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Como tornar a montra do seu negócio mais apelativa

A montra de uma loja funciona como um cartão de visita e, por este motivo, é importante que este espaço esteja cuidado e transmita uma imagem correta sobre o negócio que ali é realizado.

No artigo de hoje vamos dar algumas sugestões sobre como criar uma montra com boa apresentação e aumentar as vendas. É muito importante uma boa organização e estarem atentos às tendências de consumo, mostrando um gosto estético apurado.

Conhecer o público alvo.

Pode parecer difícil afastar o vosso gosto pessoal, mas a vossa loja deve procurar ir de encontro ao vosso público alvo. Analisem a concorrência na mesma área, atendendo aos pontos fortes em que devem insistir e aos negativos que não devem repetir. É importante conseguirem destacar-se, não devem por isso limitar-se a copiar uma montra de que gostaram.

Profissionais especializados.

Se sentem que não têm uma grande aptidão para esta área, é legitimo e natural contratar um profissional especializado. O vitrinismo é a profissão que se dedica a pensar e propor soluções criativas para as montras e, por vezes, também para o interior de espaços comerciais.

Existem empresas que prestam este tipo de serviços e que podem ser contratadas com regularidade ou apenas uma vez. Estas empresas estão geralmente a par das regras a nível de regulamentos municipais.

Menos pode ser mais.

Um dos erros mais comuns passa por encher o espaço da montra, tentando mostrar toda a variedade de produtos de uma só vez. É necessário deixar espaço para que as peças possam respirar e formar composições harmoniosas. Estejam atentos ao contexto do negócio, não tentem inovar afastando-se completamente do que é feito nessa área.

 A montra em constante mudança.

Uma montra deve estar em constante atualização. Se necessário, definam a frequência com que a irão alterar. Os clientes habituais querem encontrar motivos para regressar e, nesse sentido, é importante colocar regularmente em destaque as novidades. Exponham sempre os produtos que podem ter mais procura, os mais recentes ou raridades.

Um software de faturação específico para lojas.

Como é que software montra poderem vos pode ajudar a gerir o vosso negócio e as vossas montras?

Com um controlo de stocks e vendas eficaz, podem facilmente saber os produtos com mais procura e orientar as vossas montras nesse sentido. Podem ainda com base no vosso stock promover artigos que não estão a ter procura e pelo simples facto de serem bem promovido numa vir a ser top de vendas.

A Sage desenhou uma solução de faturação especificamente para lojas, que se adapta completamente a cada negócio. O produto tem de base o essencial para uma loja, como impressão em formato talão ou a possibilidade de usar écran tátil e depois pode ser personalizado a cada atividade com addons Sage para um total controlo de cada negócio. Com uma boa apresentação, um software de confiança e muita simpatia, tornem as vossas lojas um sucesso.

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Como manter um negócio em crescimento

Manter um negócio sustentável e saudável é um desafio constante para as empresas em crescimento. Para vencer este desafio, é importante ter um plano de negócios e mão de obra suficiente para acompanhar esse crescimento.

Compreender o negócio.

É vital definir os valores da empresa porque isso permite uma diferenciação relativamente à concorrência. Uma declaração de missão pode ser útil, constituindo uma ajuda na definição de objetivos.

Metas realistas.

Evitem aceitar encomendas para as quais não tenham capacidade de resposta. Se analisarem os vossos recursos e chegarem à conclusão de que não são suficientes, será preferível recusar o trabalho a realizá-lo de modo deficitário.

Metas específicas.

Quantifiquem as metas, os objetivos de vendas ou a redução de custos. De forma clara, definam os valores que querem atingir e os passos necessários para alcançar esses objetivos.

Analisem se as metas são realistas e se existe um mercado para esse produto ou serviço. Confirmem se, ao longo do processo, continuam alinhados com a visão e valores da empresa. No final de cada trimestre, verifiquem o desenvolvimento, utilizando os relatórios de gestão.

Com um software de faturação Sage, analisem a performance do vosso negócio e assegurem a gestão dos vossos stocks e ­­orçamentos. Com acesso a esta informação, corrijam o que não correu bem.

Conhecer o mercado.

Faz parte da estratégia de crescimento entender o mercado. Devem realizar continuamente pesquisas sobre o que os consumidores desejam e como se comportam. Em todos os momentos, surgem oportunidades que apenas
os mais atentos serão capazes de aproveitar.

Recrutar a equipa certa.

Quando contratarem, não pensem apenas nas habilitações do colaborador ou na função a ser desempenhada. Considerem também se o candidato se insere na cultura da empresa.

Depois de conseguirem construir uma equipa forte, é muito importante reter esses colaboradores, fazendo-os sentir que são valorizados e incentivados a progredirem.

 

 

 

 

 

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Desafios de trabalhar com um horário flexível

São várias as empresas que facilitam aos seus colaboradores uma flexibilidade de horário. Poder trabalhar em horários adaptados às necessidades permite uma maior harmonia da vida privada com o trabalho.

A perspetiva de trabalhar de casa também é bastante atraente, permitindo poupar tempo e gastos em deslocações.

Trabalhar de casa.

Nem sempre é mais fácil trabalhar em casa, existem tarefas por fazer e distrações à mão de semear. É necessária uma maior capacidade de organização, mas os benefícios parecem ser evidentes. 98% das empresas que implementaram este regime de trabalho flexível não encontram pontos negativos.

Manter uma rotina.

Parece existir um consenso em torno da vantagem em manter uma rotina, começar à mesma hora e com o mesmo tipo de tarefas. O ser humano cria padrões de comportamento que o auxiliam a atingir objetivos, seja tomar um café na rua ou vestir-se como se fosse sair para o escritório.

Estipular um sinal para terminar o dia.

No meio de todas as tarefas, é fácil esquecer que as horas passam e que o dia de trabalho deve ser encerrado. Não é invulgar que os trabalhadores freelancers façam jornadas mais longas, por não terem sinais exteriores que lhes indiquem que o dia de trabalho deve ser encerrado.

Mudem para uma roupa confortável, se não têm um escritório, arrumem o material de trabalho, e preparem a passagem para um momento de descontração.

Estabeleçam um calendário com uma lista de tarefas.

Quando existe bastante autonomia, é fácil perder de vista o tempo que se gasta em cada tarefa. Manter um calendário permite uma maior organização, não esquecer tarefas e controlar de modo eficaz o tempo dedicado a cada uma delas.

Procrastinar, uma forma de estar perigosa.

Recordem que o objetivo da flexibilidade não é passar o tempo todo a trabalhar. É necessário salvaguardar momentos para a família, ou para cuidarem de si próprios, e para isso é fundamental manter uma distinção clara entre os momentos de trabalho e lazer.

Procrastinar causa uma desorganização do tempo, com efeitos negativos no próprio trabalho. Há que tentar manter um intervalo de segurança, recordando sempre que existe a possibilidade de surgirem novas tarefas.

Um software de Faturação que melhora a organização.

A Sage dispõe de software de Faturação que integra o Office 365, permitindo uma melhor gestão das tarefas. Automatização de tarefas para uma gestão mais eficaz e economia de tempo.

Uma maior autonomia e flexibilidade são elementos fundamentais para a gestão de negócios. Aplicadas de forma correta, permitem uma melhoria do trabalho e da vida privada para todas as partes envolvidas.

 

 

 

 

 

 

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Criatividade versus Produtividade

A criatividade e a produtividade são muitas vezes vistas como forças antagónicas no trabalho, mas a verdade é que a criatividade gera soluções que aumentam a produtividade.

Pensar de forma criativa permite resolver problemas e encontrar caminhos alternativos para alcançar uma maior produtividade. Décadas de investigação possibilitaram identificar traços e padrões que impulsionam a criatividade e, baseados nestes elementos, podemos elaborar truques ou métodos que nos auxiliem.

Criar um distanciamento psicológico.

Somos naturalmente mais criativos quando não estamos o tempo todo imersos numa tarefa. Esse afastamento pode ser criado através de um distanciamento físico do local de trabalho, ou dedicando algum tempo a outro projeto. Outra forma de gerar distância é colocar-se no lugar de outra pessoa, ganhando uma perspetiva diferente sobre o tema.

Realizar as tarefas prioritárias nas horas mais produtivas.

Todas as pessoas têm um horário no qual são mais produtivas e é nesse período que devem dedicar-se a executar as tarefas prioritárias. Um autoconhecimento permite identificar qual o momento do dia em que somos mais rentáveis.

A maioria das pessoas têm ciclos de maior concentração que duram entre 90 a 120 minutos. Devem realizar pausas entre estes momentos, de forma a recarregarem energias para o próximo ciclo.

Podem analisar a evolução da vossa produtividade através de um registo no qual inserem informação sobre a vossa energia, concentração e motivação ao longo de três semanas.

Findo esse período de análise, será mais simples identificarem quais os momentos de maior produtividade. Os períodos mais baixos podem ser reservados para tarefas administrativas, em regra menos exigentes.

Constrangimentos à criatividade.

Os criativos não lidam bem com a microgestão, mas algumas restrições podem funcionar como um desafio. Investigadores observaram que, quando sujeita a limitações, a maioria das pessoas tende a demonstrar uma maior criatividade.

A verdade é que, quando os recursos são abundantes, existe um incentivo menor à inovação, o que significa que a criatividade deve ser cultivada e fomentada.

Em conclusão:

Aprender a manter um foco de atenção sem distrações irá trazer, a longo prazo, maior criatividade e produtividade no local de trabalho. Um software Sage Faturação permite o tratamento de tarefas administrativas e a automatização de procedimentos.

Invistam energia criativa na empresa, utilizem o tempo disponível para rever procedimentos e aumentar a vossa produtividade. Lembrem-se, o vosso projeto pode ser a vossa obra prima.

 

 

 

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4 Dicas para comunicar melhor

A tecnologia teve um impacto transformador nas comunicações quer a nível das empresas, quer a nível pessoal. Neste artigo vamos abordar algumas sugestões para melhorar as suas capacidades de comunicação.

Selecionar a informação.

Sem dúvida que uma seleção da informação torna a comunicação mais eficaz. Porém, se colocarem muita informação, pode parecer que estão a exibir demasiados conhecimentos face aos do vosso interlocutor.

Se optarem por incluir mais explicações, podem sempre experimentar uma abordagem delicada. Indiquem que, mesmo que a pessoa a quem se dirigem já tenha conhecimento destes elementos, consideraram melhor incluir explicações mais detalhadas. Desta forma evitam ofender o recetor.

Adequar o discurso.

Selecionem o tom adequado à vossa audiência tendo em conta a sua origem, experiência ou capacidade de compreensão. À medida que avançam, verifiquem se todos estão a perceber e acompanhar a mensagem. Uma das formas de o fazer é perguntar sobre qual o próximo passo lógico, tendo em conta o projeto apresentado.

Linguagem corporal.

Estejam conscientes da importância da linguagem corporal, evitem cruzar os braços, inclinarem-se para trás ou fugirem ao contacto visual. Todos estes gestos podem ser vistos como negativos, assim como, por exemplo, suspirarem ou apoiarem a cabeça na mão. É fácil não se aperceberem da vossa linguagem corporal.

Uma forma de conseguirem analisar onde devem melhorar é pedirem feedback a outros colaboradores. Por difícil que seja ouvir este comentário, é uma oportunidade para melhorarem. Tentem corrigir apenas um elemento de cada vez de vez pois isso costuma ser mais eficaz.

Ouvir atentamente.

Não deve existir multitasking quando se está a comunicar. Mesmo que consigam ouvir e responder com competência enquanto consultam o e-mail, o vosso interlocutor vai sentir que não é importante ou que não lhe é concedida a atenção merecida. Treinem-se a ouvir atentamente, mesmo que esta ação não pareça importante.

Um software que ajuda a comunicar.

Sage Contact e o Office 365 associados ao software de Faturação Sage permitem que estejam sempre em contacto com os vossos clientes, colaboradores ou fornecedores, em qualquer lugar.

As empresas que desejem um lugar no futuro devem investir na conetividade. Comunicar de forma eficaz nunca foi tão importante.