Browsing Tag

Criatividade

Recursos Humanos

Como encorajar a criatividade dentro da empresa

As empresas têm de se manter inovadoras para continuarem a ser competitivas no mercado. Esta ideia conduziu a que se começasse a questionar quais os elementos decisivos na criação de um ambiente inovador.

Como se caraterizam os inovadores?

Normalmente associa-se a criatividade a pessoas enérgicas e comunicativas mas a investigação veio demonstrar que a ideia do criativo com uma personalidade expansiva não corresponde na maioria dos casos à realidade. Muitos dos criativos podem ser descritos como pessoas introvertidas.

Um bom recrutamento

É importante recrutar colaboradores com interesse por resolver problemas específicos das funções que irão assumir no seio da empresa. E que, de preferência, sintam um envolvimento pessoal com os temas que irão trabalhar.

Promover um ambiente são

A liberdade de expressão de opiniões, sem receio de represálias, parece ser um dos factores favoráveis que é possível identificar. Um ambiente saudável promove a capacidade de aprendizagem e a descoberta de soluções criativas.

As equipas em que todos os elementos participam em grau semelhante alcançam em geral melhores resultados que as dominadas apenas por um ou dois elementos criativos.

Valorizar o trabalho de equipa

Para valorizarmos o trabalho de equipa, é importante conseguir realizar um bom acompanhamento. O software da Sage Recursos Humanos auxilia as empresas no acompanhamento de equipas, seja através de uma política de formação, seja melhorando a gestão de talentos ou identificando o colaborador certo para cada função.

Em resumo

Nestes termos, pode-se afirmar que as melhores equipas não dependem de um único elemento brilhante mas da boa colaboração entre elementos diversos.

 

 

 

Sage Faturação

Criatividade versus Produtividade

A criatividade e a produtividade são muitas vezes vistas como forças antagónicas no trabalho, mas a verdade é que a criatividade gera soluções que aumentam a produtividade.

Pensar de forma criativa permite resolver problemas e encontrar caminhos alternativos para alcançar uma maior produtividade. Décadas de investigação possibilitaram identificar traços e padrões que impulsionam a criatividade e, baseados nestes elementos, podemos elaborar truques ou métodos que nos auxiliem.

Criar um distanciamento psicológico.

Somos naturalmente mais criativos quando não estamos o tempo todo imersos numa tarefa. Esse afastamento pode ser criado através de um distanciamento físico do local de trabalho, ou dedicando algum tempo a outro projeto. Outra forma de gerar distância é colocar-se no lugar de outra pessoa, ganhando uma perspetiva diferente sobre o tema.

Realizar as tarefas prioritárias nas horas mais produtivas.

Todas as pessoas têm um horário no qual são mais produtivas e é nesse período que devem dedicar-se a executar as tarefas prioritárias. Um autoconhecimento permite identificar qual o momento do dia em que somos mais rentáveis.

A maioria das pessoas têm ciclos de maior concentração que duram entre 90 a 120 minutos. Devem realizar pausas entre estes momentos, de forma a recarregarem energias para o próximo ciclo.

Podem analisar a evolução da vossa produtividade através de um registo no qual inserem informação sobre a vossa energia, concentração e motivação ao longo de três semanas.

Findo esse período de análise, será mais simples identificarem quais os momentos de maior produtividade. Os períodos mais baixos podem ser reservados para tarefas administrativas, em regra menos exigentes.

Constrangimentos à criatividade.

Os criativos não lidam bem com a microgestão, mas algumas restrições podem funcionar como um desafio. Investigadores observaram que, quando sujeita a limitações, a maioria das pessoas tende a demonstrar uma maior criatividade.

A verdade é que, quando os recursos são abundantes, existe um incentivo menor à inovação, o que significa que a criatividade deve ser cultivada e fomentada.

Em conclusão:

Aprender a manter um foco de atenção sem distrações irá trazer, a longo prazo, maior criatividade e produtividade no local de trabalho. Um software Sage Faturação permite o tratamento de tarefas administrativas e a automatização de procedimentos.

Invistam energia criativa na empresa, utilizem o tempo disponível para rever procedimentos e aumentar a vossa produtividade. Lembrem-se, o vosso projeto pode ser a vossa obra prima.

 

 

 

Recursos Humanos

Manter os colaboradores talentosos na empresa.

O mercado de trabalho atual é extremamente dinâmico: coloca-se o desafio aos empregadores de criarem ambientes de trabalho convidativos que encorajem a criatividade e o bem estar. É necessário avaliar a produtividade tendo em conta mais elementos que o simples cumprimento do horário de trabalho.

Considerar a qualidade da produção, criatividade ou a execução de tarefas concretas são exemplos de elementos que podem ser considerados.

Acolher a criatividade.

Significa dar espaço aos colaboradores para serem indivíduos inteiros e reconhecer que muitas das experiências fora do horário laboral trazem elementos para essa criatividade. Os criativos que geram o tipo de propriedade intelectual que leva ao sucesso de um empreendimento demonstram, muitas vezes, dificuldades de conformismo dentro das regras.

Uma das formas de cativar estes colaboradores passa por lhes dar alguma liberdade de ação num espaço de trabalho acolhedor.

Ambiente fértil.

Adaptar a empresa de forma a proporcionar as condições ideais e diferenciadoras para acomodar o talento. Tanto a nível de infra-estruturas como em termos de flexibilidade de horários ou outros elementos que sejam atrativos para os colaboradores.

Promover a aprendizagem e a curiosidade.

Incentivem a frequência de conferências, cursos ou outras atividades que possam, de alguma forma, alimentar e potenciar o talento dos colaboradores.

Software de recursos humanos.

Facilita a tarefa de acompanhar esta força de trabalho tendo, em algumas versões, um portal colaborativo que permite seguir a performance dos colaboradores em tempo real.

Analisem friamente a cultura das vossas empresas: é provável que descubram que não é a ideal para a criatividade. Construir a experiência dos colaboradores de forma a terem uma organização que consiga responder às suas necessidades e que se mantenha estrategicamente à frente da concorrência é um desafio constante.