquina de jogos ou fornecer comida saudável.

A presença de música ambiente que inspire a tranquilidade pode ser outra opção transformadora do ambiente de trabalho.

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário