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Sage Enterprise Management

O caminho para ter a melhor equipa de vendas

Grande parte de um negócio depende de uma equipa de vendas motivada, focada nos resultados e com um excelente desempenho. Hoje, vamos analisar como formar o melhor grupo para levar a vossa empresa ao nível seguinte.

  1. Apostem na formação

Em primeiro lugar, é essencial que invistam na vossa equipa, proporcionando formação sobre como fechar negócios e sobre atendimento ao cliente. Apostar nos vossos colaboradores vai permitir-lhes oferecer um atendimento de excelência e fechar negócios com mais eficiência.

  1. Estabeleçam objetivos

Todos nós precisamos de uma meta desenhada para nos esforçarmos até lá. Estipulem objetivos de equipa e individuais, pois gerará motivação e aumentará o rendimento do vosso negócio.

  1. Usem métricas

Meçam resultados, para que consigam acompanhar o desempenho da vossa equipa de vendas. A disseminação dos KPIs (Key Performance Indicators ou indicadores-chave de desempenho) surge da sua utilidade de medição de resultados e por possibilitarem relatórios que podem e devem ser seguidos.

  1. Criem um sistema de recompensa

O esforço dos vossos colaboradores deve ser reconhecido e é, por isso, essencial que implementem uma forma de recompensar a sua performance e, assim, aumentar o desempenho de vendas. Um formato nivelado, com diferentes prémios para diferentes proezas, incentivará a vossa equipa a tentar sempre fazer melhor.

  1. Optem por um software de vendas

Para a vossa equipa maravilha brilhar, um software de gestão integrada é essencial. Agreguem as informações necessárias para as várias facetas do vosso negócio e acompanhem atualizações em tempo real. Um software Gestão ERP da Sage  oferece relatórios de vendas que beneficiarão o trabalho das vossas equipas. Usufrua de 30% de desconto, até dia 6 de dezembro.

 

Sage Enterprise Management

As mudanças que o tornarão num CEO mais eficiente

Um cargo de chefia implica muita responsabilidade e, por isso mesmo, a maior parte dos presidentes executivos estão numa cruzada eterna para se tornarem mais eficientes. Muitos sentem que faltam sempre horas, em qualquer dia. De facto, acarretar as responsabilidades associadas à administração de uma empresa pode gerar uma rotina diária estonteante e dificuldade em conciliar a vida laboral e pessoal.

Um estudo de Harvard, The Leader Calendar, descobriu as formas mais eficazes de tornar o trabalho dos CEOs mais rápido. Há que poupar o seu tempo de trabalho. Para isso, temos que nos debruçar sobre as reuniões, componente básico do seu dia-a-dia.

  1. Apostem nas reuniões rápidas

Reuniões podem ser produtivas, mesmo que sejam rápidas. Estabeleçam sempre uma hora de início e fim para as reuniões. Além disso, criem tolerância zero para com os atrasos que adiam o início das reuniões e evitem divagações.

  1. Brainstorming em locais públicos

Restringir as reuniões a quatro paredes brancas pode limitar a criatividade dos vossos colaboradores. Por isso, arrisquem uma reunião ao almoço ou num café. Escolham um ambiente calmo e silencioso. Uma mudança de ares pode ajudar a soltar a imaginação.

  1. Mandem o Power Point para a reforma

A leitura de slides durante uma reunião raramente é necessária. Podem poupar tempo ao enviar um e-mail no início de cada reunião com a informação necessária. Incentivem a presença ativa de cada um dos participantes, estimulando a participação e dispensando os ecrãs digitais.

  1. Questionem a necessidade da vossa participação

Muitos CEOs são centrais de comando mas nem sempre precisam de participar em todas as reuniões. Deleguem responsabilidades quando possível e assegurem-se que se mantêm informados – um relatório da reunião resume as informações e decisões feitas e as dúvidas que surgirem podem ser esclarecidas com os participantes.

  1. Não viajem para reuniões

Dispensem reuniões que exigem viagens. A maior parte das vezes, podem ser substituídas conference calls ou até telefonemas. Eliminem deslocações longas e valorizem o vosso tempo e presença. A vossa produtividade vai aumentar e o equilíbrio entre vida laboral e pessoal tornar-se-á ideal!

Não prescindam de uma solução de gestão que facilite o dia-a-dia do negócio. Conheça a nova geração de ERP da Sage que lhe permite integrar as principais áreas do seu negócio dentro de um único sistema, para torná-lo mais eficiente.

 

Sage Enterprise Management

Como potenciar vendas na Black Friday – Parte 2

Na primeira parte, começámos uma análise dos passos que devem tomar para preparar a vossa loja em previsão da Black Friday. Aqui estão os últimos quatro passos a tomar.

 

  1. Comuniquem as vossas ofertas

O que nunca pode faltar é a comunicação das vossas promoções. Utilizem todos os canais ao vosso dispor. Tirem partido do potencial de alcance das redes socias e das vossas mailing lists, para comunicar as vossas ofertas.

 

Vão disputar a atenção dos vossos clientes com outras lojas. Por isso, nunca é cedo demais para começarem a planear os vossos anúncios de promoções. Assim, serão os primeiros na mente dos clientes, criando uma boa expectativa e assumindo lugar cativo no seu plano de compras.

 

  1. Tenham promoções relevantes

É imperativo que planeiem os vossos melhores descontos para anteciparem o vosso fornecimento e preverem vendas. Devem fazer todos os esforços possíveis para que possam responder às necessidades dos vossos clientes em época de corte de preço. Além disso, devem desenhar um plano de promoções específico para Black Friday, para que os vossos clientes reajam a descontos frescos, e utilizem alternativas quando não conseguem oferecer o melhor preço, como transportes grátis ou descontos em compras futuras.

 

  1. Não descurem o atendimento ao cliente

Preparem as vossas lojas físicas para os muitos clientes que vos vão visitar. Reforcem o número de colaboradores disponíveis, durante estes dias de grandes vendas, e assegurem a sua formação para que possam oferecer a melhor experiência de compra.

 

  1. Atentem ao vosso stock

Muitos clientes criam más impressões em grandes dias de vendas. A sua compra depende de stock que esgotou e só se vão lembrar de uma experiência frustrante. Antecipem grandes vendas e tenham na manga soluções várias para lidar com faltas de stock. Alinhem fornecedores alternativos, mesmo com preços menos atrativos.

 

Sage Enterprise Management permite uma preparação cuidada das vossas vendas, com gestão de produção e cadeia de abastecimento, além de análise de vendas após o facto. Oportunidades de vendas como a Black Friday são chances anuais que devem aproveitar ao máximo. Preparem a vossa loja com engenho e angariem clientes fiéis para este ano e para os que se seguem!

 

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Como potenciar vendas na Black Friday

Promoções de Black Friday são já uma aposta segura em Portugal, comprovada pelas vendas de anos anteriores. As vendas durante a Black Friday do ano anterior aumentaram 607%, comparativamente com 394% em 2016. É expectável que se mantenha esta tendência de crescimento em 2018. Temos alguns conselhos sobre como preparar o seu negócio para este dia!

 

  1. Atenção à infraestrutura

Não dediquem todo o vosso investimento unicamente à publicidade. Preparem o vosso site para a grande afluência de clientes que respondem ao chamamento de preços mais baixos. Clarifiquem qual o volume de tráfego esperado para o grande dia do evento e estabeleçam um plano de contingência, para o caso de surgirem ainda mais clientes.

 

  1. O apelo do preço baixo

Publicitar preços baixos é uma forma muito eficaz de atrair clientes mas não deixem que uma fraca oferta na vossa loja desencoraje os clientes que a visitam. Se apostarem numa estratégia de poucos preços baixos, existe a possibilidade de se esgotarem rápido, criando uma má experiência de compra. Invistam antes em aliciar o cliente com bons preços que vê ao longo de toda a loja e não apenas em um ou dos produtos.

 

  1. Não manipulem o consumidor

Existem más práticas no comércio de retalho e algumas empresas praticam manipulação de preços, subindo preços na semana anterior à Black Friday para que a descida de preço desse dia seja mais notória e impactante. No entanto, ofertas dissimuladas deste tipo são ilegais, sujeitas a multa, e os clientes têm à sua disposição muitas ferramentas para desmascarar estes estratagemas. Tratem os vossos clientes com honra e honestidade. O vosso melhor desconto possível é o ideal.

 

  1. Analisem os vossos dados

Até empresas em início de vida podem ter acesso organizado e facilitado aos dados das suas vendas. Com uma recolha de dados de pelo menos um ano, podem cruzar essa informação e desenhar a vossa estratégia para Black Friday.

Na segunda parte deste artigo, vamos continuar a estudar a preparação do vosso negócio para o advento anual da Black Friday.

 

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Implementar mudanças na empresa com sucesso

Perante as rápidas mudanças na economia, são cada vez mais as empresas a passarem por situações de reestruturação através de fusões e aquisições. Estas mudanças criam uma sensação de instabilidade na força de trabalho.

Quando os colaboradores não compreendem as mudanças em curso, facilmente se tornam resistentes e a sua falta de empenho e alinhamento na estratégia da empresa pode provocar falhas na implementação do projeto.

Explicar os projetos aos colaboradores

Os executivos e responsáveis das empresas não devem partir do princípio de que os colaboradores sabem e entendem os motivos que estão por detrás das transformações. É importante que dediquem algum tempo a explicar os motivos da mudança, aumentando a sua motivação e contributo para essa transformação.

Apresentar uma visão do futuro

Em momentos de incerteza, torna-se ainda mais importante ter uma visão clara do futuro. Os líderes devem partilhar informação sobre as mudanças que estão prestes a acontecer e de que forma irão ter impacto na vida dos seus colaboradores.

Igualmente importante é articular essa informação com uma narrativa que permita entender os desafios que se colocam no presente. Explicar porque a mudança é importante e como irá afetar positivamente a organização. Procurem inserir nesta explicação a missão central da empresa, oferecendo uma visão inspiradora para o futuro.

Manter os colaboradores informados regularmente

Deve existir um esforço permanente da parte das empresas para manter os seus colaboradores informados das transformações em curso. Existem estudos que indicam que uma comunicação contínua é fundamental para tornar a transformação num sucesso.

A comunicação deve ser clara e consistente com a narrativa geral apresentada. Não é necessário que tenham todas as respostas. O mais importante é mostrarem-se focados nos pontos a que sabem dar resposta.

Encontrar formas criativas para envolver os colaboradores na mudança

Devem pedir feedback aos colaboradores à medida que os projetos de transformação se desenrolam, procurando envolvê-los nas decisões. Desta forma, terão a sensação de fazer parte do processo, apoiando e até defendendo a mudança.

Uma outra forma de envolver os colaboradores é reconhecer aqueles que estão mais empenhados na mudança, premiando a sua atitude e criando um exemplo para o grupo de colaboradores.

Implementar a mudança de forma bem-sucedida

Introduzir alterações na empresa decorrentes de processos de fusão ou de aquisições implica contar com um software de ERP. A Sage tem opções em software de Enterprise Management que permitem uma visão a 360º de toda a empresa, assim como a utilização do Cloud. Tenham acesso e partilhem informação em tempo real, trabalhando com mais flexibilidade, onde quer que estejam.

Em conclusão

As empresas que gerem a mudança de forma competente têm mais hipóteses de conseguirem ultrapassar os seus competidores. Insiram sempre nos projetos uma estratégia de comunicação.