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Crescimento

Sage Enterprise Management

Em que direção corre o caminho da vossa empresa?

Antes de desenharem o vosso mapa estratégico, devem decidir em direção vão levar o vosso negócio. O vosso negócio está em expansão e devem agora decidir para onde dirigir esse crescimento. Têm a opção de partir para uma integração vertical ou horizontal, dependendo dos vossos intuitos e necessidades.

Integrações horizontais

Uma integração horizontal passa por adquirir ou fundir-se com uma empresa similar, na mesma indústria. Desta forma, diminui-se a concorrência e aumenta-se a carteira de clientes. Garante-se também o objetivo de fazer crescer lucros com maiores economias de escala e possibilita-se uma diversificação dos serviços e produtos.

Compreende-se, então, que esta estratégia beneficia empresas com modelos de negócio bem-sucedidos. No entanto, este tipo de integração não tem sucesso garantido. Produtos demasiado similares, culturas de trabalho diferentes ou até conjuntos de clientes contrariantes podem gerar problemas e devem ser analisados.

Os casos de sucesso surgem em mercados em expansão, quando os concorrentes apresentam recursos financeiros menores ou menos capacidades, por exemplo.

Integrações verticais

Uma integração vertical acontece com a expansão de um negócio através da compra de uma outra empresa que opere anteriormente ou posteriormente na cadeia de fornecimento. O posicionamento da segunda empresa deve ser crítico para assegurar abastecimento ou pontos de distribuição, por exemplo. Assim, o negócio principal pode oferecer preços mais baixos ou estáveis e dominar maior parte da cadeia do produto.

Portanto, uma integração vertical pode aumentar os lucros de um negócio com melhor controlo de operações. Contudo, nem todas as empresas são iguais e as necessidades de produção podem ser diferentes para cada uma. Mais uma vez, o compromisso tem que se estudado.

Este tipo de integrações tendem a ser bem-sucedidas quando reduzem custos ao longo do ciclo de produção e uniformizam o controlo de qualidade.

Com um ERP da Sage, ganham a visão completa para poderem tomar todas as decisões estratégicas da forma mais informada e atualizada. As soluções de ERP Sage irão sempre acompanhar o crescimento e expansão do seu negócio, independente da rota que tomar!

 

Sage Faturação

Os passos seguintes para fazer crescer o vosso negócio

O vosso negócio vai de vento em popa! Como aproveitar o desenvolvimento dinâmico da vossa empresa para investir e redobrar o crescimento? Vamos analisar alguns conselhos para fazer crescer o vosso negócio!

Aumentem a vossa base de clientes

Construir uma base de clientes é um processo demorado. Devem dedicar tempo a apelar às necessidades dos vossos novos clientes mas devem procurar ainda mais para completar a vossa carteira. O segredo está em manter comunicação constante com os vossos clientes. O ideal é manter o vínculo comercial com o cliente. Por exemplo, com ofertas especiais, valor adicionado e informação certa no momento certo. Além disso, instaurem uma forma de receber feedback para que possam capitalizar e melhorar o vosso serviço, com base na opinião dos vossos clientes.

Considerem exportar

Avançar para um mercado global abre os vossos horizontes a novos clientes. Exportar exige uma estrutura de produção, por exemplo, que consiga responder às necessidades de vários mercados, para lá das adaptações às características dos mesmos. No entanto, os benefícios podem não acabar em aumento de lucro. A experiência de potenciar a exportação do vosso produto ou serviço trazer-vos-á novas relações e possibilidades, além de inovar vários processos de trabalho.

Abram mais lojas

Repliquem o vosso modelo de negócio para além da vossa primeira loja. Apesar de cada loja ser uma loja, têm em mãos muita informação valiosa para a criação de uma nova loja – no local certo, de acordo com o cliente que procuram, no momento certo. Assim, aumentam as vossas chances de sucesso!

Optem por soluções de faturação Sage

As tarefas administrativas mantêm o vosso negócio em funcionamento mas não precisam de o restringir. Escolham uma solução de Faturação Sage para gerir stock, fornecedores e armazéns, de forma a ganhar oportunidade para desdobrarem o sucesso da vossa empresa.

Desenhem uma estratégia de crescimento

Decidam o caminho que o vosso negócio vai tomar. Por exemplo, vão continuar dentro da mesma linha e oferecer o mesmo produto ou quando vão investir em inovação de produção. Estudem associações com outros serviços ou a entrada em novos mercados satélite, onde o investimento de lançamento seja minimal e o retorno possivelmente muito grande.

 

Gestão de Empresas Sage Enterprise Management

5 Dicas para acelerar o crescimento do negócio – segunda parte

Hoje damos continuidade ao artigo com dicas para acelerar o seu negócio. Na primeira parte referimos a importância da contratação e de manter sempre um foco atento no cliente.

Adapte-se às mudanças tecnológicas

Existem diversas formas de as empresas tirarem melhor proveito das tecnologias, serviços e sistemas modernos que reforçam o seu funcionamento e ajudam a apoiar o crescimento.

Adotar serviços baseados na cloud, por exemplo, é uma forma de reduzir a infraestrutura de TI da sua empresa. Não só́ reduz os custos e melhora a eficiência, como liberta a sua equipa de TI para explorar outras formas de utilizar a tecnologia emergente que pode melhorar o negócio ao invés de ser apenas uma ferramenta de resposta aos problemas.

A mesma tecnologia pode também proporcionar aos colaboradores a flexibilidade de trabalharem em movimento ou remotamente. Isto dá-lhes a oportunidade de terem a flexibilidade de gerir as suas atividades diárias ou procurarem novas oportunidades de negócio.

Sistemas avançados com machine learning e inteligência artificial podem automatizar tarefas morosas de gestão ou processamento de dados. Este tipo de tecnologia pode libertar as equipas para tarefas mais inovadoras e estratégicas que reforcem diretamente o crescimento do negócio e o resultado final.

Se utilizada sabiamente, a tecnologia pode ajudar a tornar a sua empresa mais inovadora, produtiva e proporcionar as bases para a próxima fase de crescimento.

Mantenha-se na vanguarda

Potenciar as vendas a curto prazo através de promoções e de novos produtos e serviços irá ajudar a aumentar as receitas, mas não é a melhor forma de posicionar a sua empresa para um futuro crescimento a longo prazo. As empresas devem ter uma visão global e criar estratégias para se manterem a par das tendências do mercado e dos clientes, e à frente da concorrência.

Isto requer uma perspetiva mais completa e a longo prazo do funcionamento da empresa e do negócio – a visão da empresa, as estratégias de vendas, o posicionamento de mercado, o mercado de trabalho, a infraestrutura tecnológica e processos, etc.

Por exemplo, a sua cadeia de distribuição poderia ser mais eficiente? Existem mercados em que pode apostar e onde os seus concorrentes ainda não estão? Tem um portfólio de produto demasiado complexo? Está a investir o suficiente em marketing?

Estas análises podem ajudá-lo a encontrar formas de tornar o seu negócio mais eficiente e eficaz, bem como encontrar novas oportunidades de lucro. Mas, podem também ajudar a identificar formas de reduzir os riscos operacionais da empresa.

Conte com um software de ERP Sage que permita acompanhar os processos da sua empresa, aumentando a eficiência em todas as áreas.

Centre-se no seu negócio, não na concorrência

Em vez de se centrar na concorrência, invista tempo e recursos a tentar compreender melhor o seu negócio. Desenvolva e cuide da sua equipa para aumentar o envolvimento dos colaboradores – e isto não significa apenas pizzas e mesas de ping- pong.

Um relatório sobre o compromisso dos colaboradores indica que estes preferem sentir-se valorizados e reconhecidos do que receber determinados benefícios. O mesmo relatório sugere que um crescimento de 50% no compromisso dos colaboradores equivale a um crescimento de 3% de receitas no ano seguinte.

Impulsionar o crescimento do negócio não se faz com a oferta de gadgets e benefícios imediatos. É uma atitude que deve estar presente em todos os departamentos e colaboradores. Desde as pessoas à tecnologia, das operações aos processos, ao assumirem esta abordagem as empresas podem garantir o crescimento a longo prazo que todos desejam.

Leia a primeira parte do artigo, aqui.

 

 

Gestão de Empresas Sage Enterprise Management

5 Dicas para acelerar o crescimento do negócio

Existe atualmente nas empresas a necessidade constante de continuarem a reposicionar-se e a reformular as suas estratégias na procura pelo sucesso. De acordo com um recente estudo da PWC – 2017 CEO Survey -, cerca de um quarto dos CEOs aponta a inovação como a sua principal prioridade para 2018 – ultrapassando prioridades como o capital humano, a concorrência, a experiência do cliente e as capacidades tecnológicas.

No entanto, esta intenção de inovação e crescimento é frequentemente mais fácil na teoria do que na prática. Trabalhar no sentido de identificar novas áreas de crescimento, novas oportunidades e estabelecer planos para o sucesso a longo prazo, pode ser uma proposta complicada para as organizações, novas ou já existentes.

Existem algumas formas de estruturar e planear este processo de aceleração do crescimento do negócio, que a Sage resume nestas cinco dicas:

Contrate as pessoas certas

Diz-se frequentemente que uma empresa é tão boa quanto os seus colaboradores, no entanto, contratar as pessoas certas para a sua empresa implica um planeamento cuidadoso. É fundamental estabelecer os tipos específicos de capacidades e conhecimento que necessita para o seu negócio e a função e equipa para onde está a recrutar.

Pondere se pretende reforçar a sua equipa com pessoas com recursos gerais que podem ser moldadas para diferentes áreas do seu negócio, ou procurar recursos com experiência e conhecimentos específicos que preencham lacunas existentes ou ajudem a impulsionar o negócio em novas áreas de produto ou mercados.

Uma equipa de trabalho deve ser tão diversificada quanto os clientes da empresa. Contar com pessoas de diferentes origens (género, etnia, nacionalidade, experiência) irá ajudar o seu negócio a ganhar maior conhecimento e perspetiva para oferecer produtos e serviços a sociedades cada vez mais diversificas. Por exemplo, um estudo recente de McKinsey, “Why diversity Matters”, sugere que empresas com géneros diferentes atingem normalmente um retorno financeiro 15% superior e empresas com diferentes géneros e etnias obtêm de retorno 35%.

Foco no cliente

O sucesso a curto e a longo prazo depende da definição de novas e fiéis bases de clientes. As empresas centradas nos clientes são 60% mais rentáveis. No início dos seus percursos a estratégia das empresas está orientada para o cliente, e o único foco é ganhar clientes e mantê-los satisfeitos. No entanto, à medida que as empresas crescem, pode ser fácil perder o foco nos seus clientes e permitir que outros processos interfiram.

Existem soluções para enfrentar este problema. Analise a sua base de clientes atual para identificar forças e fraquezas na forma como a sua empresa atua quando retém clientes. Preste bastante atenção às tendências de mercado.

Realize estudos, entreviste clientes novos, atuais e antigos, e sobretudo oiça – e responda a – todas as preocupações e feedback do cliente. O Net Promoter Score (NPS), por exemplo, é uma excelente forma de analisar a experiência do cliente e prever o crescimento do negócio. Ao adotar o NPS, as empresas podem fazer as questões certas para descobrirem os clientes promotores e detratores, produzindo uma medida do desempenho da organização através dos olhos dos clientes.

Graças às redes sociais e aos fóruns online, existem atualmente mais formas de comunicar com os seus clientes, criar conversações bidirecionais e desenvolver uma comunidade ativa. Isto poderá́ significar um investimento em novas opções no seu website ou uma reestruturação do suporte prestado ao cliente – mas os investimentos irão ajudar a desenvolver confiança e fidelidade por parte dos seus clientes.

Conte com um software de ERP Sage que permita acompanhar os processos da sua empresa, aumentando a eficiência e comunicação em todas as áreas.

Existem ainda outros fatores que devem ter em conta. Não deixe de ler a continuação deste artigo, aqui.

 

BMS

O que é a Gestão de Conhecimento?

Saibam como a gestão de conhecimento pode transformar a vossa empresa.

Este termo foi cunhado no inicio da década de 90 e é frequente ouvirmos esta expressão associada a grandes empresas. No entanto, a sua aplicação é aplicável a todas as empresas, independentemente da sua escala.

A gestão de conhecimento relaciona as áreas de gestão estratégica, teoria da organização e sistemas de informação, estabelecendo uma colaboração e partilha de todo o conhecimento entre a empresa e os colaboradores, transformando o conhecimento e otimizando o desempenho individual e de cada setor.

Para este objetivo contribui a educação corporativa, que procura transformar o conhecimento em estratégias a longo prazo, formando novos talentos e partilhando a sua aprendizagem, evitando perdas de tempo. O software de gestão integrada permite uma partilha do conhecimento dentro da organização, aumentando a eficiência e produtividade, reduzindo custos e tornando maior a produtividade.

A gestão de competências identifica as competências fundamentais para que o negócio atinja todos os objetivos, apurando o tipo de formação necessária para cada colaborador e cada departamento.

É, também, fundamental uma reciclagem do conhecimento, assimilado num ambiente interno e externo, através das inovações tecnológicas, de fatores culturais e políticos e da experiência da concorrência. Com o software de gestão integrada, todo o controlo da empresa se torna mais simples com acesso a relatórios em tempo real, que contribuem para um maior conhecimento dos dados do negócio e facilitam a eliminação de ineficiências quer a nível operacional, quer a nível comercial.

Com a utilização de software de gestão integrada na vossa empresa, é possível a redução de custos em planeamento e desenvolvimento ao serviço da gestão do conhecimento. Conheçam as opções de software ERP: como este pode ajudar as vossas empresas a colocar em prática uma gestão do conhecimento, progredindo a produtividade e crescimento.