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Colaboradores

Sage Enterprise Management

5 formas de manter os vossos colaboradores felizes

Há muitas peças no puzzle do negócio de sucesso. Uma das mais importantes é a satisfação dos vossos funcionários. Colaboradores felizes e envolvidos são mais produtivos e dedicados a dar o seu melhor. Por isso, façam uma pausa e considerem como podem maximizar a satisfação da vossa equipa.

  1. Paguem os ordenados a tempo

Enquanto empregador, esta é uma parte essencial do vosso lado do contrato de trabalho. Os vossos colaboradores esperam receber a tempo, por inteiro e sem problemas. A automatização de processamento de ordenados diminuirá o erro humano e trará mais eficiência. É fundamental que considerem soluções que contemplem esta necessidade.

  1. Estudem os dados oferecidos pelos vossos colaboradores

Devem compreender quem empregam e aquilo que os incentiva. Apostem em sistemas de gestão de força de trabalho e de tecnologias de análise de dados, com o intuito de ganharem conhecimento sobre necessidades e feedback dos vossos colaboradores. A partir daí, tornar-se-á mais fácil implementar alterações que ajudem o trabalho, ou reforcem equipas, ou ofereçam formação, de acordo com a informação direta da fonte: os vossos funcionários. Vão ganhar lealdade.

  1. Coloquem os colaboradores nas funções certas

Todos queremos trabalhar onde sentimos que fazemos um impacto positivo para o negócio e onde podemos utilizar as nossas competências. Sistemas de automatização podem libertar muitas funções de tarefas demoradas e oferecer tempo para facetas mais humanas e valiosas do vosso trabalho. Por isso, ouçam as questões dos vossos colaboradores sobre potencial desperdiçado e redesenhem equipas ou proporcionem formação, para que todos possam seguir a sua paixão.

  1. Criem a vossa comunidade de trabalho

As vossas equipas passam muito tempo em conjunto e, por isso, é ideal que haja bem-estar no local de trabalho e entre todos os colaboradores. Encorajem o trabalho colaborativo e assegurem as ferramentas necessárias para que a comunicação circule escorreitamente.

  1. Revejam os vossos benefícios

A retenção de talento é um processo proativo. E não devem esquecer: a remuneração financeira nem sempre é o fator decisivo. Considerem o que interessa aos vossos colaboradores – e potenciais colaboradores – hoje em dia. Podem ser: trabalho remoto ou com horários flexíveis, oportunidades de desenvolvimento profissional ou o ambiente e cultura da vossa empresa. Devem apontar para estabelecer um equilíbrio entre incentivos e prioridades do negócio.

 

Gestão de Pessoas

Os benefícios e dificuldades de avaliações de desempenho

Uma avaliação de desempenho é a melhor forma de analisar a performance de um colaborador, permitindo celebrar os seus sucessos e planear formas de melhoria. O objetivo mais prático deve ser de maximizar o seu desempenho, para benefício tanto do colaborador, como para a empresa.

Como fazer a avaliação de desempenho ideal

Uma avaliação correta e eficaz oferece feedback de valor sobre desempenho concreto e reconhece o esforço no período de tempo que está a ser avaliado. É também um momento para clarificar quais as expetativas sobre o seu trabalho, identificar necessidades de formação e compreender quais os planos e aspirações do colaborador, no futuro. Numa conversa franca, ao discutirem soluções que funcionaram e problemas com os quais se depararam, estarão a fortalecer a relação humana com o vosso colaborador e surgirão muitas oportunidades para reconhecer potencial.

Com uma solução de Gestão de Recursos Humanos Sage, pode agilizar a calendarização de formação e registos históricos de colaboradores, na Cloud, com toda a segurança e acessibilidade.

Trabalho não deve ser apenas avaliado antes desta época

Não encarem, no entanto, uma avaliação de desempenho como o único momento de comunicação. Transmitam informação sempre que surja desempenho fraco e ofereceram sempre críticas construtivas, de forma a não desmotivar. Por outro lado, mantenham discussões salariais separadas de avaliações de desempenho para que essa conversa não se torne o foco.

Delineiem objetivos

A melhor prática para garantir o sucesso do vosso negócio é a instituição de objetivos. Não devem criar demasiados objetivos pois pode levar a desorganização e a uma má priorização dos mesmos.

Utilizem a abordagem S-M-A-R-T, que ajuda a desenhar objetivos de forma a permitir que sejam cumpridos.

  • Specific, ou seja, específico: os objetivos devem ter uma definição clara para que os colaboradores saibam identificar progresso e sucesso;
  • Measurable, ou seja, mensurável: incluam forma de calcular o progresso;
  • Attainable, ou seja, atingível: os objetivos devem ser realistas, para gerarem resultados e não alimentarem desmotivação;
  • Relevant, ou seja, relevante: os vossos colaboradores devem compreender o propósito de cada objetivo dentro da estratégia do vosso negócio;
  • Time-bound, ou seja, com prazo: estabeleçam um limite saudável para o cumprimento dos objetivos, que ajudará a planear processos.

 

Gestão de Empresas

Escolher entre escalar ou aumentar o vosso negócio

Muitas vezes, tomamos como exemplo certos negócios que se tornaram em fenómenos globais do dia para a noite. Este crescimento pode parecer simples mas sabemos são resultado de várias condicionantes. Para atingirem o vosso potencial pleno, devem atentar em alguns pontos específicos. Comecemos por estabelecer a diferença entre aumentar o vosso negócio e escalá-lo.

  • Aumentar o negócio mantém o foco em aumento de receita, com o modelo de negócio que seguem;
  • Escalar o negócio foca-se em aumentar as receitas, adaptando o modelo de negócio para maximizar lucro. Assim asseguram o sucesso do vosso negócio com a sustentabilidade do vosso modelo e com lucros potenciados.

Os cinco elementos essenciais para assegurar esta transição são os seguintes:

  1. Estratégia

Nunca percam de vista o mercado atual, o vosso lugar nesse mesmo mercado e como se podem diferenciar e, consequentemente, crescer. Clareza nestes aspetos não só ajudará os vossos processos, como também trará entendimento à vossa equipa e antecipação pelo futuro.

  1. Finanças

Precisarão de fundos para conseguir crescer mas está estabelecido que aumentar um negócio é um dos maiores desafios para o fluxo de caixa. No entanto, a estratégia certa trar-vos-á um escrutínio das vossas finanças, que pode apoiar o vosso crescimento diretamente. Devem também assegurar fundos de tesouraria, para necessidades futuras. Ganhem conhecimento transversal com uma solução de Gestão Integrada Sage.

  1. Capacidade

Invistam em aumentar a vossa carteira de clientes e fortaleçam a vossa equipa, de acordo com o crescimento que procuram. Para isso, analisem os cargos dos vossos colaboradores e perguntem-se como podem melhorar os serviços que prestam. Por vezes, revela-se ser ideal terceirizar marketing, por exemplo.

  1. Práticas

Para aumentar o vosso negócio, devem oferecer uma prática perfeita, um produto ou serviço de alta qualidade para todos os vossos clientes. O que está em risco é a vossa reputação e possibilidade de crescimento.

  1. Liderança

Para este vosso objetivo de crescimento, precisam das pessoas certas. O talento certo fará uma grande diferença no momento de escalar a dimensão de uma empresa. Por isso, ofereçam formação adequada aos vossos colaboradores mais promissores e recrutem externamente à procura das habilidades necessárias.

 

Gestão de Pessoas

10 formas de dar as boas-vindas mais produtivas aos vossos colaboradores

  1. Tenham interesse genuíno pelas pessoas com quem tem trabalham

Toda a gente responde a sinceridade. Há espaço no local de trabalho para criarmos relações interpessoais saudáveis. Que começam com demonstração de interesse nos vossos colaboradores.

  1. Reconheçam que cada novo empregado precisará de tempo para aprender

Assegurem-se que a informação flui no vosso negócio, que há espaço para lançar novas questões e, principalmente, que cada novo colaborador recebe formação. Incluindo sobre os benefícios que lhe são oferecidos!

  1. Aceitem as diferenças – e aproveitem a diversidade de talentos

Somos mais fortes quando agimos juntos! A diversidade de origens e de capacidades trará mais riqueza à vossa empresa. Por isso mesmo, devem prezá-la.

  1. Reservem tempo para conhecerem os vossos colaboradores

Contrariem a lufa-lufa do vosso negócio e estabeleçam momentos para se sentarem com os membros novos da equipa. Assegurar tempo para os conseguir conhecer melhor fortalecerá as relações de trabalho e introduzirá uma certeza de valorização.

  1. Escutem os vossos colaboradores com atenção

Muitas empresas já instauraram processos de comunicação para que os colaboradores possam dar feedback consistente. Após a implementação de uma boa ideia como esta, devem honrá-la, com uma análise séria das questões que se levantem.

  1. Aceitem os erros ocasionais

Todos nós fazemos erros. Garantam que, nesse tipo de situações, a vossa equipa reage da forma correta e adequada à identidade da vossa empresa.

  1. Ofereçam formação para atender a quaisquer fraquezas ou mal-entendidos

Um novo colaborador é uma nova aposta. E uma nova aposta merece ter todas as ferramentas ao seu dispor para fazer o melhor trabalho. Giram a vossa oferta de formação facilmente com uma solução de Gestão de Recursos Humanos Sage.

  1. Abordem desempenhos insatisfatórios antes que criem desmotivação na equipa

Independentemente da sua razão, o desempenho pior por parte de um colaborador pode ter grande impacto na equipa. O ideal é analisar o assunto e propor mudanças práticas antes que gere outras consequências.

  1. Mantenham os vossos colaboradores informados sobre todas as mudanças

A vida do vosso negócio são as pessoas que o fazem convosco. Quem implementa as decisões que são tomadas pela chefia devem ter conhecimento do rumo e razão das mesmas.

  1. Sejam positivos

O vosso estado de espírito marca muitas vezes o tom do vosso ambiente de trabalho. Portanto, mantenham a disposição do vosso negócio animada!

 

Gestão de Pessoas

Como dar as boas vindas a novos colaboradores

A integração de um novo colaborador numa empresa é um momento crítico no seu percurso. São confrontados com novas formas de trabalho e com novas dinâmicas de equipa. Agora é o momento de darem as melhores boas vindas ao vosso negócio!

Hora da aula

O maior custo de introdução de um novo elemento numa equipa é o tempo de formação. O período de aprendizagem até o vosso colaborador se tornar produtivo é o momento mais dispendioso. No entanto, este instante não deve ser apressado pois pode ter um valor acrescido. Ao aprender novos procedimentos, podem questionar métodos e dar novas ideias que venham inovar o vosso negócio.

Envolver os vossos colaboradores mais séniores na formação dos juniores é uma ótima forma de demonstrar confiança no seu trabalho e potenciar uma aprendizagem prática e de qualidade.

Ofereçam benefícios

Até para atraírem os candidatos durante o recrutamento, devem estruturar uma oferta de benefícios para os colaboradores. Podem ser também esses benefícios que retêm o talento que o vosso negócio já tem.

Apresentem regalias de acordo com cada pessoa. Alguns preferem dinheiro, outros perspetivas de carreira, ou ainda envolvimento na gestão do negócio. Por fim, não descartem a vertente humana de melhorar as condições do escritório ou de se manterem interessados na família dos vossos colaboradores.

Envolvimento direto

É essencial que os colaboradores sintam que fazem parte do negócio pois são a sua alma. Podem ter o melhor produto do mundo mas, sem pessoas apaixonadas pelos vosso negócio, o entusiasmo e esforço diminuirão.

A Sage oferece várias soluções de Recursos Humanos para providenciar a melhor experiência de trabalho para a vossa equipa.