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Faturação

Contabilidade

Obrigações de Faturação – Regras em vigor a partir de 1 de julho de 2019

I – Como devem ser processadas as faturas a partir de 1 de Julho de 2019?

  1. Programas informáticos;
  2. Máquinas Registadoras;
  3. Terminais Eletrónicos;
  4. Balanças Eletrónicas; e
  5. Pré-impressos em tipografia autorizada.

II – Quando é obrigatório a utilização de programas informáticos certificados pela AT?

  1. Se no ano civil anterior tenham tido um volume de negócios superior a € 50.000;
  2. Se no ano do início de atividade o volume de negócios anualizado ultrapasse os € 50.000;
  3. Quem utilize programas de faturação;
  4. Quem tiver contabilidade organizada por obrigação ou por opção.

Alerta-se que para 2019 o limite dos € 50.000, relativo ao ano de 2018, foi por Despacho do SEAF de 14 de Março, elevado para € 75.000.

III – Onde podemos encontrar as competências de quem deve emitir faturas?

No art.º 35º-A do Código do IVA.

IV – Por que razão as novas regras de faturação entram em vigor a 1 de Julho de 2019?

As novas regras de faturação foram estabelecidas pelo Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15 de Fevereiro mas, o Despacho do SEAF de 14 de Março, veio adiar o cumprimento das novas obrigações para 1 de 1 Julho de 2019.

V – Que normas devo consultar caso queira aprofundar as obrigações relativas às novas regras da faturação?

  1. Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15 de Fevereiro;
  2. O art.º 35º-A e art.º 36º do Código do IVA;
  3. A Portaria n.º 363/2010, de 23 de Junho;
  4. Decreto-Lei nº 198/90, de 19 de Junho

 

Lisboa, 6 de junho de 2019

Bruno Lagos


Bruno Lagos, Licenciado em Organização e Gestão de Empresas; Mestre em Auditoria Contabilística; Nos últimos 25 anos, técnico superior na Administração Fiscal Portuguesa.

 

 

 

 

 

 

Sage Faturação

Como gerir o fluxo de caixa enquanto franqueado?

Fazer parte de um franchise precisa de equilíbrio de contas. Independentemente do tamanho do vosso negócio, devem gerir o vosso fluxo de caixa com mestria. Num negócio franqueado, têm a vantagem de poder usar o acesso às receitas e perdas de outros negócios similares. Estes indicadores, juntamente com a solução de Faturação Sage ideal para o vosso negócio, vão potenciar o sucesso do vosso empreendimento. Para aumentarem produtividade e os lucros ao máximo, sigam também estas dicas.

Encontrem o vosso break-even point, ou seja, o vosso ponto de equilíbrio de contas

Quando determinam que a totalidade das receitas é igual à totalidade das despesas, o vosso negócio atingiu oficialmente o ponto de equilíbrio. Este é o vosso primeiro objetivo. E devem tê-lo na ponta da língua. Agora, podem começar a trabalhar para atingir os vossos objetivos financeiros mais grandiosos.

Tratem das poupanças do vosso negócio como se fossem as vossas

Mesmo em épocas fartas, evitem abrir demasiado os cordões à bolsa. Restrinjam as despesas ao essencial e construam um fundo de contingência para alguma situação inesperada.

Considerem os vossos procedimentos administrativos

Muitas operações franqueadas têm acesso ao manual de processos do negócio principal. Estes processos costumam dar resultados comprovados. No entanto, é possível que identifiquem, com uma rápida avaliação, ações que beneficiariam de uma atualização, de acordo com um novo mercado ou localidade.

Invistam no recrutamento para o vosso negócio

Formação e recrutamento podem ser processos muito custosos. O ideal é acertar à primeira! Apostem em colaboradores que tenham as competências necessárias e ofereçam formação para melhorar a sua performance. Criem um ambiente entusiasmante, com salários atualizados relativamente ao vosso franchise e podem assim assegurar o esforço dos vossos colaboradores a longo prazo.

Sage Faturação

Qual é o tipo de sociedade mais indicado para o vosso negócio? – Parte II

Na segunda parte deste artigo, continuamos a estudar para as sociedades empresariais mais comuns em Portugal. Uma delas poderá ser justamente aquilo que estão à procura para implementar e dar início à vossa atividade empresarial.

Sociedade Anónima: as sociedades anónimas são constituídas com um mínimo de 5 sócios e um capital social mínimo de 50 mil euros. As suas ações têm um valor nominal mínimo de 1 euro, sendo a responsabilidade dos sócios proporcional (e limitada) ao valor das ações subscritas.  Na sua denominação oficial, deve constar a expressão Sociedade Anónima (ou SA).

A desvantagem mais aparente das SA é a diluição do controlo da empresa, desde os acionistas minoritários aos maioritários. As fiscalizações à vossa atividade serão mais rigorosas e uma eventual dissolução será também mais complexa e dispendiosa.

Por outro lado, as sociedades anónimas são vantajosas para os sócios, já que cada um deles se responsabiliza apenas pelas suas entradas. A captação de fundos e investimentos fica também facilitada, caso optem por constituir uma sociedade anónima.

 

Sociedade em comandita: é uma sociedade mista, constituída por dois tipos de sócios: os comanditados, que contribuem com bens ou serviços e respondem de forma ilimitada e solidária entre si, e os comanditários, que contribuem com capital e assumem a gestão e direção efetiva da sociedade. Estes têm também responsabilidade limitada e respondem apenas pelas suas entradas.

Com uma variedade tão grande de sócios e responsabilidades, uma solução de Faturação Sage é fundamental para manter a faturação da vossa empresa sempre em dia.

 

Cooperativa: é uma associação coletiva, sem fins lucrativos, de livre constituição e com capital e composição variáveis. Existem dois níveis de cooperativas: de primeiro grau (em que os cooperantes são pessoas singulares ou coletivas e exige um número mínimo de cinco membros) e de grau superior (quando se agrupam sob a forma de uniões, federações ou confederações e que exige um mínimo de dois membros).

A responsabilidade dos membros varia de acordo com o estatuto adquirido dentro da cooperativa.

Se optarem por operar o vosso empreendimento como cooperativa, sempre que o vosso negócio obtenha um saldo de receitas positivo, este é distribuído pelos seus membros de acordo com o investimento realizado por cada um, com o reembolso.

Sage One

Como assegurar pagamentos no vosso negócio

As questões que preocupam as pequenas empresas são, muitas vezes, as mesmas que preocupam as grandes empresas. No início de cada negócio, passamos mais tempo à procura de trabalho e dedicados a assegurar o pagamento do mesmo! Sabemos que o fluxo de caixa de uma startup é um dos fatores mais importantes. E o vosso fluxo de caixa depende das vossas receitas. Vamos estudar como contrariar as más práticas de pagamento no mercado.

Deixem tudo em pratos limpos: legislação e termos de pagamento

Conheçam os vossos direitos e deveres, relativamente ao pagamento por produtos ou serviços prestados. E aquilo que podem fazer para encorajar o pagamento! Por exemplo, podem automatizar e-mails a comunicar faturas a expirar. Caso seja necessário, considerem apoio legal pois, por vezes, uma carta oficial vinda de um advogado pode ser suficiente.

Não permitam que haja qualquer dúvida sobre os vossos termos de pagamento. Para isso, quando lançarem faturas, enviem instruções sobre como proceder ao pagamento, com indicações de prazos. Acompanhem os vossos gastos e receitas com Sage One, a solução de faturação para o vosso negócio crescente.

Defendam-se

Conheçam os vossos clientes. Para isso, familiarizem-se sobre as opções que podem utilizar para pesquisar o histórico de pagamentos dos vossos clientes. Ter conhecimento sobre as suas classificações de crédito podem ajudar o futuro do vosso fluxo de caixa.

Apliquem multas aos clientes que façam pagamentos atrasados. Da mesma forma que os clientes esperam que o serviço ou trabalho seja entregue a tempo e horas, é normal que o vosso negócio espere pagamento no mesmo formato. Apenas com comunicação clara podemos resolver a situação de pagamentos em falta.

Sage Faturação

Os sete erros contabilísticos mais comuns nas pequenas empresas – Parte II

Na segunda parte deste artigo, terminamos o nosso estudo das falhas mais frequentes na contabilidade das pequenas empresas.

  1. Escolher o software de contabilidade inapropriado

Se optarem por usar um software de contabilidade para o vosso negócio, procurem uma solução simples de usar, eficiente e que seja capaz de usar a vossa empresa a funcionar melhor. Se tiverem uma pequena-média empresa, comecem por avaliar as necessidades contabilísticas e façam a vossa escolha com base nas conclusões que tirarem.

  1. Não determinar o fluxo de caixa

Alguns negócios de menor dimensão não estabelecem ou determinam fluxo de caixa mensal. Mas é este fluxo de caixa que vos vai ajudar a determinar qual o rendimento necessário para fazer face às despesas. Além disso, o fluxo de caixa permite-vos perceber facilmente se estão a fazer demasiados gastos e realça as áreas onde terão que fazer reduções de forma a equilibrar as contas. Facilitem as vossas contas com as soluções de Faturação Sage e aproveitem toda a informação necessária em tempo real.

  1. Não fazer reconciliação bancária

A reconciliação bancária é o procedimento que visa assegurar que as transações financeiras de uma empresa estão devidamente registadas na sua contabilidade. Como tal, é através deste processo que poderão detetar e corrigir atempadamente quaisquer falhas na reconciliação. Fazê-lo de forma regular vai também ajudar-vos a evitar entregar declarações incompletas que poderão fazer-vos perder semanas de trabalho a médio/longo prazo.