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Gestão de Empresas

Estratégias para evitar dores de crescimento na vossa empresa – Parte II

O vosso negócio está em ebulição. Este sucesso pede uma mudança de escala. Na primeira parte deste artigo, explorámos algumas práticas para antecipar novas necessidades que possam surgir. Vamos continuar a estudar como assentar as bases para um crescimento pensado.

Equilíbrio entre a vida laboral e pessoal

Todos os negócios são feitos pelos seus colaboradores. Honrem quem construiu a força da vossa empresa convosco: invistam na vossa força de trabalho e ganharão a luta de retenção de talento. Os millenials representarão metade da força de trabalho global em 2020, por isso não é tarde para personalizarem os vossos benefícios de acordo com esta geração.

Hoje em dia, muitos colaboradores procuram flexibilidade no local de trabalho e a introdução planeada de trabalho remoto pode diminuir níveis de stress e pode até vir a reduzir rotatividade. No entanto, antes de lançarem estratégias para melhorar o local de trabalho, devem começar com recolher feedback junto dos vossos colaboradores, para compreenderem o que pretendem. Lembrem-se que pessoas felizes são 12% mais produtivas que pessoas medianamente felizes!

O impulso do dinamismo

Uma vontade de responder às necessidades do mercado que vos rodeia foi aquilo que vos levou a criar um negócio de sucesso. Mas um crescimento rápido pode encorajar-vos a escolher a opção mais fácil e a fugir do enquadramento do vosso plano de negócios.

Para contrariarem decisões simplistas, mantenham sempre uma comunicação aberta com os vossos funcionários. As necessidades presentes e futuras estarão asseguradas pelos vossos produtores atuais? Podem renegociar contratos para poupar tempo e dinheiro? A formação dos vossos colaboradores está atualizada? E as suas ferramentas? Nunca deixem de se manter informados e de questionar como podem melhorar. Uma solução de Gestão Sage ajudar-vos-á a aumentar a rentabilidade do vosso trabalho e potenciar a colaboração entre várias equipas na vossa empresa.

 

Gestão de Empresas

Estratégias para evitar dores de crescimento na vossa empresa – Parte I

Entre lançar novos produtos, assegurar acordos e ganhar novos investimentos, fazer crescer uma empresa deixa-vos com as mãos cheias. Devem aceitar este crescimento de braços abertos mas também devem assegurar-vos de que acontece da forma certa. O vosso objetivo deve ser desenvolvimento estratégico.

O tempo das aventuras chegou ao fim

O improviso não é amigo do crescimento de uma empresa. Adotem uma aproximação pensada e com consciência de escala. No caso de surgir uma procura maior pelo vosso produto principal, um aventureiro aceleraria a produção para conseguir cumprir objetivos em menos tempo. Decisões deste tipo podem trazer ganhos a curto prazo. No entanto, como sobreviverá o vosso negócio, sem respeito por protocolos e sem respeito pelos vossos colaboradores?

Assim que surja uma oportunidade para escalar a dimensão das vossas operações, consultem quem vos rodeia sobre as vantagens e desvantagens desta situação. Existem elementos da vossa organização que podem ser melhorados com este crescimento?

Se os objetivos requeridos não são realistas, considerem que acomodações poderiam fazer para aceitar este tipo de encomendas. Software atualizado pode simplificar processos e torná-los mais eficientes. Mais mão de obra pode fortalecer a vossa cadeia de produção, mas considerem se têm as instalações para lhes dar as boas-vindas. Perspetivas de crescimento podem ser o fator chave para uma nova oportunidade de investimento.

A inovação deve ser inteligente

Nem sempre os sinais da expansão possível são fáceis de apanhar. Um cliente descontente pode apresentar uma oportunidade para melhorar relações de vendas. Talvez os vossos funcionários precisem das ferramentas necessárias para dispensarem a intervenção de chefes de equipa em interações difíceis, por exemplo. Não descurem nunca de tentar inovar formas de trabalho e encorajem as vossas equipas a fazê-lo convosco.

Encarem o vosso negócio como um laboratório, em oposição a uma fábrica. Deixem que os vossos colaboradores experienciem um processo de compra, para compreenderem o que pode ser mudado. Assim, podem complementar inovação com uma variedade de perspetivas, que a vão fortalecer.

Na segunda parte deste artigo, vamos continuar a explorar como crescer de uma forma estratégica.

 

Gestão de Empresas

Como atingir a geração de consumidores Millenial?

Para muitos, os Millenials, ou a geração Y, são ainda um caso por resolver. Com um início bem assente nos anos 80 mas uma data final que oscila entre o fim dos anos 90 e o início dos anos 2000, a verdade é que todos os Millenials são hoje consumidores na idade adulta. Serão a força impulsionadora da economia no futuro. Vamos estudar as suas características.

Marcada pela crise económica de 2007/2008 e moldada pelos avanços tecnológicos estonteantes dos últimos vinte anos, são uma coorte social, ligada à recolha e partilha de informação. Os Millenials informam-se antes de tomarem a decisão de compra e partilham o seu ponto de vista nas redes sociais, quando clientes. Por isso, muitos mercados já tomam esta geração como trendsetters, pois influenciam os restantes consumidores com os seus comportamentos e expectativas.

Os Millenials também valorizam o contacto e interação que estabelecem com as marcas nas redes sociais. Essa comunicação e ligação que vai ser determinante para a decisão dos Millenials no momento de compra. Fazem um consumo maioritariamente mais atento, investindo em empresas em quem confiam e que partilham os seus valores sociais e éticos.

A lealdade dos Millenials às marcas em que acreditam é uma das razões mais encorajadoras para procurarem estes consumidores. Optem por uma solução de gestão integrada Sage, para encaminharem o futuro do vosso negócio de encontro aos clientes certos. Otimizem sistemas de produção e distribuição e aprendam com todos as facetas do vosso processo de venda.

 

Sage Faturação

A melhor forma de comunicar com os seus clientes é online

Construir uma comunidade em redor de uma marca sempre foi importante mas, hoje em dia, é essencial. As marcas foram humanizadas e até há quem diga que hoje em dia são co-construídas com os clientes. A criação de uma comunidade trará ligações humanas, que são essenciais para um negócio de sucesso.

Comecem com a história da vossa marca

Quer seja uma empresa familiar ou uma marca multinacional, com um ano ou 100 anos, o vosso negócio tem um aniversário. Principalmente, tem uma história de marca! Devem estruturá-la pois é a melhor forma de se identificarem e de se apresentarem a novos clientes. Por outro lado, solidifiquem a vossa marca internamente, com formação necessária para os vossos colaboradores, e instituam os melhores sistemas para que possam sempre oferecer o melhor aos clientes.

Apresentem-se nas redes sociais

Adotem uma presença de valor nas redes sociais, ao partilhar conteúdo que melhore a vida dos vossos clientes e que gere reações na vossa comunidade. Criem conteúdo pedagógico, através de um blog ou de uma newsletter.

Mantenham os canais abertos

Privilegiem interações autênticas que estabeleçam ligações sólidas com os vossos clientes. Além disso, aceitem que a construção de uma comunidade pode demorar algum tempo.

Alimentem a vossa comunidade

Criem sempre uma noção de exclusividade, oferecendo promoções e regalias para que os clientes se sintam especiais. Com Sage 50cloud Loja, têm acesso à App Qero, um sistema que permite captar e fidelizar clientes, através de comunicação personalizada. Ganhem uma ligação direta aos vossos clientes! Podem fortalecer relações com mensagens de aniversário e solidificar a perceção da vossa marca, com a comunicação de campanhas.

 

Sage Faturação

Os passos seguintes para fazer crescer o vosso negócio

O vosso negócio vai de vento em popa! Como aproveitar o desenvolvimento dinâmico da vossa empresa para investir e redobrar o crescimento? Vamos analisar alguns conselhos para fazer crescer o vosso negócio!

Aumentem a vossa base de clientes

Construir uma base de clientes é um processo demorado. Devem dedicar tempo a apelar às necessidades dos vossos novos clientes mas devem procurar ainda mais para completar a vossa carteira. O segredo está em manter comunicação constante com os vossos clientes. O ideal é manter o vínculo comercial com o cliente. Por exemplo, com ofertas especiais, valor adicionado e informação certa no momento certo. Além disso, instaurem uma forma de receber feedback para que possam capitalizar e melhorar o vosso serviço, com base na opinião dos vossos clientes.

Considerem exportar

Avançar para um mercado global abre os vossos horizontes a novos clientes. Exportar exige uma estrutura de produção, por exemplo, que consiga responder às necessidades de vários mercados, para lá das adaptações às características dos mesmos. No entanto, os benefícios podem não acabar em aumento de lucro. A experiência de potenciar a exportação do vosso produto ou serviço trazer-vos-á novas relações e possibilidades, além de inovar vários processos de trabalho.

Abram mais lojas

Repliquem o vosso modelo de negócio para além da vossa primeira loja. Apesar de cada loja ser uma loja, têm em mãos muita informação valiosa para a criação de uma nova loja – no local certo, de acordo com o cliente que procuram, no momento certo. Assim, aumentam as vossas chances de sucesso!

Optem por soluções de faturação Sage

As tarefas administrativas mantêm o vosso negócio em funcionamento mas não precisam de o restringir. Escolham uma solução de Faturação Sage para gerir stock, fornecedores e armazéns, de forma a ganhar oportunidade para desdobrarem o sucesso da vossa empresa.

Desenhem uma estratégia de crescimento

Decidam o caminho que o vosso negócio vai tomar. Por exemplo, vão continuar dentro da mesma linha e oferecer o mesmo produto ou quando vão investir em inovação de produção. Estudem associações com outros serviços ou a entrada em novos mercados satélite, onde o investimento de lançamento seja minimal e o retorno possivelmente muito grande.