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Eficiência

Gestão de Pessoas

Os benefícios e dificuldades de avaliações de desempenho

Uma avaliação de desempenho é a melhor forma de analisar a performance de um colaborador, permitindo celebrar os seus sucessos e planear formas de melhoria. O objetivo mais prático deve ser de maximizar o seu desempenho, para benefício tanto do colaborador, como para a empresa.

Como fazer a avaliação de desempenho ideal

Uma avaliação correta e eficaz oferece feedback de valor sobre desempenho concreto e reconhece o esforço no período de tempo que está a ser avaliado. É também um momento para clarificar quais as expetativas sobre o seu trabalho, identificar necessidades de formação e compreender quais os planos e aspirações do colaborador, no futuro. Numa conversa franca, ao discutirem soluções que funcionaram e problemas com os quais se depararam, estarão a fortalecer a relação humana com o vosso colaborador e surgirão muitas oportunidades para reconhecer potencial.

Com uma solução de Gestão de Recursos Humanos Sage, pode agilizar a calendarização de formação e registos históricos de colaboradores, na Cloud, com toda a segurança e acessibilidade.

Trabalho não deve ser apenas avaliado antes desta época

Não encarem, no entanto, uma avaliação de desempenho como o único momento de comunicação. Transmitam informação sempre que surja desempenho fraco e ofereceram sempre críticas construtivas, de forma a não desmotivar. Por outro lado, mantenham discussões salariais separadas de avaliações de desempenho para que essa conversa não se torne o foco.

Delineiem objetivos

A melhor prática para garantir o sucesso do vosso negócio é a instituição de objetivos. Não devem criar demasiados objetivos pois pode levar a desorganização e a uma má priorização dos mesmos.

Utilizem a abordagem S-M-A-R-T, que ajuda a desenhar objetivos de forma a permitir que sejam cumpridos.

  • Specific, ou seja, específico: os objetivos devem ter uma definição clara para que os colaboradores saibam identificar progresso e sucesso;
  • Measurable, ou seja, mensurável: incluam forma de calcular o progresso;
  • Attainable, ou seja, atingível: os objetivos devem ser realistas, para gerarem resultados e não alimentarem desmotivação;
  • Relevant, ou seja, relevante: os vossos colaboradores devem compreender o propósito de cada objetivo dentro da estratégia do vosso negócio;
  • Time-bound, ou seja, com prazo: estabeleçam um limite saudável para o cumprimento dos objetivos, que ajudará a planear processos.

 

Sage Faturação

40 000 dólares de poupança escondidos na salada da American Airlines

Muitas vezes, menos é mais. No caso da American Airlines, uma pequena alteração nas saladas oferecidas em viagem fez uma grande diferença. A poupança multiplicou-se. Foi a azeitona que se fez ouvir pelo mundo todo!

Em 1987, a companhia de aviação American Airlines arrecadou 40 000 dólares em poupanças com uma pequena jogada. Foi algo tão simples quanto retirar uma azeitona à salada oferecida a cada passageiro.

É muito frequente que a gestão de grandes empresas, em épocas positivas, se baseie em investimentos volumosos ou compras massivas. No entanto, nem sempre o caminho para o lucro se faz com gastos adicionais.

Escrutinem os vossos “serviços de bordo”

É essencial que examinem os vossos gastos em épocas de balanço positivo. Os custos exagerados tornam-se flagrantes quando surgem dificuldades de financiamento. Por isso mesmo, a antecipação é ideal. Invistam tempo e recursos, não apenas na angariação de fundos mas também na gestão e contenção de despesas.

Considerem o Princípio Pareto para estudar os vossos gastos

80% dos vossos custos estão a financiar 20% da vossa produção? Optem por revisões periódicas das vossas maiores despesas recorrentes. Poderão detetar formas de melhorar produtividade, com alterações práticas de efeito imediato.

Atualizem valores

Renegoceiem valores para as vossas matérias primas e analisem custos de manutenção de equipamento antigo. Cortes em gastos não vos trarão mais lucros e não são uma estratégia para crescimento. No entanto, podem reorganizar-vos o capital para que apostarem no melhor investimento.

Optem por uma solução de Faturação Sage e ganhem acesso às ferramentas ideais que farão crescer a vossa empresa! Simplifiquem a faturação e vejam facilitada a análise de despesas associadas ao vosso negócio.

 

Sage Enterprise Management

Determinar as vossas horas mais produtivas pode mudar o vosso dia de trabalho

As horas áureas de trabalho não são iguais para toda a gente. Alguns são madrugadores, enquanto outros são pessoas noturnas. Compreender qual é a vossa parte do dia mais produtiva permitir-vos-á tornar o dia de trabalho mais rentável!

A jornada de oito horas, que se adaptava e protegia trabalhadores de fábrica, nem sempre se ajusta à vida do empreendedor. Com a normalização dos locais de trabalho flexíveis, empreendedores e freelancers podem adaptar o dia de trabalho ao seu horário produtivo interior, com flexibilidade de horário de entrada, por exemplo. Vamos descobrir como identificar as vossas horas mais produtivas.

Comecem por uma auto-avaliação

Analisem o vosso dia e horário de trabalho honestamente. Aliás, sejam brutalmente honestos. Apenas assim, podem tomar nota dos momentos em que se sentem mais e menos energéticos. É bastante provável que já saibam que têm grande dificuldade em concentrar-se de manhã, ou que sentem que o final da tarde se arrasta.

Conversem com quem vos acompanha

Comecem por aqueles que vos são mais próximos – famílias, amigos, que vos conhecem como a palma da mão. Terão perceções a oferecer-vos, sobre os vossos surtos e quebras de energia ao longo do dia. De seguida, podem colocar a questão aos vossos colegas ou colaboradores. A sua opinião, enquanto espectadores, pode validar as vossas suspeitas.

Protejam essas horas douradas

Agora que identificaram o momento do dia em que o vosso trabalho é mais rentável, ajustem o vosso dia de trabalho. Tratem estas horas como o vosso próprio horário nobre. Não as desperdicem com distrações ou tarefas rotineiras. Utilizem esse tempo para trabalho criativo e exigente. Honrem-no com trabalho que potencie a vossa produtividade!

Optem por uma solução de ERP para otimizar o vosso negócio

O discernimento que aplicam ao vosso dia de trabalho pode ser uma inspiração para ganhar mais visão em toda a vossa empresa. As soluções de Enterprise Management Sage adaptam-se às necessidades do vosso negócio. Ganharão informação atualizada sobre a totalidade da vossa empresa para desenharem um plano futuro de sucesso!

 

Inovação e Tecnologia

Sage impulsiona a digitalização de 50 000 empresas

O mercado digital português é um diamante em bruto, pronto para expansão. A ideia foi abordada em novembro de 2018, na segunda edição das Sage Sessions. Discutiu-se as dificuldades das empresas portuguesas em implementar uma digitalização de sucesso.

Com o intuito de superar esses obstáculos, a Sage juntou-se à ACEPI para lançar o programa de Comércio Digital. O projeto irá oferecer um voucher gratuito para micro, pequenas e médias empresas, que ajudará à digitalização de 50 000 negócios.

Pretende-se apoiar as empresas a adotar um modelo de negócio digital – através da implementação de uma presença online e da desmaterialização de processos com clientes e fornecedores. O voucher oferecerá ferramentas para construção de um site, juntamente com alojamento e domínio registado do mesmo, e uma caixa de correio eletrónico. Enquanto parceira deste projeto, a Sage é a software house que disponibilizará as soluções de faturação adequadas a cada negócio.

Isália Barata, Diretora de Marketing da Sage, refere que: “Na Sage acreditamos no potencial que a digitalização traz ao negócio e o nosso compromisso é esse mesmo, apoiar as empresas portuguesas com ferramentas que as façam crescer, prosperar e vingar no mercado. Esta parceria com a ACEPI é mais um passo nesse sentido – a digitalização é já inevitável, é um caminho natural, mas muitas empresas precisam de suporte para o conseguirem, nomeadamente as de menor dimensão. Queremos que tenham a possibilidade de adquirir uma solução Cloud ou até mesmo Cloud Connected que se adeque de facto às necessidades reais do negócio e aos seus objetivos de crescimento, seja em Portugal seja em qualquer lado, pois esse é o grande benefício do comércio eletrónico.” 

A longo prazo, pretende-se que as empresas sejam capazes de captar novos clientes, alcançar novos mercados e otimizar processos de organização. Para isso, o Comércio Digital viajará pelo país, de norte a sul, ao longo dos dois anos, à procura dos negócios com vontade de se digitalizarem. Com 150 sessões de apresentação, a ACEPI e as entidades envolvidas pretendem divulgar o projeto junto das empresas portuguesas.

A primeira sessão do roadshow acontece já no dia 6 de fevereiro, em Leiria, no Teatro Miguel Franco, e contará com a presença da Sage. Consulte as restantes datas do roadshow aqui. Inscreva o seu negócio no concurso Comércio Digital aqui.

 

Gestão de Pessoas

Mitos sobre a motivação dos colaboradores

Os dias são frios e curtos e as férias já terminaram. A terceira segunda-feira de cada janeiro foi classificada como o dia mais triste do ano e consequentemente um dia menos produtivo e criativo a nível profissional. Mas, em janeiro, podemos fugir ao desespero e encará-lo como uma tábua rasa inspiradora!

O início do ano civil pode ser um momento de reagrupar esforços e ideias para motivar os vossos colaboradores, com um ambiente de trabalho mais atrativo, e trazer mais empenho. Vamos primeiro desmistificar algumas lendas sobre aquilo que traz motivação aos vossos colaboradores.

  1. Com oito letras apenas se agradece um trabalho bem feito

Mais de dois terços dos inquiridos pela Sage, no estudo “Qual é a razão para os seus colaboradores não trabalharem?”, pretendem sentir valorização e reconhecimento no seu local de trabalho. Dizer “obrigado” é um primeiro passo ideal mas considerem implementar outros sistemas de reconhecimento. Como, por exemplo, e-mails aos colaboradores destacando o desempenho conjunto, juntamente com o envio dos resultados do trimestre, ou incorporando o elogio do trabalho nas vossas reuniões.

  1. A flexibilidade do trabalho remoto desencaminha o trabalhador

Horários flexíveis ou trabalho fora do escritório são opções equacionadas num esquema de trabalho moderno e, por isso, nem sempre bem-encaradas. No entanto, os vossos colaboradores concordarão com a maioria: 81% dos nossos inquiridos afirmam que um local de trabalho maleável traz muita produtividade e empenho. Havendo margem de manobra no vosso negócio para estas alterações, os vossos colaboradores podem adaptar os seus horários às suas necessidades e até às suas próprias horas de maior produtividade.

  1. Janeiro é o único mês para se implementar resoluções de melhoria

O Ano Novo é uma excelente razão para equacionarmos mudanças pessoais na nossa vida, para aumentar o nosso bem-estar. Este entusiasmo pode transferir-se de uma forma saudável para o local de trabalho mas não permitam que estas iniciativas percam balanço enquanto o ano se desenrola.

As vossas equipas de Recursos Humanos devem estar sempre atualizadas e em contato consistente com os vossos colaboradores. A resposta para uma maior produtividade não está em pressentimentos mas na análise do feedback dos vossos empregados. As soluções de Gestão de Recursos Humanos da Sage oferecem as ferramentas ideais para o desenvolvimento e implementação de alterações nas condições de trabalho das vossas equipas. Criem o melhor ambiente de trabalho possível com a contribuição dos vossos colaboradores!