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Sage Faturação

Portugal: entre os países com os melhores serviços digitais

Nos últimos anos, uma série de medidas criaram um acesso mais fácil aos serviços prestados aos cidadãos, utilizando a tecnologia digital para diminuir a burocracia. Portugal consta na lista dos 30 países mais desenvolvidos em serviços digitais no relatório elaborado pelas Nações Unidas sobre e-Government.

Portugal ocupa o 29.º lugar num total de 193 países, tendo subido 9 posições desde 2016. Os portugueses também se estão a familiarizar com a existência destes serviços, subindo 20 lugares na sua utilização. No relatório, Portugal é elogiado pelas medidas criadas no combate à exclusão digital. São várias as medidas levadas a cabo que têm criado um impacto positivo na vida dos cidadãos e nas empresas nacionais.

Apoio a Startups

No início deste ano, o governo lançou um concurso para startups que usem a tecnologia Blockchain, com projetos que procurem solucionar alguns dos problemas que afligem a humanidade. Estes projetos deveriam estar alinhados com uma lista de 17 objetivos de desenvolvimento sustentável para 2030, estabelecidos pelas Nações Unidas.

O concurso funcionou como um convite às empresas para apresentarem propostas de produtos e serviços que representassem soluções inovadoras.

Projetos locais

A nível local também existem projetos reconhecidos por incentivarem boas práticas. A Câmara Municipal de Cascais desenvolveu uma app que permite ganhar pontos em ações positivas e trocá-los por produtos e serviços. Uma forma de incentivar os munícipes a transformarem positivamente a comunidade em que vivem.

A inovação como motor da economia

Nunca foi tão importante para as empresas acompanharem a inovação e fortalecerem os seus projetos com soluções tecnológicas. É importante contar com um software de faturação que apresente opções flexíveis adequadas às necessidades da empresa. A Sage tem soluções de Faturação são cloud connected, que permitem aceder à informação a partir de qualquer lugar com um dispositivo online.

Aproveitem este momento, invistam na inovação tecnológica e estejam atentos às oportunidades criadas. O tecido económico está a transformar-se rapidamente e as empresas devem acompanhar este movimento.

 

Gestão de Empresas Sage Enterprise Management

O Facebook planeia dar formação a cerca de um milhão de empresas até 2020

As competências digitais são cada vez mais essenciais ao desenvolvimento dos negócios. Qualquer empresa deve ter um site através do qual realizará vendas online ou, pelo menos, apresentará os seus produtos.

Igualmente importante é a presença nas redes sociais e o desenvolvimento de campanhas de anúncios, sem as quais o alcance é cada vez mais limitado. Perante um contexto em que muitas das pequenas e médias empresas têm uma carência de colaboradores com formação nesta área, o Facebook resolveu oferecer formação.

Facebook Community Boost

No passado mês de novembro, teve início um programa de formação com a meta de visitar 50 cidades dos Estados Unidos. A ideia é oferecer formação que poderá ter continuidade online. Para cumprir este objetivo, foram desenvolvidas parcerias com várias organizações locais que irão continuar a oferecer este apoio às pequenas empresas.

Situada no Michigan, a Grand Circus planeia dar formação nos próximos dois anos a cerca de três mil pessoas em marketing digital e em programação. A ideia é ajudar não só as empresas, mas todos os cidadãos que procuram trabalho e carecem de preparação nestas áreas. A formação constitui um elemento diferenciador, tanto em oportunidades como ao nível salarial.

Parcerias com Universidades

Ao nível da educação superior, o Facebook iniciará parcerias junto de Universidades americanas, oferecendo um currículo variado.

A empresa parece apostar em aumentar a sua vertente educacional, expandindo um programa de ensino que inicialmente testou na Alemanha e na Índia – Learn with Facebook. Este programa, além de marketing digital, dá aconselhamento sobre empreendedorismo através de casos de estudo.

O Facebook na Europa

Também na Europa, a empresa aposta em criar três centros de formação em Espanha, na Itália e na Polónia. Além do desenvolvimento de competências digitais, o Facebook pretende ensinar princípios de literacia mediática e de segurança.  Os grupos que serão privilegiados nesta primeira fase são os mais excluídos – idosos, jovens e refugiados.

Num segundo momento, à semelhança dos programas nos Estados Unidos, irão fornecer formação presencial a cerca de 100 mil gestores de pequenas e médias empresas e, até 2020, formação online a 250 mil.

Um ERP que permite integrar várias aplicações

A Sage tem soluções de ERP às quais podem aceder a partir de qualquer dispositivo online, permitindo um controlo perfeito de stocks e da evolução do negócio. Não percam oportunidades, o mundo digital trouxe um conjunto de possibilidades e a rapidez de resposta é essencial ao sucesso.

 

 

Gestão de Empresas Sage Enterprise Management

Como assumir um discurso mais confiante

Ter boas qualidades de comunicação permite aumentar a capacidade de liderança. Permite motivar de forma mais eficaz a equipa, criando uma cultura de abertura e de circulação de ideias.

Existem hábitos diários ao nível da linguagem que têm um impacto negativo nas relações de trabalho.

Recusar projetos.

Quando recusarem um projeto, tenham atenção à linguagem utilizada. É importante ser claro na recusa, sem deixar espaço a interpretações, como acontece quando evitamos dizer “não” claramente e utilizamos expressões como “não consigo”.

É preferível usar a fórmula “não quero/não posso”. A expressão “não consigo” reflete uma limitação, enquanto “não quero/não posso“ sublinha uma escolha. É importante ser claro e afirmativo na argumentação, pois isso reforça o valor pessoal e do negócio.

Pedidos de desculpa exagerados.

A tradição de pedir desculpa por uma resposta de e-mail atrasada está a ser levada ao extremo, com pedidos de desculpas a serem enviados em e-mails de resposta, apesar de esta seguir no próprio dia.

Em vez de se desculparem, agradeçam a paciência do interlocutor e, se considerarem importante, apresentem uma justificação. Esta pequena alteração permite transmitir uma postura de maior segurança.

Estar focado.

Em vez de comunicar que estamos ocupados e que, por esse motivo, não podemos tratar daquele assunto em particular, devemos declarar ou salientar quais são as nossas prioridades.

Em vez de demonstrarmos insuficiência na gestão de tempo e tarefas, devemos de forma segura afirmar que a tarefa proposta terá de esperar, porque temos em mãos outros assuntos prioritários.

Um ERP

Ter acesso a informação sobre a empresa e acompanhar os vários processos permite gerar uma maior confiança, designadamente com a personalização dos mapas financeiros e o acesso a relatórios de gestão. Tenham mais segurança nas vossas decisões, acompanhando a evolução da informação dia a dia com um software de ERP.

A linguagem é determinante na forma como os outros nos perspetivam. Pequenas mudanças podem ter um grande impacto junto daqueles que trabalham ao vosso lado. Lembrem-se que a liderança é algo que pode ser construído.

 

Contabilidade

5 elementos a ter em conta ao contactar com clientes

As primeiras impressões são determinantes em qualquer situação, ainda mais quando falamos de negócios. Muitas empresas perdem oportunidades importantes por um erro de comunicação. Neste artigo vamos analisar 5 pontos a ter em conta quando contactarem clientes.

Procurem perceber que tipo de pessoa vão encontrar e, se tiverem alguém que o conheça, peçam algumas informações genéricas sobre o percurso e perfil do potencial cliente. Isto permitir-vos-á ajustar o discurso desde o primeiro momento. Devem adaptar o grau de formalidade e, se possível, criar um diálogo que explore os pontos em comum, seja um tema da atualidade desportiva ou um hobby.

O cumprimento inicial é mais que uma formalidade.

Ao cumprimentarem um cliente, usem uma fórmula que não seja demasiado impessoal. O cumprimento é o começo de toda a relação e deve ser um convite à abertura de um diálogo. Naturalmente, colocar perguntas é uma forma de mostrar interesse pelo interlocutor.

Não venda, preste um serviço.

Numa primeira abordagem é essencial analisar quais as necessidades do cliente e, só depois, devem apresentar as várias opções de serviço ou produto que têm para oferecer. Se estiverem obcecados por finalizar a venda, o resultado será um cliente que adquire algo, mas a sua satisfação não durará muito. Ao constatar que não conseguiu resolver os seus problemas, ficará desapontado.

Dê um tempo de reflexão ao cliente.

Deixem o cliente analisar as opções oferecidas, ofereçam um café e deixem-no refletir. Não há nada pior que a sensação de pressão provocada por um vendedor. Lembrem-se que um escritório de contabilidade procura ajudar os seus clientes. Demonstrar uma postura tranquila e segura é a melhor forma de transmitir a mensagem.

Mantenha uma postura otimista e tranquila.

Todos temos dias menos bons. Contudo é imprescindível manter a boa disposição e afabilidade perante os clientes. Um sorriso amável e uma postura confiante irão conquistar ouvintes atentos para as vossas propostas comerciais.

Preparação técnica e análise da concorrência.

É natural que saibam tudo sobre as características dos serviços e produtos que comercializam, mas devem também reunir informações sobre os vossos concorrentes. Sistematizem essa informação, destacando as suas vantagens (por exemplo, no preço ou no nível de serviço prestado) e outros elementos que vos sejam favoráveis.

Reúnam também um conjunto de questões que os clientes colocam normalmente e construam as melhores respostas possíveis para essas dúvidas.

A Sage tem software criado a pensar nas necessidades dos Contabilistas – Sage for Accountants, que simplifica o report fiscal e automatiza os processos contabilísticos. Prestem o melhor serviço possível aos vossos clientes e vejam como não há melhor publicidade que os comentários de um cliente satisfeito.

 

 

 

 

RGPD

RGPD: tudo o que as empresas devem saber

É já no próximo dia 25 de maio que o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados entra em vigor. Este regulamento comporta alguns desafios de adaptação para as empresas, em particular as empresas que têm de lidar com o tratamento de dados pessoais no seu trabalho quotidiano.

As grandes mudanças trazidas pela revolução digital, chamaram a atenção da União Europeia para a necessidade de legislação sobre este tema, com o objetivo de criar alguma uniformização sobre o tratamento de dados.

Principais mudanças para as empresas.

As mudanças afetam todos os processos internos que impliquem lidar com dados pessoais. Por este motivo todas os processos empresariais devem ter presente dois conceitos: data protection by design e data protection by default.

Data protection by design, significa que a proteção de dados deve ser uma parte chave em todos os processos e políticas dentro da empresa. Data protection by default, significa que as empresas apenas devem recolher dados estritamente necessários, avaliando a necessidade caso a caso.

Mudanças a nível do consentimento.

As empresas devem conseguir demonstrar que recolheram consentimento de forma positiva. Ou seja, que o consentimento foi dado de forma livre, informada e explicita. Este consentimento deve ser possível de ser editado, ou revogado em qualquer altura pelo cidadão.

Em candidaturas a empregos, os dados a recolhidos devem ser os estritamente necessários e deve ser fornecida a identificação do empregador, assim como do Responsável pelo tratamento de dados no seio da empresa.

Responsável pela proteção de dados.

As empresas devem nomear um responsável pela proteção de dados, que deve analisar de forma transversal todos os departamentos da empresa. Esta figura deve conhecer a origem dos dados pessoais em posse da empresa, e quem tem acesso internamente.

Fugas de dados pessoais.

Passa a ser implementado com o Regulamento Geral de Proteção de Dados a obrigatoriedade de notificar publicamente qualquer quebra de confidencialidade no período de 72h. As penalizações em caso de incumprimento são bastante elevadas, podendo chegar aos 20 milhões ou 4% das operações do grupo, se esse valor for superior.

Existem diferenças nas obrigações entre pequenas e grandes empresas?

Embora não existam diferenças relacionadas com a escala da empresa, as empresas que lidam com poucos dados pessoais, terão menos processos a adaptar. Um pequeno negócio como uma loja trata menos dados pessoais que um banco com milhares de clientes, e como tal os desafios para implementar corretamente RGPD são menores.

O primeiro passo que as empresas devem tomar, passa por um inventário exaustivo sobre todos os dados pessoais que a empresa tem em seu poder. Avaliando se realmente necessita de manter todos aqueles dados em seu poder e se estão seguros.

O levantamento feito pela Sage indica que 44% dos empresários não estão consciente das implicações de RGPD, e a Sage está empenhada em auxiliar no esclarecimento deste tema. Consulte a nossa página sobre RGPD e inscreva-se no webinar que decorre amanhã.

 

Declaração de Isenção de Responsabilidade da Sage

A informação contida nestes artigos tem uma finalidade meramente informativa. Não é nem deve ser entendida como aconselhamento jurídico. Não queremos deixar de reforçar que nada substitui as diligências de averiguação aprofundada e de procura de aconselhamento jurídico pelos próprios clientes, caso não estejam seguros das implicações que o RGPD terá nas suas empresas. Apesar de termos envidado todos os esforços para que a informação fornecida nestes artigos seja correta e atualizada, a Sage não pode garantir o seu caráter exaustivo e exato, uma vez que a informação é facultada do mesmo modo que foi disponibilizada, sem quaisquer garantias expressas ou implícitas. A Sage não aceita qualquer responsabilidade por erros ou omissões e não será responsável por qualquer prejuízo (nomeadamente, prejuízo pela perda de clientela ou lucros cessantes) emergentes de contrato, responsabilidade civil ou outro devido à utilização ou confiança depositada nesta informação, ou devido a qualquer ato ou decisões tomadas em virtude da utilização desta informação.