Browsing Tag

Gestão

Sage Enterprise Management

7 formas de expandir o vosso negócio sem investimento extra

Parece mentira mas é possível expandir a vossa empresa sem investir!

  1. Contratar talento qualificado e diverso

Antes de pensarem em novos recrutamentos, examinem as vossas necessidades e considerem os vossos colaboradores. Estudem a opção de contratar trabalhadores independentes para projetos específicos.

  1. Usar o software certo para gestão

Revejam os softwares em uso no vosso negócio. Escolham soluções inteligentes que vos permitam faturar automaticamente, por exemplo, e ofereçam mais eficiência através de uma visão abrangente.

  1. Aumentar o fluxo de caixa

Experimentem oferecer benefícios aos clientes que queiram pagar as faturas antes da data de vencimento, por exemplo. Às deias inovadores, juntem uma Solução de Faturação com relatórios completos para identificarem áreas de melhoria.

  1. Planear, planear, planear

Mantenham sempre o vosso plano de negócios atualizado! Monitorizem o crescimento do vosso negócio para se assegurem que corre de acordo com o plano, para que a vossa infraestrutura esteja sempre preparada.

  1. Falar com os clientes

Estudos demonstram que 68% dos clientes estão dispostos a deixar uma crítica, se for solicitado.

Comunicação direta com os vossos clientes trará informação crucial e deixará os clientes confiantes no vosso compromisso com oferecer o melhor produto ou serviço.

  1. Criar uma lista de e-mail

Para além das redes sociais, lançar correspondência via e-mail para potenciar vendas futuras de clientes atuais. Aproveitem para comunicar ofertas especiais e podem alimentar relações mais próximas com os vossos clientes.

  1. Educar com as vendas

Para manterem confiança nos vossos produtos, usem os novos canais de comunicação para oferecerem conhecimento extra sobre os vossos produtos ou conselhos sazonais. Demonstrem interesse prático no seu bem-estar!

 

Gestão de Empresas

Escolher entre escalar ou aumentar o vosso negócio

Muitas vezes, tomamos como exemplo certos negócios que se tornaram em fenómenos globais do dia para a noite. Este crescimento pode parecer simples mas sabemos são resultado de várias condicionantes. Para atingirem o vosso potencial pleno, devem atentar em alguns pontos específicos. Comecemos por estabelecer a diferença entre aumentar o vosso negócio e escalá-lo.

  • Aumentar o negócio mantém o foco em aumento de receita, com o modelo de negócio que seguem;
  • Escalar o negócio foca-se em aumentar as receitas, adaptando o modelo de negócio para maximizar lucro. Assim asseguram o sucesso do vosso negócio com a sustentabilidade do vosso modelo e com lucros potenciados.

Os cinco elementos essenciais para assegurar esta transição são os seguintes:

  1. Estratégia

Nunca percam de vista o mercado atual, o vosso lugar nesse mesmo mercado e como se podem diferenciar e, consequentemente, crescer. Clareza nestes aspetos não só ajudará os vossos processos, como também trará entendimento à vossa equipa e antecipação pelo futuro.

  1. Finanças

Precisarão de fundos para conseguir crescer mas está estabelecido que aumentar um negócio é um dos maiores desafios para o fluxo de caixa. No entanto, a estratégia certa trar-vos-á um escrutínio das vossas finanças, que pode apoiar o vosso crescimento diretamente. Devem também assegurar fundos de tesouraria, para necessidades futuras. Ganhem conhecimento transversal com uma solução de Gestão Integrada Sage.

  1. Capacidade

Invistam em aumentar a vossa carteira de clientes e fortaleçam a vossa equipa, de acordo com o crescimento que procuram. Para isso, analisem os cargos dos vossos colaboradores e perguntem-se como podem melhorar os serviços que prestam. Por vezes, revela-se ser ideal terceirizar marketing, por exemplo.

  1. Práticas

Para aumentar o vosso negócio, devem oferecer uma prática perfeita, um produto ou serviço de alta qualidade para todos os vossos clientes. O que está em risco é a vossa reputação e possibilidade de crescimento.

  1. Liderança

Para este vosso objetivo de crescimento, precisam das pessoas certas. O talento certo fará uma grande diferença no momento de escalar a dimensão de uma empresa. Por isso, ofereçam formação adequada aos vossos colaboradores mais promissores e recrutem externamente à procura das habilidades necessárias.

 

Gestão de Empresas

Estratégias para evitar dores de crescimento na vossa empresa – Parte II

O vosso negócio está em ebulição. Este sucesso pede uma mudança de escala. Na primeira parte deste artigo, explorámos algumas práticas para antecipar novas necessidades que possam surgir. Vamos continuar a estudar como assentar as bases para um crescimento pensado.

Equilíbrio entre a vida laboral e pessoal

Todos os negócios são feitos pelos seus colaboradores. Honrem quem construiu a força da vossa empresa convosco: invistam na vossa força de trabalho e ganharão a luta de retenção de talento. Os millenials representarão metade da força de trabalho global em 2020, por isso não é tarde para personalizarem os vossos benefícios de acordo com esta geração.

Hoje em dia, muitos colaboradores procuram flexibilidade no local de trabalho e a introdução planeada de trabalho remoto pode diminuir níveis de stress e pode até vir a reduzir rotatividade. No entanto, antes de lançarem estratégias para melhorar o local de trabalho, devem começar com recolher feedback junto dos vossos colaboradores, para compreenderem o que pretendem. Lembrem-se que pessoas felizes são 12% mais produtivas que pessoas medianamente felizes!

O impulso do dinamismo

Uma vontade de responder às necessidades do mercado que vos rodeia foi aquilo que vos levou a criar um negócio de sucesso. Mas um crescimento rápido pode encorajar-vos a escolher a opção mais fácil e a fugir do enquadramento do vosso plano de negócios.

Para contrariarem decisões simplistas, mantenham sempre uma comunicação aberta com os vossos funcionários. As necessidades presentes e futuras estarão asseguradas pelos vossos produtores atuais? Podem renegociar contratos para poupar tempo e dinheiro? A formação dos vossos colaboradores está atualizada? E as suas ferramentas? Nunca deixem de se manter informados e de questionar como podem melhorar. Uma solução de Gestão Sage ajudar-vos-á a aumentar a rentabilidade do vosso trabalho e potenciar a colaboração entre várias equipas na vossa empresa.

 

Gestão de Empresas

Estratégias para evitar dores de crescimento na vossa empresa – Parte I

Entre lançar novos produtos, assegurar acordos e ganhar novos investimentos, fazer crescer uma empresa deixa-vos com as mãos cheias. Devem aceitar este crescimento de braços abertos mas também devem assegurar-vos de que acontece da forma certa. O vosso objetivo deve ser desenvolvimento estratégico.

O tempo das aventuras chegou ao fim

O improviso não é amigo do crescimento de uma empresa. Adotem uma aproximação pensada e com consciência de escala. No caso de surgir uma procura maior pelo vosso produto principal, um aventureiro aceleraria a produção para conseguir cumprir objetivos em menos tempo. Decisões deste tipo podem trazer ganhos a curto prazo. No entanto, como sobreviverá o vosso negócio, sem respeito por protocolos e sem respeito pelos vossos colaboradores?

Assim que surja uma oportunidade para escalar a dimensão das vossas operações, consultem quem vos rodeia sobre as vantagens e desvantagens desta situação. Existem elementos da vossa organização que podem ser melhorados com este crescimento?

Se os objetivos requeridos não são realistas, considerem que acomodações poderiam fazer para aceitar este tipo de encomendas. Software atualizado pode simplificar processos e torná-los mais eficientes. Mais mão de obra pode fortalecer a vossa cadeia de produção, mas considerem se têm as instalações para lhes dar as boas-vindas. Perspetivas de crescimento podem ser o fator chave para uma nova oportunidade de investimento.

A inovação deve ser inteligente

Nem sempre os sinais da expansão possível são fáceis de apanhar. Um cliente descontente pode apresentar uma oportunidade para melhorar relações de vendas. Talvez os vossos funcionários precisem das ferramentas necessárias para dispensarem a intervenção de chefes de equipa em interações difíceis, por exemplo. Não descurem nunca de tentar inovar formas de trabalho e encorajem as vossas equipas a fazê-lo convosco.

Encarem o vosso negócio como um laboratório, em oposição a uma fábrica. Deixem que os vossos colaboradores experienciem um processo de compra, para compreenderem o que pode ser mudado. Assim, podem complementar inovação com uma variedade de perspetivas, que a vão fortalecer.

Na segunda parte deste artigo, vamos continuar a explorar como crescer de uma forma estratégica.

 

Sage Enterprise Management

Mecwide: A engenharia de fazer uma gestão hábil

Arrancaram em 2009, com capital português e sede em Barcelos. Hoje em dia, estão presentes em mais de 30 países. A Mecwide é uma empresa multidisciplinar, com cinco unidades de negócio: assistência técnica; minas e cimentos; sistemas modulares, oil & gas, indústria e energia. Gerindo 200 colaboradores e mais de mil projetos, pretendem ser uma referência no mercado ao nível das soluções de Engineering, Procurement and Construction (EPC).

Cada empresa do grupo Mecwide tinha o seu próprio ERP, sem informação integrada. Com Sage Business Cloud Enterprise Management, ganharam gestão e acompanhamento financeiro dos projetos, de ordens de compra, receções e faturação. Conquistaram também visão da empresa na sua globalidade, que permite mobilidade de trabalho com acesso rápido a toda a sua informação. O rollout da solução Sage para outros projetos internacionais da Mecwide foi destacada pela sua simplicidade de processos e facilidade de utilização.

Carlos Palhares, fundador da Mecwide, e André Pinto, administrador delegado, explicam por que escolherem esta solução para a gestão do seu negócio internacional:

“Antes, tínhamos um ERP para cada empresa, sem informação integrada e hoje a Sage conseguiu colocar toda a nossa estrutura dentro de um único software, integrando as nossas diversas empresas, nas suas diversas geografias e onde temos tudo o que necessitamos para fazer a gestão financeira dos projetos. Para além da facilidade de utilização desta solução, a Sage permitiu-nos mobilidade e o acesso online a toda a informação, em qualquer lugar. Queremos continuar a crescer com o Sage Business Cloud Enterprise Management.”

Conheça as possibilidades que Sage X3 pode trazer ao seu negócio.