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Sage Enterprise Management

5 formas de manter os vossos colaboradores felizes

Há muitas peças no puzzle do negócio de sucesso. Uma das mais importantes é a satisfação dos vossos funcionários. Colaboradores felizes e envolvidos são mais produtivos e dedicados a dar o seu melhor. Por isso, façam uma pausa e considerem como podem maximizar a satisfação da vossa equipa.

  1. Paguem os ordenados a tempo

Enquanto empregador, esta é uma parte essencial do vosso lado do contrato de trabalho. Os vossos colaboradores esperam receber a tempo, por inteiro e sem problemas. A automatização de processamento de ordenados diminuirá o erro humano e trará mais eficiência. É fundamental que considerem soluções que contemplem esta necessidade.

  1. Estudem os dados oferecidos pelos vossos colaboradores

Devem compreender quem empregam e aquilo que os incentiva. Apostem em sistemas de gestão de força de trabalho e de tecnologias de análise de dados, com o intuito de ganharem conhecimento sobre necessidades e feedback dos vossos colaboradores. A partir daí, tornar-se-á mais fácil implementar alterações que ajudem o trabalho, ou reforcem equipas, ou ofereçam formação, de acordo com a informação direta da fonte: os vossos funcionários. Vão ganhar lealdade.

  1. Coloquem os colaboradores nas funções certas

Todos queremos trabalhar onde sentimos que fazemos um impacto positivo para o negócio e onde podemos utilizar as nossas competências. Sistemas de automatização podem libertar muitas funções de tarefas demoradas e oferecer tempo para facetas mais humanas e valiosas do vosso trabalho. Por isso, ouçam as questões dos vossos colaboradores sobre potencial desperdiçado e redesenhem equipas ou proporcionem formação, para que todos possam seguir a sua paixão.

  1. Criem a vossa comunidade de trabalho

As vossas equipas passam muito tempo em conjunto e, por isso, é ideal que haja bem-estar no local de trabalho e entre todos os colaboradores. Encorajem o trabalho colaborativo e assegurem as ferramentas necessárias para que a comunicação circule escorreitamente.

  1. Revejam os vossos benefícios

A retenção de talento é um processo proativo. E não devem esquecer: a remuneração financeira nem sempre é o fator decisivo. Considerem o que interessa aos vossos colaboradores – e potenciais colaboradores – hoje em dia. Podem ser: trabalho remoto ou com horários flexíveis, oportunidades de desenvolvimento profissional ou o ambiente e cultura da vossa empresa. Devem apontar para estabelecer um equilíbrio entre incentivos e prioridades do negócio.

 

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A importância de criar objetivos para ajudar o crescimento do vosso negócio

Definir objetivos para o vosso negócio é uma excelente forma de apostar no seu desenvolvimento. Sem metas estabelecidas, é ainda mais desafiante saber em que direção tentar crescer. Apenas com objetivos mensuráveis, poderão monitorizar progressos e recuos.

Desenhem todas as metas

Estabeleçam objetivos financeiros – faturação, rentabilidade e datas de cobrança – e não financeiros – recomendações de clientes, redução de críticas de clientes, produtividade das equipas de trabalho, eficiência e inventários, por exemplo.

Aliviem a preocupação

Da mesma forma que escrever uma lista de tarefas nos alivia da preocupação de tudo aquilo que precisa de ser feito, uma lista de objetivos para o vosso negócio ajuda a dar estrutura ao vosso fluxo de trabalho. As grandes metas têm de ser divididas em tarefas menores que devem ser executadas semanalmente. Apenas desta forma, podem recompensar cumprimento de objetivos.

Para lá do aumento de vendas

Olhem para lá do aumento da carteira de clientes e de volume de negócios. Foquem-se nas outras facetas do vosso trabalho, como assegurar o cumprimento de prazos e responsabilidades legais ou garantir que os níveis de serviço são cumpridos. Uma vez identificados os fatores que devem ser analisados, podem criar os vossos próprios KPIs, ou seja, Key Performance Indicators, os indicadores-chave de desempenho.

Os vossos objetivos não podem ser demasiado difíceis de cumprir nem demasiado fáceis. Devem encorajar-vos a lutar por melhorias, com medidas realistas. Ou seja, devem ser exequíveis. Apontar para a estrelas é um bom objetivo mas lembrem-se que a viagem até lá será longa e devem planear todos os passos!

As vossas metas podem ser delineadas a 5 ou 10 anos. Podem também ser objetivos de prazo mais curto ou mais longo. Uma vez desenhados, sigam os vossos objetivos de perto, com a gestão transversal de um ERP Sage. Com as informações centralizadas, a supervisão de progressos fica facilitada.

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Como gerir para estimular a inovação – Parte II

A inovação está na voga! No entanto, devemos lembrar-nos que inovação não significa simplesmente criar ideias mas sim, criar valor a partir dessas ideias. Empresas grandes precisam de inovação da mesma forma que as startups mas são mais lentas na sua resposta e facilmente se tornam avessas ao risco.

Os três grandes desafios atuais são: as expectativas altas dos clientes, a competição é mais disruptiva e a tecnologia está a ser desenvolvida a uma velocidade estonteante. Com a estrutura e a estratégia certa, podem estimular a partilha de ideias inovadoras no vosso negócio.

Usem métricas de inovação

Ao estabelecer os vossos KPIs, não excluam métricas de inovação para que os colaboradores com melhores performances sejam recompensados. Assim a vossa empresa grande pode premiar os laivos de empreendedorismo dos vossos colaboradores mais inovadores. Podem resolver o problema da retenção de talento com um sistema de recompensas que saiba identificar os valores que mais importam.

Um ERP com solução de Gestão de Pessoas presta as informações necessárias para se assegurarem que os vossos colaboradores estão na função certa e a receber o encorajamento certo.

Digitalizem a vossa empresa

Apostem na facilidade de uso e na acessibilidade total e unam todos os departamentos ou processos do vosso negócio. Assim, poderão atualizar o vosso produto ou serviço. Escolham a nuvem certa para o vosso negócio! Ofereçam novos processos e aplicações, com as inovações que nascem de alterações feitas à velocidade digital.

Invistam na inovação a longo prazo

A inovação deve ser uma função contínua, em detrimento de ser apenas um projeto. Pois, nem todas as ideias terão sucesso e trarão lucro. Instituam antes a estratégia de fazer várias pequenas apostas em várias ideias, com a certeza que apenas algumas vão ter êxito. Nunca percam a ligação entre a inovação e as necessidades do vosso negócio. Apenas assim conseguirão transformar ideias maravilhosas em soluções com valor real.

 

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Como gerir para estimular a inovação – Parte I

Todos conhecemos as histórias: se, ao menos, Blockbuster tivesse comprado Netflix ou os transportes coletivos tivessem inventado a Uber. A melhor forma de escapar das grandes empresas fugirem a este destino é adotarem a mentalidade de uma startup. Não se prendam na ideia de que isso significa falta de progresso. A aproximação persistente e analista das startups é aquilo que lhes dá um avanço perante as empresas já estabelecidas.

Para inovar, mudem a vossa forma de pensar

A mudança tem se começar pelas chefias. Demonstrem que, com uma visão forte, podem apresentar ideias corajosas e revolucionárias. Principalmente, expliquem que todas as estratégias são revistas, independentemente da origem.

Comecem a mudança na vossa sala de reuniões. Abram portas para que todos possam apresentar ideias corajosas e revolucionárias. Para isso, devem estar dispostos a aceitar o fracasso. Ofereçam autorização às vossas equipas para falharem rapidamente, aprenderem e começarem de novo. Assim, os vossos colaboradores terão à vontade para tomar riscos.

Contratem as pessoas certas e encorajem a colaboração

É fácil contratar colaboradores que sejam apostas seguras e que não desafiem o status quo. Para inovar, devem recrutar candidatos com pontos de vistas diferentes, disponíveis para questionar processos, assim como encorajar os vossos colaboradores mais inovadores. Espaços de trabalho colaborativos encorajam a motivação e participação, o que gera mais experimentação e inovação.

A solução certa de ERP Sage permite a colaboração ideal entre departamentos e até com os clientes, para que a informação em tempo real esteja sempre disponível para a inovação.

Na segunda parte deste artigo, vamos continuar a estudar como incentivar a inovação na vossa empresa.

 

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Mecwide: A engenharia de fazer uma gestão hábil

Arrancaram em 2009, com capital português e sede em Barcelos. Hoje em dia, estão presentes em mais de 30 países. A Mecwide é uma empresa multidisciplinar, com cinco unidades de negócio: assistência técnica; minas e cimentos; sistemas modulares, oil & gas, indústria e energia. Gerindo 200 colaboradores e mais de mil projetos, pretendem ser uma referência no mercado ao nível das soluções de Engineering, Procurement and Construction (EPC).

Cada empresa do grupo Mecwide tinha o seu próprio ERP, sem informação integrada. Com Sage Business Cloud Enterprise Management, ganharam gestão e acompanhamento financeiro dos projetos, de ordens de compra, receções e faturação. Conquistaram também visão da empresa na sua globalidade, que permite mobilidade de trabalho com acesso rápido a toda a sua informação. O rollout da solução Sage para outros projetos internacionais da Mecwide foi destacada pela sua simplicidade de processos e facilidade de utilização.

Carlos Palhares, fundador da Mecwide, e André Pinto, administrador delegado, explicam por que escolherem esta solução para a gestão do seu negócio internacional:

“Antes, tínhamos um ERP para cada empresa, sem informação integrada e hoje a Sage conseguiu colocar toda a nossa estrutura dentro de um único software, integrando as nossas diversas empresas, nas suas diversas geografias e onde temos tudo o que necessitamos para fazer a gestão financeira dos projetos. Para além da facilidade de utilização desta solução, a Sage permitiu-nos mobilidade e o acesso online a toda a informação, em qualquer lugar. Queremos continuar a crescer com o Sage Business Cloud Enterprise Management.”

Conheça as possibilidades que Sage X3 pode trazer ao seu negócio.