Browsing Tag

Black Friday

Sage Enterprise Management

Como potenciar vendas na Black Friday – Parte 2

Na primeira parte, começámos uma análise dos passos que devem tomar para preparar a vossa loja em previsão da Black Friday. Aqui estão os últimos quatro passos a tomar.

 

  1. Comuniquem as vossas ofertas

O que nunca pode faltar é a comunicação das vossas promoções. Utilizem todos os canais ao vosso dispor. Tirem partido do potencial de alcance das redes socias e das vossas mailing lists, para comunicar as vossas ofertas.

 

Vão disputar a atenção dos vossos clientes com outras lojas. Por isso, nunca é cedo demais para começarem a planear os vossos anúncios de promoções. Assim, serão os primeiros na mente dos clientes, criando uma boa expectativa e assumindo lugar cativo no seu plano de compras.

 

  1. Tenham promoções relevantes

É imperativo que planeiem os vossos melhores descontos para anteciparem o vosso fornecimento e preverem vendas. Devem fazer todos os esforços possíveis para que possam responder às necessidades dos vossos clientes em época de corte de preço. Além disso, devem desenhar um plano de promoções específico para Black Friday, para que os vossos clientes reajam a descontos frescos, e utilizem alternativas quando não conseguem oferecer o melhor preço, como transportes grátis ou descontos em compras futuras.

 

  1. Não descurem o atendimento ao cliente

Preparem as vossas lojas físicas para os muitos clientes que vos vão visitar. Reforcem o número de colaboradores disponíveis, durante estes dias de grandes vendas, e assegurem a sua formação para que possam oferecer a melhor experiência de compra.

 

  1. Atentem ao vosso stock

Muitos clientes criam más impressões em grandes dias de vendas. A sua compra depende de stock que esgotou e só se vão lembrar de uma experiência frustrante. Antecipem grandes vendas e tenham na manga soluções várias para lidar com faltas de stock. Alinhem fornecedores alternativos, mesmo com preços menos atrativos.

 

Sage Enterprise Management permite uma preparação cuidada das vossas vendas, com gestão de produção e cadeia de abastecimento, além de análise de vendas após o facto. Oportunidades de vendas como a Black Friday são chances anuais que devem aproveitar ao máximo. Preparem a vossa loja com engenho e angariem clientes fiéis para este ano e para os que se seguem!

 

Sage Enterprise Management

Como potenciar vendas na Black Friday

Promoções de Black Friday são já uma aposta segura em Portugal, comprovada pelas vendas de anos anteriores. As vendas durante a Black Friday do ano anterior aumentaram 607%, comparativamente com 394% em 2016. É expectável que se mantenha esta tendência de crescimento em 2018. Temos alguns conselhos sobre como preparar o seu negócio para este dia!

 

  1. Atenção à infraestrutura

Não dediquem todo o vosso investimento unicamente à publicidade. Preparem o vosso site para a grande afluência de clientes que respondem ao chamamento de preços mais baixos. Clarifiquem qual o volume de tráfego esperado para o grande dia do evento e estabeleçam um plano de contingência, para o caso de surgirem ainda mais clientes.

 

  1. O apelo do preço baixo

Publicitar preços baixos é uma forma muito eficaz de atrair clientes mas não deixem que uma fraca oferta na vossa loja desencoraje os clientes que a visitam. Se apostarem numa estratégia de poucos preços baixos, existe a possibilidade de se esgotarem rápido, criando uma má experiência de compra. Invistam antes em aliciar o cliente com bons preços que vê ao longo de toda a loja e não apenas em um ou dos produtos.

 

  1. Não manipulem o consumidor

Existem más práticas no comércio de retalho e algumas empresas praticam manipulação de preços, subindo preços na semana anterior à Black Friday para que a descida de preço desse dia seja mais notória e impactante. No entanto, ofertas dissimuladas deste tipo são ilegais, sujeitas a multa, e os clientes têm à sua disposição muitas ferramentas para desmascarar estes estratagemas. Tratem os vossos clientes com honra e honestidade. O vosso melhor desconto possível é o ideal.

 

  1. Analisem os vossos dados

Até empresas em início de vida podem ter acesso organizado e facilitado aos dados das suas vendas. Com uma recolha de dados de pelo menos um ano, podem cruzar essa informação e desenhar a vossa estratégia para Black Friday.

Na segunda parte deste artigo, vamos continuar a estudar a preparação do vosso negócio para o advento anual da Black Friday.