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Crescimento

Sage Enterprise Management

7 formas de expandir o vosso negócio sem investimento extra

Parece mentira mas é possível expandir a vossa empresa sem investir!

  1. Contratar talento qualificado e diverso

Antes de pensarem em novos recrutamentos, examinem as vossas necessidades e considerem os vossos colaboradores. Estudem a opção de contratar trabalhadores independentes para projetos específicos.

  1. Usar o software certo para gestão

Revejam os softwares em uso no vosso negócio. Escolham soluções inteligentes que vos permitam faturar automaticamente, por exemplo, e ofereçam mais eficiência através de uma visão abrangente.

  1. Aumentar o fluxo de caixa

Experimentem oferecer benefícios aos clientes que queiram pagar as faturas antes da data de vencimento, por exemplo. Às deias inovadores, juntem uma Solução de Faturação com relatórios completos para identificarem áreas de melhoria.

  1. Planear, planear, planear

Mantenham sempre o vosso plano de negócios atualizado! Monitorizem o crescimento do vosso negócio para se assegurem que corre de acordo com o plano, para que a vossa infraestrutura esteja sempre preparada.

  1. Falar com os clientes

Estudos demonstram que 68% dos clientes estão dispostos a deixar uma crítica, se for solicitado.

Comunicação direta com os vossos clientes trará informação crucial e deixará os clientes confiantes no vosso compromisso com oferecer o melhor produto ou serviço.

  1. Criar uma lista de e-mail

Para além das redes sociais, lançar correspondência via e-mail para potenciar vendas futuras de clientes atuais. Aproveitem para comunicar ofertas especiais e podem alimentar relações mais próximas com os vossos clientes.

  1. Educar com as vendas

Para manterem confiança nos vossos produtos, usem os novos canais de comunicação para oferecerem conhecimento extra sobre os vossos produtos ou conselhos sazonais. Demonstrem interesse prático no seu bem-estar!

 

Gestão de Empresas

Escolher entre escalar ou aumentar o vosso negócio

Muitas vezes, tomamos como exemplo certos negócios que se tornaram em fenómenos globais do dia para a noite. Este crescimento pode parecer simples mas sabemos são resultado de várias condicionantes. Para atingirem o vosso potencial pleno, devem atentar em alguns pontos específicos. Comecemos por estabelecer a diferença entre aumentar o vosso negócio e escalá-lo.

  • Aumentar o negócio mantém o foco em aumento de receita, com o modelo de negócio que seguem;
  • Escalar o negócio foca-se em aumentar as receitas, adaptando o modelo de negócio para maximizar lucro. Assim asseguram o sucesso do vosso negócio com a sustentabilidade do vosso modelo e com lucros potenciados.

Os cinco elementos essenciais para assegurar esta transição são os seguintes:

  1. Estratégia

Nunca percam de vista o mercado atual, o vosso lugar nesse mesmo mercado e como se podem diferenciar e, consequentemente, crescer. Clareza nestes aspetos não só ajudará os vossos processos, como também trará entendimento à vossa equipa e antecipação pelo futuro.

  1. Finanças

Precisarão de fundos para conseguir crescer mas está estabelecido que aumentar um negócio é um dos maiores desafios para o fluxo de caixa. No entanto, a estratégia certa trar-vos-á um escrutínio das vossas finanças, que pode apoiar o vosso crescimento diretamente. Devem também assegurar fundos de tesouraria, para necessidades futuras. Ganhem conhecimento transversal com uma solução de Gestão Integrada Sage.

  1. Capacidade

Invistam em aumentar a vossa carteira de clientes e fortaleçam a vossa equipa, de acordo com o crescimento que procuram. Para isso, analisem os cargos dos vossos colaboradores e perguntem-se como podem melhorar os serviços que prestam. Por vezes, revela-se ser ideal terceirizar marketing, por exemplo.

  1. Práticas

Para aumentar o vosso negócio, devem oferecer uma prática perfeita, um produto ou serviço de alta qualidade para todos os vossos clientes. O que está em risco é a vossa reputação e possibilidade de crescimento.

  1. Liderança

Para este vosso objetivo de crescimento, precisam das pessoas certas. O talento certo fará uma grande diferença no momento de escalar a dimensão de uma empresa. Por isso, ofereçam formação adequada aos vossos colaboradores mais promissores e recrutem externamente à procura das habilidades necessárias.

 

Sage Enterprise Management

A importância de criar objetivos para ajudar o crescimento do vosso negócio

Definir objetivos para o vosso negócio é uma excelente forma de apostar no seu desenvolvimento. Sem metas estabelecidas, é ainda mais desafiante saber em que direção tentar crescer. Apenas com objetivos mensuráveis, poderão monitorizar progressos e recuos.

Desenhem todas as metas

Estabeleçam objetivos financeiros – faturação, rentabilidade e datas de cobrança – e não financeiros – recomendações de clientes, redução de críticas de clientes, produtividade das equipas de trabalho, eficiência e inventários, por exemplo.

Aliviem a preocupação

Da mesma forma que escrever uma lista de tarefas nos alivia da preocupação de tudo aquilo que precisa de ser feito, uma lista de objetivos para o vosso negócio ajuda a dar estrutura ao vosso fluxo de trabalho. As grandes metas têm de ser divididas em tarefas menores que devem ser executadas semanalmente. Apenas desta forma, podem recompensar cumprimento de objetivos.

Para lá do aumento de vendas

Olhem para lá do aumento da carteira de clientes e de volume de negócios. Foquem-se nas outras facetas do vosso trabalho, como assegurar o cumprimento de prazos e responsabilidades legais ou garantir que os níveis de serviço são cumpridos. Uma vez identificados os fatores que devem ser analisados, podem criar os vossos próprios KPIs, ou seja, Key Performance Indicators, os indicadores-chave de desempenho.

Os vossos objetivos não podem ser demasiado difíceis de cumprir nem demasiado fáceis. Devem encorajar-vos a lutar por melhorias, com medidas realistas. Ou seja, devem ser exequíveis. Apontar para a estrelas é um bom objetivo mas lembrem-se que a viagem até lá será longa e devem planear todos os passos!

As vossas metas podem ser delineadas a 5 ou 10 anos. Podem também ser objetivos de prazo mais curto ou mais longo. Uma vez desenhados, sigam os vossos objetivos de perto, com a gestão transversal de um ERP Sage. Com as informações centralizadas, a supervisão de progressos fica facilitada.

Gestão de Pessoas

10 formas de dar as boas-vindas mais produtivas aos vossos colaboradores

  1. Tenham interesse genuíno pelas pessoas com quem tem trabalham

Toda a gente responde a sinceridade. Há espaço no local de trabalho para criarmos relações interpessoais saudáveis. Que começam com demonstração de interesse nos vossos colaboradores.

  1. Reconheçam que cada novo empregado precisará de tempo para aprender

Assegurem-se que a informação flui no vosso negócio, que há espaço para lançar novas questões e, principalmente, que cada novo colaborador recebe formação. Incluindo sobre os benefícios que lhe são oferecidos!

  1. Aceitem as diferenças – e aproveitem a diversidade de talentos

Somos mais fortes quando agimos juntos! A diversidade de origens e de capacidades trará mais riqueza à vossa empresa. Por isso mesmo, devem prezá-la.

  1. Reservem tempo para conhecerem os vossos colaboradores

Contrariem a lufa-lufa do vosso negócio e estabeleçam momentos para se sentarem com os membros novos da equipa. Assegurar tempo para os conseguir conhecer melhor fortalecerá as relações de trabalho e introduzirá uma certeza de valorização.

  1. Escutem os vossos colaboradores com atenção

Muitas empresas já instauraram processos de comunicação para que os colaboradores possam dar feedback consistente. Após a implementação de uma boa ideia como esta, devem honrá-la, com uma análise séria das questões que se levantem.

  1. Aceitem os erros ocasionais

Todos nós fazemos erros. Garantam que, nesse tipo de situações, a vossa equipa reage da forma correta e adequada à identidade da vossa empresa.

  1. Ofereçam formação para atender a quaisquer fraquezas ou mal-entendidos

Um novo colaborador é uma nova aposta. E uma nova aposta merece ter todas as ferramentas ao seu dispor para fazer o melhor trabalho. Giram a vossa oferta de formação facilmente com uma solução de Gestão de Recursos Humanos Sage.

  1. Abordem desempenhos insatisfatórios antes que criem desmotivação na equipa

Independentemente da sua razão, o desempenho pior por parte de um colaborador pode ter grande impacto na equipa. O ideal é analisar o assunto e propor mudanças práticas antes que gere outras consequências.

  1. Mantenham os vossos colaboradores informados sobre todas as mudanças

A vida do vosso negócio são as pessoas que o fazem convosco. Quem implementa as decisões que são tomadas pela chefia devem ter conhecimento do rumo e razão das mesmas.

  1. Sejam positivos

O vosso estado de espírito marca muitas vezes o tom do vosso ambiente de trabalho. Portanto, mantenham a disposição do vosso negócio animada!

 

Gestão de Empresas

Estratégias para evitar dores de crescimento na vossa empresa – Parte II

O vosso negócio está em ebulição. Este sucesso pede uma mudança de escala. Na primeira parte deste artigo, explorámos algumas práticas para antecipar novas necessidades que possam surgir. Vamos continuar a estudar como assentar as bases para um crescimento pensado.

Equilíbrio entre a vida laboral e pessoal

Todos os negócios são feitos pelos seus colaboradores. Honrem quem construiu a força da vossa empresa convosco: invistam na vossa força de trabalho e ganharão a luta de retenção de talento. Os millenials representarão metade da força de trabalho global em 2020, por isso não é tarde para personalizarem os vossos benefícios de acordo com esta geração.

Hoje em dia, muitos colaboradores procuram flexibilidade no local de trabalho e a introdução planeada de trabalho remoto pode diminuir níveis de stress e pode até vir a reduzir rotatividade. No entanto, antes de lançarem estratégias para melhorar o local de trabalho, devem começar com recolher feedback junto dos vossos colaboradores, para compreenderem o que pretendem. Lembrem-se que pessoas felizes são 12% mais produtivas que pessoas medianamente felizes!

O impulso do dinamismo

Uma vontade de responder às necessidades do mercado que vos rodeia foi aquilo que vos levou a criar um negócio de sucesso. Mas um crescimento rápido pode encorajar-vos a escolher a opção mais fácil e a fugir do enquadramento do vosso plano de negócios.

Para contrariarem decisões simplistas, mantenham sempre uma comunicação aberta com os vossos funcionários. As necessidades presentes e futuras estarão asseguradas pelos vossos produtores atuais? Podem renegociar contratos para poupar tempo e dinheiro? A formação dos vossos colaboradores está atualizada? E as suas ferramentas? Nunca deixem de se manter informados e de questionar como podem melhorar. Uma solução de Gestão Sage ajudar-vos-á a aumentar a rentabilidade do vosso trabalho e potenciar a colaboração entre várias equipas na vossa empresa.