Browsing Tag

Inovação

BMS Gestão de Empresas

Novas tendências nas compras online

As compras online ocupam cada vez um espaço maior no consumo, o retalho tradicional não consegue contrariar esta tendência e até certo ponto começou a incorporar na sua estratégia a existência de lojas online como um complemento ao retalho.

Num mercado de mudanças rápidas, podemos detetar 3 tendências importantes que todos os empresários devem acompanhar.

Personalização.

Criar produtos ou serviços personalizados para os clientes é uma das tendências mais importantes. Esta tendência reflete-se em produtos adaptados perfeitamente ao gosto,  tamanho, ou até em edições especiais assinalando momento importantes.

O mobile torna-se a referência.

65% das compras durante a Black Friday foram feitas através do acesso móvel e pensa-se que irá continuar a aumentar. Sites adaptados à experiência móvel e telefones mais evoluídos contribuem para este crescimento imparável. Outra tendência a acompanhar, o Voice Commerce, promete trazer uma revolução com softwares como Siri, Alexa ou Google Now, a possibilitarem compras através de comandos de voz.

Comprar sem deixar a App.

Até há pouco tempo comprar enquanto se estava numa App social era complicado. Acabávamos por ter uma experiência semelhante a quando se passeia numa zona com lojas encerradas, onde olhamos para os produtos em montras, mas as lojas estão encerradas e não podemos comprar.

As aplicações perceberam o problema e evoluíram, Facebook, Instagram ou Pinterest encontraram soluções para que se possa comprar sem necessidade de abandonar a App. O objetivo é sempre incentivar à compra por impulso, não dando tempo aos utilizadores de pensarem longamente sobre a compra.

Software integrado para acompanhar todos os processos.

SageX3 disponibiliza uma vasta gama de funcionalidades integradas, permitindo a integração de aplicações especializadas Sage e de parceiros certificados.

Acompanhem todos os processos da empresa, da compra online ao stock em armazém, da gestão financeira à produção e distribuição.

Cada vez é mais importante conseguir ter uma visão completa da empresa, respondendo aos impulsos de compra dos consumidores e adaptando a resposta da empresa às necessidades do momento.

Contabilidade

Bitcoin: a primeira moeda digital

Um dos temas do momento é sem dúvida a inovação Bitcoin e todas as transformações que promete trazer. Investidores, empreendedores e corretores da bolsa discutem de forma acesa este tema.

Bitcoin, uma das moedas digitais.

Bitcoin são moedas digitais e neste momento existem mais de 800 com a diferença que não são controladas por uma autoridade central, como um banco ou um governo. Criado por especialistas em hardware relacionado com processos de transações pela internet.

Apoiantes desta inovação defendem que se trata de uma opção mais segura para transações pela internet, a tecnologia blockchain regista as transações a nível de cryptomoeda.

Com uma existência de apenas 8 anos, a Bitcoin foi a primeira moeda digital a aparecer e na sua curta existência foi sujeita a várias polémicas mas também reuniu firmes apoiantes.

Alguns dados interessantes sobre Bitcoin.

Ao longo da sua existência , a primeira moeda digital chamou a atenção com diversas polémicas associadas.

Um criador relutante:

Uma investigação jornalista apontou para que o criador fosse Dorian Satoshi Sakamoto, no entanto o próprio sempre negou esta atribuição. Em 2015 um australiano, Craig Wright afirmou ser o criador mas não apresentou qualquer prova que confirmasse este facto. Estima-se que o seu criador tenha cerca de um milhão em Bitcoin adquiridos nos primeiros anos.

 Um acionista inesperado:

Em 2013 o governo dos Estados Unidos era um dos maiores acionistas da moeda. No decorrer de uma operação policial, o FBI encerrou sites por transações ilegais, e o governo dos Estados Unidos acabou por ficar na posse de 140 mil bitcoins.

Segurança abalada:

No inicio de 2014 a Bitcoin sofreu uma enorme perda quando hackers acederam a uma casa de câmbios japonesa e roubaram cerca de 460 milhões. Foi a maior perda até à data e levantou questões sobre a sua segurança.

A inovação como trampolim para o sucesso.

Acompanhar a inovação é fundamental para o sucesso de um projeto, e embora todos os negócios estejam a sofrer transformações, a área da contabilidade foi completamente transformado pelo software.

Com softwares específicos como Sage for Accountants, a Contabilidade é transformada pela automatização dos processos, com um ganho de tempo substancial. Sage for Accountants tem três versões adaptadas às diferentes necessidades das empresas, Sage ContaPlus, Sage 100c Contabilidade e Sage 100c Gestão de Ativos.

 

 

.

BMS Gestão de Empresas

A revolução Blockchain e Bitcoin: conceitos a conhecer

Blockchain e Bitcoin são conceitos que definitivamente entraram no vocabulário, são hoje parte do sistema financeiro global. As criptomoedas e a tecnologia que as fez nascer é revolucionária e mas muitos temem que venham a contribuir para uma maior instabilidade financeira.

A par de contratos inteligentes, e web descentralizada estão a transformar profundamente a sociedade, dando origem mesmo a novas áreas de estudo como a criptoeconomia. Esta tecnologia promete criar uma nova economia, disruptiva para o negócio dos bancos. Até agora desafios da regulação e tecnológicos limitam de momento a aplicação de todas as soluções que T~em por base a blockchain.

Os Bancos necessitam reinventar-se.

Os bancos terão de se adaptar, de encontrar um lugar nesta nova realidade, serviços como os pagamentos ou as transacções serão realizados sem intermediários. Espera-se que o blockchain venha a mudar completamente o mundo dos serviços financeiros, e os bancos deverão focar-se no valor que vai conseguir entregar aos clientes.

O desafio de legislar um algoritmo.

São muitos os desafios que surgem, e um dos mais proeminentes é a regulação, existe uma enorme incerteza sobre o enquadramento regulatório desta nova tecnologia. Questões sobre quem tem a responsabilidade pelo funcionamento do livro-razão, proteção de dados pessoais, ou sobre quem irá validar se a informação blockchain é correta Existem outras preocupações jurídicas, como a partilha de informação entre os vários intervenientes do mercado afeta a livre concorrência. Para nenhuma destas questões existem ainda respostas.

Transferências de capital.

As transferências de capital entre bancos em diferentes países processam-se com tecnologia obsoleta, com a tecnologia blockchain os custos de transferencia diminuem e aumentam as transacções contínuas. A nova tecnologia também limita os erros, uma vez que são confirmados na própria rede. Os grandes fundos estão a travar investimentos em criptomoedas devido à forma como as palavras-chave são guardadas, num sistema inseguro e enquanto não existirem soluções para estas questão a parte mais conservadora da economia será um travão à inovação.

Partilha de informação e interação.

Uma das grandes vantagens da blockchain é permitir a partilha de informação e a Hyperledger convida vários intervenientes para interagirem no sentido de encontrarem novas soluções. A Hyperledger é uma comunidade de software aberta e colaborativa, que tem como objectivo desenvolver tecnologias de blockchain para várias unidades de negócio, com cerca de  60 projectos abertos.

Acompanhar a inovação é essencial para conseguir manter a empresa numa posição de liderança, com Sage X3 algumas das mais bem sucedidas empresas portuguesas encontraram um software que lhes permitiu progredir. Escolher o Sage X3 significa apostar na solução de gestão empresarial da próxima geração para acelerar o crescimento da sua empresa e gerir uma organização ágil. Não perca o comboio do futuro!

 

 

 

 

BMS Gestão de Empresas

3 Teóricos que todos os empresários devem conhecer

Gerir uma empresa é uma tarefa prática mas possuir algum conhecimento teórico sobre economia e gestão é útil e pode inspirar novas ideias. Para tal devemos estar atentos aos novos pensadores que surgem na área, e neste artigo vamos sugerir alguns nomes que recomendamos que conheçam.

Inovar, mesmo quando não parece possível.

Apelidado de “design-thinking expert”, Roger Martin foi conselheiro estratégico e reitor da Universidade de Toronto. Celebrizou-se com o livro “Creating Great Choices: A Leader’s Guide to Integrative Thinking” no qual defende que quando estamos perante uma escolha difícil, ou mesmo inaceitável, não somos obrigados a fazer uma opção entre as disponíveis. Ou seja, com acesso a informação, podemos com os modelos conhecidos criar uma resposta superior, que não estava disponível nas opções.

Este autor também se demonstrou bastante critico sobre o Capitalismo após a crise de 2008, afirmando que o continuo alargamento da desigualdade econômica é insustentável a longo prazo, e estabelecendo uma relação entre o que acontece nas empresas e as implicações sociais.

Blockchain e o mundo de possibilidades que se abre.

Don Tapscott é um especialista em blockchain e autor de mais de 15 livros de gestão. É co-fundador e presidente do Blockchain Research Institute, responsáveis por aconselhar empresas e governos sobre a melhor forma de aproveitar a nova tecnologia de blockchain. O seu último livro intitula-se “Blockchain Revolution”. Em Portugal apenas está traduzido um livro de Don Tapscott “Wikinomics, a Nova Economia das Multidões Inteligentes”.

Compreender as condições para o sucesso de ideias inovadoras.

Professor na Harvard Business School, Clayton Christensen é um dos mais influentes pensadores, o seu livro ” The Innovator’s Dilemma”, foca-se nas inovações disruptivas, de como as empresas maiores são suplantadas por startups que não têm uma base alargada de clientes.

O seu último livro “Competing Against Luck,” foca-se em como o sucesso da inovação depende de existir uma necessidade e é necessário uma profunda compreensão da área da empresa, do porquê na origem dos clientes terem procurado a empresa. Em Portugal estão traduzidos dois livros deste autor, “Gestão Pessoal, 10 Artigos Essenciais” e “Como Avalia a Sua Vida”.

Tal como é imprescindível estar atento a às novas ideias, é igualmente importante estar atento às inovações a nível de software.  O software de ERP, Sage 100c  está disponível em desktop e SaaS é a solução ideal para pequenas e médias empresas com necessidade de automatização de processos de negócios das várias áreas e com necessidade de ter uma visão transversal de toda a empresa.  Preparem o vosso negócio, ganhando conhecimento das ideias mais inovadoras e marcantes, e com o apoio dos softwares mais avançados e adaptados às vossas empresas.

 

 

Faturação

Inovação em pequenas empresas: 3 erros a evitar

A inovação é cada vez mais um elemento fundamental para que as empresas sejam bem sucedidas, criar um produto ou serviço que se destaque  no mercado e que atraia clientes.

A inovação pode tomar várias formas, desde um pequeno ajuste no processo, na abordagem do cliente ou a criação de um produto novo e único. Esse conceito torna-se ainda mais relevante quando falamos de pequenas empresas, que necessitam de encontrar formas para se diferenciar. Inovar faz sentido dentro de empresas que já estão implantadas, com uma base sólida, de outra forma a inovação não irá contribuir para um crescimento real.

Vamos falar de 3 erros comuns nas tentativas de inovação por pequenas empresas e que impedem a evolução do negócio.

Aguardar pelo momento certo.

Muitos gestores devotam esforços para implementar a inovação em pequenas empresas, mas acreditam que existe um momento certo para concretizar os seus planos. Existem períodos em que testar ideias novas é arriscado, períodos de crise ou em que a rentabilidade da empresa está ameaçada e uma mudança pode alienar clientes.

Não existem momentos perfeitos para arriscar, quase sempre existem discrepâncias entre os fatores internos e externos. Se os riscos forem menores, ou remediáveis, talvez seja a melhor hora para inovar.

Imitar as empresas grandes.

Procurar realizar o trabalho mais profissional possível,  transmitindo seriedade e aumentando a rentabilidade do negócio é importante,  mas existem limites para o que uma pequena empresa pode fazer. Os seus recursos são menores que os de uma multinacional e a busca pela inovação também implica investimento.

Frequentemente, as melhores ideias são as mais óbvias. Tenham em mente que inovar pode ter mais a ver com criar algo novo com menos, não com adicionar mais elementos ao processo.

Falsas inovações.

Por vezes as empresas pensam que para criar algo não é necessário entender o que já foi feito naquela área de mercado. É essencial conhecer bem o contexto, detetar problemas e perceber que necessidades existem onde é necessário inovar.

A inovação requer tempo, contar com um software eficiente permite uma gestão do dia à dia melhorada. Um software como Sage 50c permite resolver os problemas de faturação, com acesso móvel a partir de qualquer lugar, poupando tempo para a inovação.

Evitar estes 3 erros comuns, estruturar bem o empreendimento, poupar tempo com um software de confiança, são alguns passos necessários para que possam investir na inovação e alcançar o sucesso.