Browsing Tag

BMS

BMS

6 Pontos a ter em conta para uma boa liderança

Existem erros que não podem ser cometidos, que podem comprometer todo o trabalho de uma boa liderança. Neste artigo vamos abordar seis pontos fundamentais que fazem a diferença para uma boa liderança.

Tratamento equilibrado da equipa.

Cada pessoa tem suas particularidades e essa individualidade deve ser respeitada. Por isso, é importante que o líder tenha uma boa visão da equipa, entendendo o perfil de todos os colaboradores que fazem parte dela. É importante que as críticas e elogios sejam transmitidos de forma adequada a cada pessoa. Esta é a melhor forma de evitar a desmotivação e conseguir conquistar a confiança de toda a equipa.

Ser coerente.

Um líder deve ser um exemplo de coerência entre as suas ações e palavras. Desta forma, estará a exigir a mesma atitude dos colaboradores e a estabelecer um padrão de comportamento.

Partilhar conhecimento.

Um líder não deve guardar o conhecimento apenas para si, deve compartilhar experiências e mostrar o que os colaboradores podem fazer. É um sinal de segurança e ajuda a criar um canal de comunicação para sanar dúvidas e trocar ideias.

Investir no desenvolvimento dos colaboradores.

O líder deve auxiliar o desenvolvimento profissional da equipa. Ignorar essa necessidade faz com que os colaboradores se sintam desmotivados e dificulta a retenção dos melhores talentos. Depois de definidos os objetivos, cabe ao líder fazer um acompanhamento constante para verificar se o desenvolvimento está a ser conforme o esperado.

Contar com um software de ERP.

Um bom líder deve contar com um bom software: com Sage 100c é mais fácil controlar a evolução da empresa, as obrigações legais e ter uma visão global de todo o negócio.

Saber escutar.

Guardem tempo para ouvir atentamente os vossos colaboradores – com abertura a sugestões -, mas filtrando o que pode ou não ser aplicado. Mesmo que a sugestão não seja útil, há que tratar com consideração os colaboradores pela a sua participação.

A falta de tempo e a pressão levam a que alguns empreendedores esqueçam estes pontos: a boa liderança e motivação são essenciais para o sucesso de qualquer empresa e não devem ser colocadas em segundo plano.

 

BMS

Corporate Governance: uma realidade incontornável para as empresas de hoje

Em tempos de grandes e rápidas mudanças, as empresas procuram assumir modelos organizacionais que tragam uma maior rentabilidade para os seus acionistas, neste artigo vamos ver o que significa o conceito Corporate Governance e como se tornou incontornável.

Em que consiste o Corporate Governance?

Corporate Governance consiste num sistema em que as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os acionistas e conselho de administração, gestores, e conselho fiscal com a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitando o acesso a capital.

Consiste na adoção de um conjunto de práticas para a melhoria dos processos na empresa, maior integração entre os ramos hierárquicos, e o aumento da transparência na prestação de contas a acionistas.

Minimizar riscos.

Desta forma contribui-se para minimizar os riscos presentes em qualquer investimento numa organização. Conceito com origem nos Estados Unidos e no Reino Unido, acabou por se tornar global.

Dificilmente as empresas médias e grande escala, serão consideradas um bom investimento, se não integrarem este conceito na sua organização.

Novos tempos paras as empresas.

Corporate Governance é um conceito fundamental para empresas de média e grande escala, da mesma forma que um software de ERP se tornou essencial para o crescimento. Um software de ERP como Sage X3 proporciona uma gestão mais eficaz e flexível a nível financeiro, na gestão de stocks, e na produção.

Conseguir prosperar num momento tão competitivo para empresas, com projetos a nível global, é fundamental considerar a aplicação de conceitos como o Corporate Governance, e aproveitar toda a vantagem tecnológica que os sistemas de gestão integrada permitem.

Há que continuar sempre a acompanhar a inovação, atentos ao desenrolar de melhores práticas de gestão, assim como das novidades que a revolução digital não para de nos revelar.

BMS

Empresas familiares: os desafios

Empresas familiares: pontos fortes, desafios principais e o papel do software ERP no desenvolvimento do seu pleno potencial.

As empresas familiares têm características próprias e estima-se que sejam cerca de 70% do tecido empresarial português, marcando a economia com as suas particularidades.

Entre os seus pontos fortes conta-se a tomada rápida de decisões – permitida por hierarquias flexíveis e de proximidade, o que empresta alguma plasticidade a estas empresas. A partilha de um quadro comum de interesses e valores também facilita a gestão, eliminando conflitos e divergências de opinião. Em períodos de crise e dificuldade, existe uma elevada entreajuda e investimento pessoal na empresa.

As principais dificuldades situam-se ao nível de uma profissionalização ainda débil, bem como problemas na sucessão – que por vezes colocam a continuidade da empresa em causa -, e um uso ainda insuficiente de ferramentas tecnológicas.

Um dos benefícios da utilização de sistemas de gestão pode ser a superação do elemento emocional na gestão, muito presente neste contexto de empresas familiares.

Soluções integradas com ERP: gerir a emoção com tomadas de decisão equilibradas.

Criar toda uma base de conhecimento objetivo e atualizado sobre o negócio vai conduzir a uma tomada de decisões mais racionais e ponderadas: a emoção deixa de ser uma desvantagem.

O software de gestão integrado simplifica parte do seu negócio, deixando para trás os antigos sistemas de ERP complexos e de difícil aplicação. Torna-se possível acelerar processos de compras, produção, controlo de stocks e vendas, sobrando mais tempo para um apoio eficiente ao cliente.

O tempo é essencial para fortalecer laços, quer entre os clientes e a empresa, quer entre a empresa e os seus fornecedores, transformando a emotividade das empresas familiares num ponto de diferenciação positiva face à concorrência.

Integrando tanto o backoffice como o frontoffice, o software de gestão integrado oferece uma concentração de informação sobre a empresa em apenas um local, o que facilita a sua consulta, transformação em relatórios e utilização na tomada de decisões.

As soluções são adaptadas tanto ao utilizador como às regras e especificidades de cada empresa, com uma visão consolidada do negócio. Assim, torna-se possível uma maior competitividade e capacidade de adaptação a um mercado em constante mudança, o que corresponde a um salto qualitativo em direção a um crescimento seguro.

Consultem as diferentes funcionalidades dos inovadores softwares em ERP que a Sage tem para vos oferecer, aqui.